PROGRAMA
DIA 29 DE ABRIL, SEGUNDA-FEIRA
10.00: Receção dos participantes
11.00: Sessão de Abertura
António Teodoro, Diretor do CeiED, Universidade Lusófona
Carla Vilhena, Presidente do HISTEDUP, Universidade do Algarve
José Bragança Miranda, Reitor da Universidade Lusófona
11.30: Conferência de Abertura | Francisco Bairrão Ruivo, Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa
13.00: Pausa-almoço
14.30: Mesa Redonda 1 | ‘As escolas saem às ruas e a rua vai às escolas’. Roteiro de inovações pedagógicas
Raquel Pereira Henriques, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Luís Mota, Escola Superior de Educação, Politécnico de Coimbra
António Gomes Ferreira, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
Carla Vilhena, Universidade do Algarve
Joaquim Pintassilgo, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Moderador: Justino Magalhães, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
16.00: Pausa-café
16.30: Mesa Redonda 2 | O poder aos professores e às escolas: sindicalismo, gestão democrática e identidades docentes
António Teodoro, Universidade Lusófona
Licínio C. Lima, Universidade do Minho
Amélia Lopes, Universidade do Porto
Moderadora: Ana Patrícia Almeida, Universidade Aberta
DIA 30 DE ABRIL, TERÇA-FEIRA
09.30: Comunicações
11.00: Pausa-café
11.30: Mesa Redonda 3 | Democratização e Cultura Desportiva
José Baeta Sequeira da Silva, Professor de Educação Física
Manuel Brito, Presidente da Autoridade Anti-Dopagem de Portugal
Jorge Proença, Universidade Lusófona
Moderador: José V. Brás, Universidade Lusófona
13.00: Pausa-almoço
14.30: Mesa Redonda 4 | Poder popular e emancipação. A participação dos estudantes nos movimentos de alfabetização
Maria João Mogarro, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Pierre Marie, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
Luísa Tiago Oliveira, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
Moderadora: Teresa Teixeira Lopo, Universidade Lusófona
16.00: Pausa-café
16.30: 50 anos depois, valeu a pena? Uma conversa com o Coronel Vasco Lourenço, Membro da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA) e do Conselho da Revolução. Presidente da Direção da Associação 25 de Abril
Local de realização: Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, Auditório José Araújo. As inscrições podem ser realizadas aqui Informações adicionais sobre o programa podem ser consultadas aqui
O XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e o IV Congresso da AILPcsh (CONAILPcsh), que contam nos seus Comités Científico e Organizador com a participação de investigadores do OP.Edu, realiza-se de 26 a 28 de setembro de 2023 na Uni-CV, na cidade da Praia, Ilha de Santiago, em Cabo Verde.
A AILPcsh – Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa surgiu na sequência de onze Congressos luso-afro-brasileiros de ciências sociais cuja primeira edição remonta a 1990. Com uma periodicidade tendencialmente bianual, os Congressos têm promovido o desenvolvimento de uma relevante comunidade de cientistas sociais e das humanidades de língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Desses Congressos têm resultado variadíssimas colaborações em pesquisas científicas e importantes publicações.
A programação dos Congressos, subordinada ao tema Reinventando a Democracia num Mundo de Inseguranças: Desafios para as Ciências Sociais e Humanas, inclui a realização de conferências, sessões temáticas, mesas redondas, grupos de trabalho, comunicações orais, atividades culturais e reuniões de redes.
A programação completa dos Congressos pode ser consultada aquiO Op.Edu associa-se à organização do Colóquio Nos 50 Anos da Reforma Veiga Simão: a política educativa entre mudanças e continuidades, que se realizará no Auditório José Araújo da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, nos dia 10 e 11 de julho de 2023.
A Reforma Veiga Simão representou um período que colocou a educação no centro dos debates sobre o desenvolvimento e a modernização do País. Mas permitiu também, pelos seus limites e contradições, tornar bem visível para a sociedade portuguesa o completo esgotamento da forma política organizativa do Estado Novo.Apelamos à participação da comunidade científica e do público em geral neste Colóquio, que visa a partilha de conhecimentos e de investigações sobre este período crucial da história de Portugal (e dos países que saíram do colonialismo português).
As inscrições estão abertas e decorrem até ao próximo dia 9 de julho.
Mais informações sobre o programa do Colóquio podem ser consultadas aqui
O Encontro O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação terá lugar no próximo dia 25 de maio, com início às 14h30, no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona.
Para Amílcar Cabral, a educação constituía a “primeira arma” para a liberdade e o desenvolvimento do potencial e das capacidades das crianças, jovens e adultos, por forma a concretizarem projetos de vida dignos, justos e emancipadores. De igual forma, a educação constituía um fator incontornável para o processo de desenvolvimento e de transformação social das condições materiais de vida das sociedades africanas, em resultado dos seus impactos nas dimensões económica, política, histórica, cultural, étnico-linguística e identitária.
Para que seja possível conhecer o pensamento de Amílcar Cabral e a(s) sua(s) influência no campo educativo, em geral, e nas políticas educativas, em particular, torna-se necessário conhecer “a vida e obra”, o “contexto sociocultural e económico-político revolucionário” no qual viveu e que “reflexões e perspetivas futuras” vislumbrava Amílcar Cabral para as sociedades africanas e para todos os Povos que pretendiam se comprometer com a “liberdade de pensamento” e com a “liberdade de ação”.
É neste quadro que a Research and Learning Community (ReLeCo) Núcleo de Estudos Africanos – Educação e Sociedade (ReLeCo NEA-ES), em colaboração com a ReLeCo CEM – Cultura(s), Educação e Memória(s), a ReLeCo Sociomuseologia, a Cátedra UNESCO Educação, Cidadania e Diversidade Cultural e o Observatório das Políticas de Educação e Formação (OP. Edu), organizam o este Encontro, que pretende proporcionar um momento de diálogo, reflexão, análise e apropriação da vida e obra de Amílcar Cabral.
O evento, que se realiza na data que assinala o Dia Mundial de África, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, tem como destinatários investigadores e académicos, professores, estudantes de doutoramento, mestrado e licenciatura, instituições da sociedade civil e movimentos sociais, com interesse nos estudos sobre a educação em África, e todos quantos queiram conhecer “quem foi”, “quem é” e “quem se está a tornar”, no campo epistemológico e científico educativo, Amílcar Cabral e o seu pensamento.
Programa14H30 | Receção dos convidados e dos participantes
15H00 | Sessão de abertura
17H00 | Encerramento dos trabalhos
A participação é gratuita, sujeita à disponibilidade de lugares no Auditório.
Realiza-se no próximo dia 8 de fevereiro, a Mesa Redonda La calidad de la Educación No Formal. El poder educativo de la comunidade. A Qualidade da Educação Não Formal. O papel educativo da comunidade.
Programa
O que escondem estes conceitos?
Encontro com Paulo Freire
A herança de Pierre Furter para a Educação Permanente
A educogenia dos espaços comunitários
O número da Revista de Pedagogia social
Furter para a Wikipédia
O evento, com início às 14H30 (hora de Portugal), decorrerá na Universidade Lusófona, Edifício U (Av. Marechal Craveiro Lopes 2A, em Lisboa), Auditório U.08.
Créditos da imagem do poster: Artem Maltsev Unsplash