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Projeto de investigação RePeME premiado na 3.ª edição do Concurso Excelência na Investigação

O projeto E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal (RePeME) alcançou o 3.º lugar, e financiamento para o desenvolvimento das suas atividades, no Concurso Excelência na Investigação – Programa FAZER + de Apoio à Ciência e Inovação, tendo o Júri destacado a sua pertinência, carácter interdisciplinar e qualidade científica.

O projeto RePeME visa contribuir para a construção de conhecimento atual e rigoroso sobre as mudanças pós-pandemia introduzidas nas escolas portuguesas do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico e desenvolver-se-á em torno de três grandes eixos:

  1. compreensão das estratégias de mitigação das desigualdades escolares em contexto pós-pandémico, através das suas projeções na reflexão sobre as práticas institucionais e pedagógicas;
  2. identificação e análise de oportunidades de desenvolvimento profissional dos/as professores/as e das condições necessárias para garantir o seu bem-estar e saúde mental;
  3.  identificação e análise das medidas e ações implementadas de recuperação e/ou consolidação das aprendizagens, de acompanhamento dos alunos/as – incluindo medidas e ações de prevenção de risco de desistência e de abandono escolar -, e de avaliação dos seus resultados.
Como fatores de inovação relevantes do projeto, destacam-se a construção de um Barómetro para recolha de dados que permita a monitorização, regular e à escala nacional, das transformações pós-pandemia nas escolas portuguesas do ensino básico, e a sua orientação para a consolidação do trabalho cooperativo e interdisciplinar, respaldada nas competências da equipa de investigação em políticas públicas, análise e intervenção em educação, sociologia da educação, comunicação e tecnologia, e saúde e psicologia.

Um coletivo que será reforçado com a participação de estudantes dos Doutoramentos em Educação e em Ciências da Comunicação e que integra as investigadoras Ana António (ESEL-IPLUSO, CeiED-OP.Edu), Conceição Costa (Universidade Lusófona, CICANT), Inês Vieira (Universidade Lusófona, CeiED-OP.Edu), Maria Neves Gonçalves (ESEL-IPLUSO, CeiED) e Teresa Teixeira Lopo (Investigadora Responsável; CeiED-Op.Edu). bem como, os investigadores José Viegas Brás (Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO, CeiED) e Paulo Sargento (ERISA-IPLUSO, CEAD, NICiTeS) e, ainda, os consultores Daniel Bart (Universidade de Lille, CIREL) e Filippo Pirone (Universidade de Paris-Est Créteil, LIPHA).

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