Área Científica: Ciências da Educação
Requisitos de admissão:
Os/as candidatos/as deverão possuir como requisitos obrigatórios:
Fatores preferenciais:
Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação), na sua redação atual dada pelo DL nº123/2019, Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (Regulamento n.º 950/2019 de 16 de dezembro) e do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade Lusófona.
Local de exercício da atividade: As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona, sob a orientação científica da Doutora Teresa Teixeira Lopo (Coordenadora Científica do projeto).
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses com início previsto em 06 de fevereiro de 2023.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1144,64 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.
A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária.
O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.
Métodos de seleção: A seleção dos/das candidatos/as será efetuada por um júri constituído pelas investigadoras do projeto: Doutora Teresa Teixeira Lopo, Doutora Maria Neves Gonçalves e Doutora Inês Vieira A seleção das candidaturas far-se-á pela aplicação dos métodos da avaliação curricular e da entrevista, considerando:O júri reserva-se o direito de não atribuir a Bolsa se a qualidade das candidaturas for inferior à pretendida.
Forma de publicitação/notificação dos resultados:Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de projeto de lista ordenada, afixada em local visível e público do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e publicitada na página eletrónica do CeiED.
Os/as candidatos/as podem reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da afixação/publicitação da lista de classificação final.
O/a candidato/a aprovado/a será notificado/a através de correio eletrónico.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:O concurso encontra-se aberto no período de 03/01/2023 a 18/01/2023.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, acompanhadas do envio dos seguintes documentos:
As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico, com a indicação no assunto do e-mail da referência do concurso Refª BI_Mestre/ILIND/F+/EI/03/2022/RePeME para o seguinte endereço: maria.leal@ulusofona.pt
O Edital publicado no Portal EURAXESS pode ser consultado aquiO objetivo da Semana da Ciência e da Tecnologia é dar a conhecer os cientistas portugueses, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento, promoção da cultura científica, progresso e bem-estar da sociedade.
Entre as várias ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência, em todo o país, o OP.Edu na sua atividade de partilha de conhecimento sobre as políticas e as práticas de educação e formação com o público em geral, associa-se a essa Semana com a promoção de um Colóquio online, que se realizou no dia 24 de novembro de 2022, dia Nacional da Cultura Científica, com participação livre e subordinado ao tema Sistema educativo e o cumprimento de Abril: contributos para mitigar desigualdades socioeducativas.
Realiza-se no próximo dia 24 de novembro, às 18H00, o segundo Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema Sistema educativo e o cumprimento de Abril: contributos para mitigar desigualdades socioeducativas.
“Abril foi um sonho e segue sendo um projeto de justiça social. Um sistema educativo que seja eficaz na mitigação de desigualdades socioeconómicas é um pilar fundamental desse projeto”
Neste Colóquio, o OP.Edu convida os investigadores Gil Nata, Tiago Neves, Hélder Ferraz e Andreia Correia do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto que, partindo de investigações e resultados sobre questões da (in)justiça socioeducativa que realizam há vários anos, discutirão num Colóquio aberto ao público, soluções concretas para tornar o nosso sistema educativo mais justo e equitativo. Em concreto, focar-se-ão nas questões da inflação de notas e do acesso ao ensino superior, da política de educação compensatória portuguesa (TEIP) e do encaminhamento para vias profissionais, e nas consequências para a equidade de diferentes instrumentos de monitorização e responsabilização do sistema educativo. Desta forma estarão, nas suas palavras, a “dar o nosso (pequeno) contributo para ajudar a cumprir Abril”
O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e do investigador Rui Gomes (OP.Edu-CES), que terá a cargo a Moderação do debate.
O evento, organizado pelo OP.Edu com a colaboração do Colégio Doutoral Ciência Cidadã – CeiED (CDCC), será realizado e transmitido online.
Link de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95069817147?pwd=VzdNOENzc1A0TnBxY1d6d3NaZnR2Zz09 Meeting ID: 950 6981 7147A participação no Colóquio é livre, mas com inscrição prévia em: https://forms.gle/r2VssSuMAwaqbd758
Com a realização deste Colóquio no dia 24 de novembro, na prossecução da sua missão de divulgação e partilha do conhecimento científico, o OP.Edu associa-se à celebração do Dia Nacional da Cultura Científica criado em homenagem ao professor, divulgador científico e investigador Rómulo de Carvalho.
Chamada de artigos para o dossiê temático Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e(re)produção de sentidos na investigação em educação da Revista Lusófona de Educação.
Esta proposta de dossier temático visa a receção de contribuições que problematizem (a lista não é exaustiva):
Línguas de submissão dos textos: português, francês, inglês e castelhano.
Datas importantes: Submissão: até 30 de novembro de 2022; Avaliação: até 28 de fevereiro de 2023; Publicação: durante o primeiro semestre de 2023.
Informações detalhadas sobre esta chamada podem ser consultadas aqui
A RLE está indexada na SCOPUS. H index 10, Q3, IF ( 0,215 ).