Realiza-se, no próximo dia 7 de março de 2024 (quinta-feira), o Seminário Avaliação e didática. Situação e perspetivas. O evento é organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a Secção Autónoma de Educação e Formação Geral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, contando com a parceria do Centro de Formação de Escolas António Sérgio.
Tomando como ponto de partida a recente publicação pela Peter Lang do livro Évaluation et didactique : un dialogue critique, de Daniel Bart, este Seminário visa abrir um espaço de análise e debate sobre questões relacionadas com o estatuto epistemológico de uma disciplina de avaliação, e sobre o seu caráter mais científico, mais prático ou mais político, e as suas relações com a didática.
Serão apresentadas experiências – tanto em França como em Portugal – de cruzamento interdisciplinar e analisados os desafios didáticos da avaliação de competências. Por outro lado, considerando que a didática e a avaliação dos conhecimentos dos/as alunos/as nem sempre são consideradas de forma harmoniosa, com implicações diretas nas relações entre ambas, serão problematizadas algumas destas relações, nomeadamente, perspetivas que são socialmente partilhadas, a forma como os/as professores/as se apropriam da relação entre ambas e diferentes visões que a avaliação pode assumir face à didática.
PROGRAMA
PAINEL 1 –15h00 – 17h15
Avaliação e didática: um diálogo crítico
Portugal e França: diálogos, cruzamentos e experiências interdisciplinares de ensino e de aprendizagem
PAINEL 2 – 17h30 -19h00
Desafios didáticos da avaliação de conhecimentos e competênciasModeração: Maria Neves Gonçalves | Escola Superior de Educação do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia, CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Revista Lusófona de Educação
Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio (CFEAS), este evento encontra-se certificado como ACD ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. O evento é gratuito para os docentes, mas de inscrição obrigatória neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/ Caso nunca tenha realizado formação com o CFEAS, comece por fazer um novo registo.
Link para acesso online ao Seminário aqui Meeting ID: 954 3647 9698 Password: 640040
Para esclarecimentos e dúvidas sobre o Seminário e acesso à plataforma Zoom contacte: geral@opedu.pt
Organização
Parceiro
Realiza-se, no próximo dia 11 de janeiro de 2024 (quinta-feira), em modalidade online, o Seminário PISA 2022. Discursos, verdade dos números e mudanças pós-pandemia na educação, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a Secção Autónoma de Educação e Formação Geral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
PROGRAMA
Um mês depois da divulgação pela OCDE- Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico dos resultados da última edição do PISA – Programme for International Student Assessment, o Seminário visa abrir um espaço de partilha e debate informado sobre a regulação das políticas educativas por meio dos designados International Large-Scale Assessments (ILSAs), de que o PISA é o mais icónico representante.
Principais temas de discussão: os números do PISA 2022 e as mudanças pós-pandemia na educação; a relação entre a participação de Portugal no PISA e a melhoria dos seus níveis de equidade; os discursos do PISA e as limitações conceptuais e metodológicas que o Programa tem colocado à investigação em educação.
PAINEL 1 – 15h00-16h45
Helena Hinke Dobrochinski Cândido – Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Helsínquia, Helsinki Inequality Initiative | As implicações políticas do PISA sob o ângulo da educação comparada
Gil Nata e Tiago Neves – CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto | Equidade e a sua relação com o PISA
Daniel Bart – Universidade de Lille, CIREL – Centre Interuniversitaire de Recherche en Education de Lille | Le discours du PISA : quelques limites pour la recherche en éducation/O discurso do PISA: alguns limites para a investigação em educação
PAINEL 2 – 17h00-19h00
Teresa Teixeira Lopo – Universidade Lusófona, OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação | Os números do PISA 2022 e as mudanças pós-pandemia no ensino básico: primeiros resultados de um inquérito nacional a professores e dirigentes escolares
António Teodoro – Universidade Lusófona, CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento | As fontes teóricas da abordagem da OCDE. Limitações e importância de uma alternativa humanista
Luís Manuel A. V. Bernardo – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Secção Autónoma de Educação e Formação Geral | Prescrever para quantificar: o PISA e as oito competências para o século XXI
Moderação: Raquel Pereira Henriques – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Secção Autónoma de Educação e Formação Geral
Link para acesso online ao Seminário aqui Meeting ID: 919 1544 6157 Password: 770227
Para esclarecimentos e dúvidas contacte: geral@opedu.pt
Organização
Parceiro
Realiza-se no próximo dia 23 de janeiro, às 18H00 (hora de Portugal), o terceiro Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade.
A inclusão é um princípio abrangente e complexo e, como tal, deve ser objeto de reflexão e norteador das políticas e das práticas educativas. Assumindo este pressuposto, o OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação convida as investigadoras Alice Ribeiro (responsável pelo Núcleo de Apoio à Inclusão, Universidade do Porto, Portugal), Cássia Sofiato (Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil), e o investigador Joaquim Melro (Diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio e investigador da Universidade de Lisboa, Portugal), que refletirão e discutirão neste Colóquio online aberto ao público, a complexidade epistemológica, educativa e cultural que tem configurado os princípios e as práticas da educação inclusiva.
O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e da investigadora Isabel Sanches (CeiED e ESEL-IPLUSO), que terá a cargo a Moderação do debate.O evento, organizado pelo OP.Edu com a colaboração da Escola Superior de Educação do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia, será realizado e transmitido online. Link de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98469945254
Em parceria com o Centro de Formação de escolas António Sérgio, o Colóquio encontra-se certificado para os participantes de Portugal como Ação de Formação de Curta Duração (ACD, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio), para efeitos de progressão da carreira docente de educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e docentes de educação especial.Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se obrigatoriamente neste link: https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/ Inscrições encerradas
Realizou-se no dia 23 de setembro de 2022, a I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate aberta a uma audiência presencial e online e que reuniu mais de 200 participantes.
A Conferência permitiu a discussão qualificada e a reflexão em torno de vários temas, contrastando realidades e perspetivas, incluindo o acesso à profissão, os planos de estudo, e a iniciação à prática profissional de educadores/as de infância e professores/as.
A Conferência contou, na sua Sessão de Abertura, com intervenções do Reitor da Universidade Lusófona, Mário Caneva Moutinho, e de Teresa Teixeira Lopo e Ana Maria Seixas (CES), codiretoras do OP.Edu.
Seguiram-se as intervenções, desdobradas em vários Painéis, de António Teodoro, Diretor do CeiED e do Instituto de Educação da Universidade Lusófona, Assunção Flores, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Carlos Ceia, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Dalila Lino, da Escola Superior de Educação do IPL – Politécnico de Lisboa, Ernesto Candeias Martins, da Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Castelo Branco, Joaquim Escola, da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Maria João Cardona, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Maria João Mogarro, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Vítor Duarte Teodoro, do Instituto da Educação da Universidade Lusófona.
No evento participaram, ainda, Sílvia Berény, da OSMOPE – Organização Social do Movimento das Pontes Educativas, Elizabete Eufémia, da Associação Tempos Brilhantes e Conceição Ramos, da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, bem como, as ex-alunas Ana Lima e Leonor Teixeira da Rocha do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e de Viviana Rodrigues do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade Lusófona, que relataram as suas experiências recentes de transição e entrada na profissão docente.
As apresentações contaram com a moderação experiente dos investigadores do CeiED e do OP.Edu Ana Paula Gomes, Arlinda Cabral, Clara Craveiro, Constança Vasconcelos, Inês Vieira, Isabel Sanches, João Filipe Matos, João Gouveia, Maria Neves Gonçalves e Nuno Mantas.
Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, esta conferência foi certificada como Ação de Formação de Curta Duração (ACD), ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente de educadores/as de infância, docentes do ensino básico e secundário, e de educação especial.
A proposta apresentada por António Teodoro no encerramento dos trabalhos – Um novo contrato social para a formação inicial de professores – será disponibilizada brevemente para consulta pública de todos/as os interessados/as.
A I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate, organizada pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, a ESEL – Escola Superior de Educação da Lusofonia do IPLUSO e o IE – Instituto de Educação da Universidade Lusófona, realiza-se no dia 23 de setembro de 2022, no Auditório José Araújo da Universidade Lusófona, em Lisboa.
A participação é livre, mas sujeita à disponibilidade de lugares e com inscrição obrigatória para: https://forms.gle/5LuakAKP7v2ud5yh6 A lotação do Auditório está, neste momento, esgotada. As inscrições recebidas e que ainda não foram confirmadas pela Comissão Organizadora encontram-se em lista de espera e a ser geridas em função das desistências que eventualmente ocorram. Todos os participantes em lista de espera receberão uma informação final sobre o estado da sua inscrição até ao próximo dia 21 de setembro.
Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio) para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. Alertamos que a certificação exige a presença na totalidade das horas previstas da formação (síncronas e/ou assíncronas), bem como a participação/realização na/da totalidade das atividades previstas.
Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/Programa
09:00 | Receção dos/as participantes09:30 | Sessão de abertura
Mário Caneva Moutinho – Reitor da Universidade Lusófona
Teresa Teixeira Lopo – CeiED/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação
Ana Maria Seixas – CES/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação
10:30 | Painel 1: Acesso à profissão de educador/a de infância e de professor/a
Carlos Ceia – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de LisboaMaria João Cardona – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
Vítor Duarte Teodoro – Instituto da Educação da Universidade LusófonaModeração: Inês Vieira (OP.Edu, CeiED) e João Filipe Matos (IE–Universidade Lusófona, CeiED)
11:30 | Pausa-café
12:00 | Painel 2: Planos de estudo da formação inicial de educadores/as de infância e professores/as: Limites e mudanças necessárias
Joaquim Escola – Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Assunção Flores – Instituto de Educação da Universidade do Minho
Moderação: Clara Craveiro (OP.Edu, CeiED, ESEPF) e Constança Vasconcelos (IE–Universidade Lusófona)
13:00 | Pausa-almoço
14:30 | Painel 3: Iniciação à prática profissional / Prática de ensino supervisionada: O papel das instituições, dos/as educadores/as de infância e dos/as professores/as cooperantes de estágio
Sílvia Berény – OSMOPE – Organização Social do Movimento das Pontes Educativas
Elizabete Eufémia – Associação Tempos Brilhantes
Conceição Ramos – Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
Moderação: Ana Paula Gomes ( OP.Edu, CeiED, ESEPF) e Nuno Mantas (Agrupamento de Escolas da Boa Água)
15:30 | Pausa-café
16:00 | Painel 4: O choque com a realidade profissional: Experiências de educadores/as de infância e professores/as recém-formados/as
Ana Lima – ex-aluna de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico
Leonor Teixeira da Rocha – ex-aluna de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico
Viviana Rodrigues – ex-aluna de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Moderação: Isabel Sanches (Escola Superior de Educação do IPLUSO, CeiED) e João Gouveia (OP.Edu, CeiED, ESEPF)
17:00 | Painel 5: Formação inicial de educadores/as de infância e de professores/as: Questões críticas e oportunidades
Dalila Lino – Escola Superior de Educação do IPL – Politécnico de Lisboa
Ernesto Candeias Martins – Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Castelo Branco
Maria João Mogarro – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Moderação: Maria Neves Gonçalves (Escola Superior de Educação do IPLUSO, CeiED) e Arlinda Cabral (IE–Universidade Lusófona, CeiED)
18:00 | Síntese dos trabalhos
Inês Vieira – CeiED/Observatório das Políticas de Educação e Formação
18:15 | Encerramento: Um novo contrato social para a formação inicial de professores/as e de educadores/as de infância
António Teodoro – Instituto de Educação da Universidade Lusófona
Para esclarecimentos e dúvidas contacte: geral@opedu.pt
Coordenação da Comissão Organizadora: Clara Craveiro (OP. Edu, CeiED, ESEPF), Inês Vieira (OP. Edu – Equipa Permanente, CeiED), José Viegas Brás (IE-Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO, CeiED), Maria Neves Gonçalves (ESEL-IPLUSO, CeiED) e Teresa Teixeira Lopo (OP. Edu – Direção, CeiED).
Parceiro