O XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e o IV Congresso da AILPcsh (CONAILPcsh), que contam nos seus Comités Científico e Organizador com a participação de investigadores do OP.Edu, realiza-se de 26 a 28 de setembro de 2023 na Uni-CV, na cidade da Praia, Ilha de Santiago, em Cabo Verde.
A AILPcsh – Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa surgiu na sequência de onze Congressos luso-afro-brasileiros de ciências sociais cuja primeira edição remonta a 1990. Com uma periodicidade tendencialmente bianual, os Congressos têm promovido o desenvolvimento de uma relevante comunidade de cientistas sociais e das humanidades de língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Desses Congressos têm resultado variadíssimas colaborações em pesquisas científicas e importantes publicações.
A programação dos Congressos, subordinada ao tema Reinventando a Democracia num Mundo de Inseguranças: Desafios para as Ciências Sociais e Humanas, inclui a realização de conferências, sessões temáticas, mesas redondas, grupos de trabalho, comunicações orais, atividades culturais e reuniões de redes.
A programação completa dos Congressos pode ser consultada aquiO OP.edu participou no Encontro O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação que se realizou no passado dia 25 de maio, data que assinala o Dia da África, estabelecido em 1972 pela ONU – Organização das Nações Unidas.
Ângela Benoliel Coutinho (Investigadora do IPRI – Instituto Português de Relações Internacionais), Julião Soares Sousa (Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20) e Fernanda Marques (ex-Ministra do Ensino Superior, Ciência e Cultura de Cabo Verde e ex-Ministra da Educação e Desporto de Cabo Verde), partilharam resultados dos seus trabalhos de investigação e reflexões sobre a obra de Amílcar Cabral, para quem a Educação constituía um fator determinante no processo de desenvolvimento e de transformação social das condições materiais de vida das sociedades.
O Encontro contou com a participação, entre outros, de estudantes do Doutoramento em Educação e Sociomuseologia e professores, investigadores e estudantes da Licenciatura em Ciências da Educação – Educação Social da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa.
Tratou-se de uma primeira abordagem sobre o pensamento de Amílcar Cabral a Educação, que terá continuidade a partir de outubro de 2023, com outras iniciativas de divulgação e formação que contarão, nas tarefas de organização e comunicação pública, com a participação do OP.Edu.
Apresentação
O seminário tem como tema a Educação pública Superior no Brasil, abordando em especial dois aspetos: a expansão e a evasão. Acerca do primeiro aspeto, pretende-se fazer uma análise regionalizada da expansão e interiorização das instituições Federais de Ensino Superior no território tendo por referência o volume de matrículas e o perfil dos graduados. Ao publicar um exame detalhado do perfil regional dos estudantes de graduação presencial, espera-se demonstrar a significativa contribuição que esta política pública de ensino superior exerceu para o processo de inclusão social, pesquisa e formação profissional no Brasil. Abordar-se-á também a evasão, problematizando o uso vigente das definições e mensuradores para avaliar as instituições. Tais usos têm sido frequentemente alinhados a uma perspetiva quantitativista, fiscalista e de marcada colonialidade. Pretende-se trazer ao centro balizas da ordem do direito à educação e das finalidades da educação superior.
Programa
– Expansão, inclusão e interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior: um projeto inconcluso do Brasil – Eduardo Nunes Guimarães (professor no Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia, investigador visitante em estágio pós-doutoral no CES)– Quando a evasão é um problema? Revendo as políticas públicas para a educação superior – Leonardo Barbosa e Silva (professor no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, investigador visitante em estágio pós-doutoral no CES)
Este seminário integra-se nas atividades do Op.Edu | Observatório de Políticas de Educação e Formação, em parceria com o CC.EDU | Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação.
A resposta do Governo não tem sido suficiente perante as reivindicações dos professores. “As questões centrais não estão resolvidas”, incluindo a reposição do tempo de carreira.
Investigadora do OP.Edu comenta em direto, na CNN Portugal, a Manifestação dos/as professores/as do dia 25 de fevereiro de 2023.