• Português
  • English

Eventos

I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate  acreditada como ação de formação de curta duração

 

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, a I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate,  encontra-se certificada, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio) para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial.

Alertamos que a certificação exige a presença na totalidade das horas previstas da formação (síncronas e/ou assíncronas), bem como a participação/realização na/da totalidade das atividades previstas.

Os/as  interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se neste link: https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/
     

23 de setembro de 2022 | Auditório José Araújo | Universidade Lusófona

 

A I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate, organizada pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, a ESEL – Escola Superior de Educação da Lusofonia do IPLUSO e o IE – Instituto de Educação da Universidade Lusófona, realiza-se no dia 23 de setembro de 2022, no Auditório José Araújo da Universidade Lusófona, em Lisboa.

A participação é livre, mas sujeita à disponibilidade de lugares e com inscrição obrigatória para: https://forms.gle/5LuakAKP7v2ud5yh6 A lotação do Auditório está, neste momento, esgotada. As inscrições recebidas e que ainda não foram confirmadas pela Comissão Organizadora encontram-se em lista de espera e a ser geridas em função das desistências que eventualmente ocorram. Todos os participantes em lista de espera receberão uma informação final sobre o estado da sua inscrição até ao próximo dia 21 de setembro.

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio) para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. Alertamos que a certificação exige a presença na totalidade das horas previstas da formação (síncronas e/ou assíncronas), bem como a participação/realização na/da totalidade das atividades previstas.

Os/as  interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/  

Programa 

09:00 | Receção dos/as participantes

09:30 | Sessão de abertura

Mário Caneva Moutinho – Reitor da Universidade Lusófona

Teresa Teixeira Lopo – CeiED/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação

Ana Maria Seixas – CES/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação

 

10:30 | Painel 1: Acesso à profissão de educador/a de infância e de professor/a

Carlos Ceia –  Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Maria João Cardona – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Vítor Duarte Teodoro – Instituto da Educação da Universidade Lusófona

Moderação: Inês Vieira (OP.Edu, CeiED) e  João Filipe Matos (IE–Universidade Lusófona, CeiED)

 

11:30 | Pausa-café

 

12:00 | Painel 2: Planos de estudo da formação inicial de educadores/as de infância e professores/as: Limites e mudanças necessárias

Joaquim Escola – Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Assunção Flores – Instituto de Educação da Universidade do Minho

Moderação: Clara Craveiro (OP.Edu, CeiED, ESEPF) e Constança Vasconcelos (IE–Universidade Lusófona)

 

13:00 | Pausa-almoço

 

14:30 | Painel 3: Iniciação à prática profissional / Prática de ensino supervisionada: O papel das instituições, dos/as educadores/as de infância e dos/as professores/as cooperantes de estágio

Sílvia Berény – OSMOPE – Organização Social do Movimento das Pontes Educativas

Elizabete Eufémia – Associação Tempos Brilhantes

Conceição Ramos  – Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho

Moderação:  Ana Paula Gomes ( OP.Edu, CeiED, ESEPF) e Nuno Mantas (Agrupamento de Escolas da Boa Água)

 

15:30 | Pausa-café

 

16:00 | Painel 4: O choque com a realidade profissional: Experiências de educadores/as de infância e professores/as recém-formados/as

Ana Lima –  ex-aluna de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico

Leonor Teixeira da Rocha – ex-aluna de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico

Viviana Rodrigues – ex-aluna de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Moderação: Isabel Sanches (Escola Superior de Educação do IPLUSO, CeiED) e João Gouveia (OP.Edu, CeiED, ESEPF)

 

17:00 | Painel 5: Formação inicial de educadores/as de infância e de professores/as: Questões críticas e oportunidades

Dalila Lino – Escola Superior de Educação do IPL – Politécnico de Lisboa

Ernesto Candeias Martins – Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Castelo Branco

Maria João Mogarro – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Moderação: Maria Neves Gonçalves (Escola Superior de Educação do IPLUSO, CeiED) e Arlinda Cabral (IE–Universidade Lusófona, CeiED)

 

18:00 | Síntese dos trabalhos

Inês Vieira – CeiED/Observatório das Políticas de Educação e Formação

 

18:15 | Encerramento: Um novo contrato social para a formação inicial de professores/as e de educadores/as de infância

António Teodoro –  Instituto de Educação da Universidade Lusófona

 

Para esclarecimentos e dúvidas contacte: geral@opedu.pt

Coordenação da Comissão Organizadora: Clara Craveiro (OP. Edu, CeiED, ESEPF), Inês Vieira (OP. Edu – Equipa Permanente, CeiED), José Viegas Brás (IE-Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO, CeiED), Maria Neves Gonçalves (ESEL-IPLUSO, CeiED) e Teresa Teixeira Lopo (OP. Edu – Direção, CeiED).

 

Parceiro

 

Seminário de Trabalho Internacional | Cruzar perspetivas de investigação, pensar o futuro

O OP.Edu- Observatório das Políticas de Educação e Formação, realizou no passado dia 26 de maio, um seminário de trabalho internacional, em formato híbrido, subordinado ao tema Escolas e Covid-19: cruzar perspetivas de investigação, pensar o futuro, que contou com a presença de investigadores/as dos centros de investigação LIPHA –  Laboratoire Interdisciplinaire d’Etude du Politique – Hannah Arendt (Universidade de Paris-Est Créteil) e LACES –  Laboratoire Cultures – Éducation – Sociétés (Universidade de Bordéus).

No seminário foram apresentados resultados do projeto L’école au temps du Covid, financiado em França pela Região Nouvelle Aquitaine, por Filippo Pirone, cocoordenador do projeto com Régis Malet (LACES – Universidade de Bordeús) e pela investigadora Keyla Santana (LACES – Universidade de Bordéus).

Este projeto contou com a cooperação de investigadores/as do CeiED e da equipa de investigação do OP.Edu na recolha de dados junto de dirigentes, professores/as e pais/mães, de escolas portuguesas.

Foram ainda apresentados, pela investigadora Ana Benavente, resultados do estudo Impacto da pandemia Covid-19 no sistema de ensino português, realizado em 2020 pelo OP.Edu e coordenado por uma equipa mista do CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, e que integrou, para além da investigadora Ana Benavente, os investigadores Paulo Peixoto e Rui Gomes.

Participaram no Seminário, o diretor do CeiED, António Teodoro, as codiretoras do OP.Edu, Teresa Teixeira Lopo (CeiED) e Ana Maria Seixas (CES), e investigadores/as do OP.Edu e do CeiED ligados/as à formação de educadores/as e professores/as do ensino básico.

O Seminário possibilitou a definição de eixos de investigação que reforcem a cooperação e a dimensão de análise comparada dos projetos nacionais a desenvolver sobre os desafios colocados à Escola na pós-pandemia, e a consolidação da matriz da proposta de investigação que investigadores/as do CeiED e do OP.Edu preparam, atualmente, para submeter a financiamento