O OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação organiza, em colaboração com a Escola Superior de Educação do IPLUSO (ESEL-IPLUSO), uma Aula Aberta Online sobre Pesquisa Eletrónica em Bases de Dados Bibliográficas.
A sessão, que será dinamizada pelo Diretor da Biblioteca Victor de Sá, Professor José Carlos de Carvalho, realiza-se no próximo dia 17 de outubro, terça-feira, das 12h00 às 13h30. A participação é livre. Pode aceder aqui ao link Zoom.
O OP.Edu participou na Escola de Ciência Iniciação à investigação científica e experiências digitais realizada pelo CeiED, em colaboração com o CICANT, Copelabs e Hei-Lab e que decorreu durante todo o mês de setembro de 2022. Esta iniciativa enquadrou-se no apoio especial Verão com Ciência, 3.ª edição, da FCT – Fundação de Ciência e Tecnologia, para atividades de investigação científica e tecnológica em unidades de I&D através do financiamento de bolsas de iniciação à investigação para atividades presenciais de investigação científica.
A dinamização das atividades por parte do OP.Edu esteve a cargo das investigadoras Cristina Sin, Inês Vieira, Orlanda Tavares, Sónia Cardoso e Teresa Teixeira Lopo.
Programa
Dia 12 de setembro
Manhã: Teresa Teixeira Lopo
Tarde: Inês Vieira
Dia 13 de setembro
Manhã: Cristina Sin, Orlanda Tavares e Sónia Cardoso
Tarde: Cristina Sin, Orlanda Tavares e Sónia Cardoso
O OP.Edu dinamizou a Oficina Análise de conteúdo com recurso ao MAXQDA: Introdução para os estudantes do curso de Doutoramento em Educação da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa. A Oficina, enquadrada no programa de Workshops 2022/2023 do Colégio Doutoral Ciência Cidadã – CeiED, realizou-se no dia 18 de julho de 2022 e foi dinamizada pela MAXQDA Professional Trainer e investigadora do OP.Edu Teresa Teixeira Lopo.
Objetivos da Oficina
Esta oficina pretende facultar uma formação básica em análise de dados qualitativos com recurso ao MAXQDA. Será dado particular destaque à análise de conteúdo enquanto técnica capaz de se articular com ferramentas informáticas de apoio ao processo de análise de dados. No final da oficina os/as participantes serão capazes de planear, operacionalizar e realizar operações de análise de conteúdo com os tipos ou origens de dados mais comuns, incluindo recolhas de imprensa, diplomas legais e entrevistas, de cálculo de frequências e de ilustração gráfica dos resultados.
Conteúdos
A. Articulação das operações da análise de conteúdo com as operações da aplicação informática MAXQDAB. Iniciar o MAXQDA
C. Dados e codificação
D. Sistematização e reporte de dados