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Oficinas | Iniciação Científica

Aula Aberta Online sobre Pesquisa Eletrónica em Bases de Dados Bibliográficas | participação livre | 17 de outubro 2023 | 12h00 – 13h30

 

O OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação organiza, em colaboração com a Escola Superior de Educação do IPLUSO (ESEL-IPLUSO), uma Aula Aberta Online sobre Pesquisa Eletrónica em Bases de Dados Bibliográficas.

A sessão, que será dinamizada pelo Diretor da Biblioteca Victor de Sá,  Professor José Carlos de Carvalho, realiza-se no próximo dia 17 de outubro, terça-feira, das 12h00 às 13h30. A participação é livre. Pode aceder aqui ao link Zoom.

Escola de Ciência | Iniciação à investigação científica e experiências digitais

 

O OP.Edu participou na Escola de Ciência Iniciação à investigação científica e experiências digitais realizada pelo CeiED, em colaboração com o CICANT, Copelabs e Hei-Lab e que decorreu durante todo o mês de setembro de 2022. Esta iniciativa enquadrou-se no apoio especial Verão com Ciência, 3.ª edição, da FCT – Fundação de Ciência e Tecnologia, para atividades de investigação científica e tecnológica em unidades de I&D através do financiamento de bolsas de iniciação à investigação para atividades presenciais de investigação científica.

A dinamização das atividades por parte do OP.Edu esteve a cargo das investigadoras Cristina Sin, Inês Vieira, Orlanda Tavares, Sónia Cardoso e Teresa Teixeira Lopo.

Programa

Dia 12 de setembro

Manhã: Teresa Teixeira Lopo

  • Apresentação do OP.Edu;
  • Apresentação geral do projeto Utopias de Abril e da tarefa Experiências de Educação Popular;
  • A recolha de informação: os conceitos de arquivo e de documento, tipos de fontes e critérios de avaliação dos documentos a recolher; exercícios práticos de aplicação;
  • Pesquisa nos recursos eletrónicos disponibilizados pela Biblioteca Victor de Sá (sessão com o diretor da Biblioteca, José Carlos de Carvalho).

Tarde: Inês Vieira

  • Exploração de arquivos históricos online;
  • Pesquisa de conteúdos sobre experiências de educação popular;
  • Síntese e esboço de categorização do material recolhido.

Dia 13 de setembro

Manhã: Cristina Sin, Orlanda Tavares e Sónia Cardoso

  • Pesquisa em bases de dados bibliográficas (Scopus, B-On, etc.) no âmbito do tema escolhido para a atividade (Experiências de Educação Popular);
  • Sistematização da informação recolhida com recurso a software de gestão de bibliografia (ex. Zotero).

Tarde: Cristina Sin, Orlanda Tavares e Sónia Cardoso

  • Pesquisa em bases de dados quantitativos/estatísticos no âmbito da educação (Censos, DGEEC, etc.);
  • Sistematização da informação recolhida.
 

Oficina | Análise de conteúdo com recurso ao MAXQDA: Introdução

 

O OP.Edu dinamizou a Oficina Análise de conteúdo com recurso ao MAXQDA: Introdução para os estudantes do curso de Doutoramento em Educação da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa. A Oficina, enquadrada no programa de Workshops 2022/2023 do Colégio Doutoral Ciência Cidadã – CeiED, realizou-se no dia 18 de julho de 2022 e foi dinamizada pela MAXQDA Professional Trainer e investigadora do OP.Edu Teresa Teixeira Lopo.

Objetivos da Oficina

Esta oficina pretende facultar uma formação básica em análise de dados qualitativos com recurso ao MAXQDA. Será dado particular destaque à análise de conteúdo enquanto técnica capaz de se articular com ferramentas informáticas de apoio ao processo de análise de dados. No final da oficina os/as participantes serão capazes de planear, operacionalizar e realizar operações de análise de conteúdo com os tipos ou origens de dados mais comuns, incluindo recolhas de imprensa, diplomas legais e entrevistas, de cálculo de frequências e de ilustração gráfica dos resultados.

Conteúdos

A. Articulação das operações da análise de conteúdo com as operações da aplicação informática MAXQDA
  • Análise de conteúdo: pressupostos gerais, organização/fases,termos-chave, referências;
  • MAXQDA: características e termos-chave.

B. Iniciar o MAXQDA

  • Interface;
  • Janelas, menus e layout.

C. Dados e codificação

  • Criação de ficheiro de projeto;
  • Importação de documentos (textos Word e PDF);
  • Criação de códigos e codificação de segmentos;
  • Pesquisa de palavras.

D. Sistematização e reporte de dados

  • Exportação de dicionário de categorias e segmentos codificados;
  • Exportação de anotações;
  • Frequências e gráficos.
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