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Chamada de Artigos | Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e (re)produção de sentidos na investigação em educação

 

Chamada de artigos para o dossiê temático Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e(re)produção de sentidos na investigação em educação da Revista Lusófona de Educação.

Esta proposta de dossier temático visa a receção de contribuições que problematizem (a lista não é exaustiva):

  1. O funcionamento discursivo e os mecanismos de construção da autoridade nos discursos institucionais sobre a Escola e/ou os sistemas educativos;
  2. A receção dos discursos institucionais de autoridade pela comunidade científica das ciências da educação e os efeitos produzidos no discurso da investigação em educação;
  3. O contradiscurso sobre a Escola e/ou os sistemas educativos, o seu funcionamento discursivo e os seus limites;
  4. Casos e contextos específicos de utilização ou de discussão de discursos de autoridade na educação;
  5. Representações, figuras, agentes, tipos de textos suscetíveis de gerar discursos de autoridade na educação;
  6. A contribuição dos investigadores em educação para as diferentes formas de discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: relatórios de organizações internacionais ou nacionais, currículos, avaliações escolares, prescrições profissionais, livros didáticos, formação de professores, etc.;
  7. Os posicionamentos e a circulação dos atores da educação (investigadores, peritos, políticos, dirigentes, professores, formadores, ativistas, etc.) nos lugares de elaboração dos discursos de autoridade sobre a Escola e o questionamento das suas fronteiras.
Editores convidados: Luís Manuel Bernardo (CHAM, Universidade Nova de Lisboa, Portugal), Daniel Bart (Théodile-CIREL, Université de Lille, França) e Teresa Teixeira Lopo (CeiED-OP.Edu, Universidade Lusófona, Portugal).

Línguas de submissão dos textos: português, francês, inglês e castelhano.

Datas importantes: Submissão: até 30 de novembro de 2022; Avaliação:  até 28 de fevereiro de 2023; Publicação: durante o primeiro semestre de 2023.

Informações detalhadas sobre esta chamada podem ser consultadas aqui

A RLE está indexada na SCOPUS. H index 10, Q3, IF ( 0,215 ).

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