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Notícias

OP.Edu debate o pensamento de Amílcar Cabral sobre a educação no XV CONLAB e IV CONAILPcsh | 27 de setembro de 2023

 

A investigadora do OP.Edu Teresa Teixeira Lopo apresentou no XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB)IV Congresso da AILPcsh (CONAILPcsh), em coautoria com  Arlinda Cabral, investigadora do LusoGlobe – Lusófona Centre on Global Challenges,  a comunicação O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação: dos pressupostos teóricos da construção de democracia(s) à (re)descoberta no(s) campo(s) epistémico(s) contemporâneo(s)

As investigadoras expuseram e debateram com o público os primeiros resultados de um trabalho de investigação em curso sobre o Pensamento de Amílcar Cabral e a Educação e que visa, por um lado, analisar, a receção da obra de Amílcar Cabral em Portugal e em países europeus da diáspora guineense e cabo-verdiana, tomando como marco cronológico de partida o ano de 1970, data da publicação pela editora François Maspero da obra O Poder das Armas; e, por outro lado, identificar quais os desafios educacionais que foram abordados pela investigação realizada em Portugal, entre 1974 e 2024. Essa análise, que envolve um trabalho de consulta a bases de dados, arquivos e repositórios institucionais nacionais e europeus, visa a constituição de um corpus documental alargado que inclua peças jornalísticas, revisões e artigos publicados em revistas com arbitragem científica e dissertações de mestrado e teses de doutoramento.

Os Congressos, que  decorreram entre 26 e 28 de setembro de 2023 na cidade da Praia,  Ilha de Santiago, em Cabo Verde, subordinaram-se ao tema Reinventando a Democracia num Mundo de Inseguranças: Desafios para as Ciências Sociais e Humanas e visaram, entre outros objetivos, fomentar o debate sobre temas de relevância académica e social, e fortalecer a Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa (AILPcsh) como um locus de convergência académica e social nos países e regiões em língua portuguesa.

Revista Lusófona de Educação | Dossiê Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e (re)produção de sentidos na investigação em educação | Disponível online

O dossiê Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e (re)produção de sentidos na investigação em educação, que integra o número 59 da Revista Lusófona de Educação, já está online.

 

Artigos

Nota Introdutória: Luís Manuel Bernardo, Daniel Bart, Teresa Teixeira Lopo

La transposition du paradigme PISA en France. Des formes d’autorité épistémique à l’ombre de l’État républicain: Romuald Normand

O discurso europeu na governação local da educação em Portugal: Ana Grifo, João Lourenço Marques

Educação Infantil nos municípios do Rio de Janeiro durante a pandemia: ambivalência das ações de gestão: Edson Cordeiro dos Santos, Maria Fernanda Rezende Nunes, Stephani Oliveira Coelho

La formule «former l’esprit critique»: Signes et figures de l’autorité dans les discours institutionnels: Kaltoum Mahmoudi

Discursos (de partidos) políticos: construção de sentidos para a educação: João Moisés Cruz, Alexandra Sá Costa

Discurso e silêncio na (re) organização da Educação Infantil Municipal em Ribeirão Preto: Beatriz Borges de Carvalho, Soraya Maria Romano Pacífico, Thaís Silva Marinheiro de Paula

Recherche en éducation et discours institutionnels sur l’École : débats et approaches critiques: Cédric Fluckiger, Luís Manuel Bernardo, Daniel Bart, Teresa Teixeira Lopo

Boas leituras.

Bolsa de Investigação para Doutoramento em Educação | Candidaturas abertas até dia 25 de agosto

Encontra-se aberto concurso para atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação para Doutoramento na área de Educação. A bolsa será financiada pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, ao abrigo do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado com o CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento.

As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de Doutor da pessoa bolseira selecionada devem estar enquadradas no plano de atividades do CeiED, com especial enfoque no OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação e devem ser desenvolvidas no âmbito do Programa de Doutoramento em Educação da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, da Universidade Lusófona.

O concurso está aberto até 25 de agosto de 2023.

O texto integral do Edital pode ser consultado aqui e, também, no Portal EURAXESS.

XV CONLAB e IV Congresso da AILPcsh | 26 a 28 de setembro | Programação completa já disponível

O XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e o IV Congresso da AILPcsh (CONAILPcsh), que contam nos seus Comités Científico e Organizador com a participação de  investigadores do OP.Edu, realiza-se de 26 a 28 de setembro de 2023 na Uni-CV, na cidade da Praia, Ilha de Santiago, em Cabo Verde.

A AILPcsh – Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa surgiu na sequência de onze Congressos luso-afro-brasileiros de ciências sociais cuja primeira edição remonta a 1990. Com uma periodicidade tendencialmente bianual, os Congressos têm promovido o desenvolvimento de uma relevante comunidade de cientistas sociais e das humanidades de língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Desses Congressos têm resultado variadíssimas colaborações em pesquisas científicas e importantes publicações.

A programação dos Congressos, subordinada ao tema Reinventando a Democracia num Mundo de Inseguranças: Desafios para as Ciências Sociais e Humanas, inclui a realização de conferências, sessões temáticas, mesas redondas, grupos de trabalho, comunicações orais, atividades culturais e reuniões de redes.

A programação completa dos Congressos pode ser consultada aqui

Pensar a Educação com Amílcar Cabral

 

O OP.edu participou no  Encontro O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação que se realizou no passado dia 25 de maio, data que assinala o Dia da África, estabelecido em 1972 pela ONU – Organização das Nações Unidas.

Ângela Benoliel Coutinho (Investigadora do IPRI – Instituto Português de Relações Internacionais), Julião Soares Sousa (Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20) e Fernanda Marques (ex-Ministra do Ensino Superior, Ciência e Cultura de Cabo Verde e ex-Ministra da Educação e Desporto de Cabo Verde), partilharam resultados dos seus trabalhos de investigação e reflexões sobre a obra de Amílcar Cabral, para quem a Educação constituía um fator determinante no processo de desenvolvimento e de transformação social das condições materiais de vida das sociedades.

O Encontro contou com a participação, entre outros, de estudantes do Doutoramento em Educação e Sociomuseologia e professores, investigadores e estudantes da Licenciatura em Ciências da Educação – Educação Social da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa.

Tratou-se de uma primeira abordagem sobre o pensamento de Amílcar Cabral a Educação, que terá continuidade a partir de outubro de 2023, com outras iniciativas de divulgação e formação que contarão, nas tarefas de organização e comunicação pública, com a participação do OP.Edu.