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Formação Acreditada

Seminário avaliação e didática. Situação e perspetivas | 7 de março de 2024

   

Realiza-se, no próximo dia 7 de março de 2024 (quinta-feira), o Seminário Avaliação e didática. Situação e perspetivas. O evento é organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a Secção Autónoma de Educação e Formação Geral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, contando com a parceria do Centro de Formação de Escolas António Sérgio.

Tomando como ponto de partida a recente publicação pela Peter Lang do livro Évaluation et didactique : un dialogue critique, de Daniel Bart, este Seminário visa abrir um espaço de análise e debate sobre questões relacionadas com o estatuto epistemológico de uma disciplina de avaliação, e sobre o seu caráter mais científico, mais prático ou mais político, e as suas relações com a didática.

Serão apresentadas experiências –  tanto em França como em Portugal – de cruzamento interdisciplinar  e analisados os desafios didáticos da avaliação de competências. Por outro lado, considerando que a didática e a avaliação dos conhecimentos dos/as alunos/as nem sempre são consideradas de forma harmoniosa, com implicações diretas nas relações entre ambas, serão problematizadas algumas destas relações, nomeadamente, perspetivas que são socialmente partilhadas, a forma como os/as professores/as se apropriam da relação entre ambas e diferentes visões que a avaliação pode assumir face à didática.

 

PROGRAMA

PAINEL 1 –15h00 – 17h15

Avaliação e didática: um diálogo crítico

  • Luís Manuel A. V. Bernardo | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Secção Autónoma de Educação e Formação Geral
  • Daniel Bart | Universidade de Lille, CIREL – Centre interuniversitaire de recherche en éducation de Lille
  • Teresa Teixeira Lopo | Universidade Lusófona, OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação

Portugal e França: diálogos, cruzamentos e experiências interdisciplinares de ensino e de aprendizagem

  • Christina Dechamps | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
  • Catherine Mendonça Dias | Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, Departamento de Didática do Francês como Língua Estrangeira
  • Luca Agostino | Ministério francês da Educação Nacional e da Juventude, Inspetor Pedagógico para a área da Matemática
  • Pascal Sanchez | Embaixada de França em Portugal, Adido para a Cooperação Linguística e Educativa

PAINEL 2 – 17h30 -19h00

Desafios didáticos da avaliação de conhecimentos e competências
  • António Domingos | Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
  • Helena Rocha | Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
  • Alexandra Rodrigues | Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Moderação: Maria Neves Gonçalves | Escola Superior de Educação do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia, CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Revista Lusófona de Educação

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio (CFEAS), este evento encontra-se certificado como ACD ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. O evento é gratuito para os docentes, mas de inscrição obrigatória neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/ Caso nunca tenha realizado formação com o CFEAS, comece por fazer um novo registo.

Link para acesso online ao Seminário  aqui   Meeting ID: 954 3647 9698   Password: 640040

Para esclarecimentos e dúvidas sobre o Seminário e acesso à plataforma Zoom contacte: geral@opedu.pt

 

Organização

 

Parceiro

 

PISA 2022. Discursos, verdade dos números e mudanças pós-pandemia na educação | 11 de janeiro de 2024 | Online

Realiza-se, no próximo dia 11 de janeiro de 2024 (quinta-feira), em modalidade online, o Seminário PISA 2022. Discursos, verdade dos números e mudanças pós-pandemia na educação, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a Secção Autónoma de Educação e Formação Geral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

PROGRAMA

Um mês depois da divulgação pela OCDE- Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico dos resultados da última edição do PISA – Programme for International Student Assessment, o Seminário visa abrir um espaço de partilha e debate informado sobre a regulação das políticas educativas por meio dos designados International Large-Scale Assessments (ILSAs), de que o PISA é o mais icónico representante.

Principais temas de discussão: os números do PISA 2022 e as mudanças pós-pandemia na educação; a relação entre a participação de Portugal no PISA e a melhoria dos seus níveis de equidade; os discursos do PISA e as limitações conceptuais e metodológicas que o Programa tem colocado à investigação em educação.

PAINEL 1 – 15h00-16h45

Helena Hinke Dobrochinski Cândido – Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Helsínquia, Helsinki Inequality Initiative | As implicações políticas do PISA sob o ângulo da educação comparada

Gil Nata e Tiago Neves – CIIE –  Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto | Equidade e a sua relação com o PISA

Daniel Bart – Universidade de Lille, CIREL – Centre Interuniversitaire de Recherche en Education de Lille | Le discours du PISA : quelques limites pour la recherche en éducation/O discurso do PISA: alguns limites para a investigação em educação

PAINEL 2 – 17h00-19h00

Teresa Teixeira Lopo – Universidade Lusófona, OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação | Os números do PISA 2022 e as mudanças pós-pandemia no ensino básico: primeiros resultados de um inquérito nacional a professores e dirigentes escolares

António Teodoro – Universidade Lusófona, CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento | As fontes teóricas da abordagem da OCDE. Limitações e importância de uma alternativa humanista

Luís Manuel A. V. Bernardo – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Secção Autónoma de Educação e Formação Geral | Prescrever para quantificar: o PISA e as oito competências para o século XXI

Moderação: Raquel Pereira Henriques – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Secção Autónoma de Educação e Formação Geral

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. Os/as  interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se obrigatoriamente neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/
 

Link para acesso online ao Seminário  aqui   Meeting ID: 919 1544 6157  Password: 770227

Para esclarecimentos e dúvidas contacte: geral@opedu.pt

     

Organização

 

 

Parceiro

INSCRIÇÕES ENCERRADAS | Ciclo de Colóquios 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro | A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade | 23 de janeiro – ONLINE – 18H00

 

Realiza-se no próximo dia 23 de janeiro, às 18H00 (hora de Portugal), o terceiro Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade.

A inclusão é um princípio abrangente e complexo e, como tal, deve ser objeto de reflexão e norteador das políticas e das práticas educativas. Assumindo este pressuposto, o OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação  convida as investigadoras Alice Ribeiro (responsável pelo Núcleo de Apoio à Inclusão, Universidade do Porto, Portugal), Cássia Sofiato (Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,  Brasil), e o investigador Joaquim Melro (Diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio e investigador da Universidade de Lisboa, Portugal), que refletirão e discutirão neste Colóquio online aberto ao público, a complexidade epistemológica, educativa e cultural que tem configurado os princípios e as práticas da educação inclusiva.

O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e da investigadora Isabel Sanches (CeiED e ESEL-IPLUSO), que terá a cargo a Moderação do debate.

O evento, organizado pelo OP.Edu com a colaboração da Escola Superior de Educação do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia,  será realizado e transmitido online. Link de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98469945254

Em parceria com o Centro de Formação de escolas António Sérgio, o Colóquio encontra-se certificado para os participantes de Portugal como Ação de Formação de Curta Duração (ACD, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio), para efeitos de progressão da carreira docente de educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e docentes de educação especial.

Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se obrigatoriamente neste link: https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/ Inscrições encerradas

I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate  acreditada como ação de formação de curta duração

 

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, a I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate,  encontra-se certificada, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio) para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial.

Alertamos que a certificação exige a presença na totalidade das horas previstas da formação (síncronas e/ou assíncronas), bem como a participação/realização na/da totalidade das atividades previstas.

Os/as  interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se neste link:https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/