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Ciclo 25 Abril 50 Anos

Ciclo de Colóquios 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro | 22 de março de 2024 – ONLINE – 18H00

Realiza-se no próximo dia 22 de janeiro, às 18H00, com transmissão online, o quarto Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro.

Neste Colóquio,  o investigador Almerindo Janela Afonso (Universidade do Minho) e a investigadora Natália Alves (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa) refletirão e discutirão os temas da avaliação emancipatória e do ensino profissionalizante, num balanço crítico sobre os contributos da Revolução de Abril.

O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e da investigadora Ana Maria Seixas (OP.Edu-CES), que terá a cargo a Moderação do debate.

O evento, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, será realizado e transmitido online.  A participação é livre. Link de acesso aqui  Meeting ID: 935 8641 8871   Password: 303231

INSCRIÇÕES ENCERRADAS | Ciclo de Colóquios 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro | A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade | 23 de janeiro – ONLINE – 18H00

 

Realiza-se no próximo dia 23 de janeiro, às 18H00 (hora de Portugal), o terceiro Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade.

A inclusão é um princípio abrangente e complexo e, como tal, deve ser objeto de reflexão e norteador das políticas e das práticas educativas. Assumindo este pressuposto, o OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação  convida as investigadoras Alice Ribeiro (responsável pelo Núcleo de Apoio à Inclusão, Universidade do Porto, Portugal), Cássia Sofiato (Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,  Brasil), e o investigador Joaquim Melro (Diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio e investigador da Universidade de Lisboa, Portugal), que refletirão e discutirão neste Colóquio online aberto ao público, a complexidade epistemológica, educativa e cultural que tem configurado os princípios e as práticas da educação inclusiva.

O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e da investigadora Isabel Sanches (CeiED e ESEL-IPLUSO), que terá a cargo a Moderação do debate.

O evento, organizado pelo OP.Edu com a colaboração da Escola Superior de Educação do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia,  será realizado e transmitido online. Link de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98469945254

Em parceria com o Centro de Formação de escolas António Sérgio, o Colóquio encontra-se certificado para os participantes de Portugal como Ação de Formação de Curta Duração (ACD, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio), para efeitos de progressão da carreira docente de educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e docentes de educação especial.

Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se obrigatoriamente neste link: https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/ Inscrições encerradas

Ciclo de Colóquios 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro | Sistema educativo e cumprimento de Abril: contributos para mitigar desigualdades socioeducativas | 24 de novembro – ONLINE – 18H00 | LINK de acesso já disponível

 

Realiza-se no próximo dia 24 de novembro, às 18H00, o segundo Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema Sistema educativo e o cumprimento de Abril: contributos para mitigar desigualdades socioeducativas.

“Abril foi um sonho e segue sendo um projeto de justiça social. Um sistema educativo que seja eficaz na mitigação de desigualdades socioeconómicas é um pilar fundamental desse projeto”

Neste Colóquio, o OP.Edu convida os investigadores Gil Nata, Tiago Neves, Hélder Ferraz e Andreia Correia do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  que, partindo de investigações e resultados sobre questões da (in)justiça socioeducativa que realizam há vários anos,  discutirão num Colóquio aberto ao público, soluções concretas para tornar o nosso sistema educativo mais justo e equitativo. Em concreto, focar-se-ão nas questões da inflação de notas e do acesso ao ensino superior, da política de educação compensatória portuguesa (TEIP) e do encaminhamento para vias profissionais, e nas consequências para a equidade de diferentes instrumentos de monitorização e responsabilização do sistema educativo. Desta forma estarão, nas suas palavras,  a “dar o nosso (pequeno) contributo para ajudar a cumprir Abril”

O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e do investigador Rui Gomes (OP.Edu-CES), que terá a cargo a Moderação do debate.

O evento, organizado pelo OP.Edu com a colaboração do Colégio Doutoral Ciência Cidadã – CeiED (CDCC), será realizado e transmitido online.

Link de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95069817147?pwd=VzdNOENzc1A0TnBxY1d6d3NaZnR2Zz09 Meeting ID: 950 6981 7147
Password: 736450

A participação no Colóquio é livre, mas com inscrição prévia em: https://forms.gle/r2VssSuMAwaqbd758

Com a realização deste Colóquio no dia 24 de novembro,  na prossecução da sua missão de divulgação e partilha do conhecimento científico,  o OP.Edu associa-se à celebração do Dia Nacional da Cultura Científica criado em homenagem ao professor, divulgador científico e investigador Rómulo de Carvalho.

   

Ciclo de Colóquios 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro | Experiências de Educação Popular: O Centro de Estudos Educação e Cultura (C.E.E.C., Porto) | 27 de outubro – 15H00

 

Realiza-se no próximo dia 27 de outubro, às 15h00, no Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, o primeiro Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema Experiências de Educação Popular: O Centro de Estudos Educação e Cultura (C.E.E.C., Porto).

O período de transição democrática em Portugal, particularmente entre 25 de Abril de 1974 e 25 de Novembro de 1975, foi marcado por uma forte perceção de vivência utópica que incluía o campo educativo. Para aprofundar a construção democrática era necessário desenvolver diversas formas de participação, nomeadamente através da educação de adultos, potenciando o seu maior envolvimento na nova vida política do país. Nesse sentido, para além de iniciativas de cunho mais estatal, foram desenvolvidas diversas experiências de educação popular com organização local, promovidas por comissões de moradores, comissões de trabalhadores e outras organizações associativas com enfoque no campo cultural.

Neste Colóquio, dinamizado por Inês Vieira, iremos conversar sobre uma dessas experiências, no âmbito do Centro de Estudos de Educação e Cultura (C.E.E.C.), que funcionou no Porto no período de transição democrática. Para além da documentação disponível sobre o C.E.E.C. (boletins e jornal do Centro, artigos de imprensa), José Ferreira partilhará memórias da sua experiência enquanto elemento ativo do C.E.E.C. durante o seu funcionamento, situando as iniciativas de alfabetização no conjunto de atividades e dinâmicas locais desta organização, da animação cultural de comissões de moradores às ações de luta por habitação e ocupações para criação de equipamentos socioeducativos.

A participação no Colóquio é livre, mas limitada à disponibilidade de lugares e com inscrição prévia em: https://forms.gle/4KDn9XjWmgaRZWMM7