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Blogue

Este blogue pretende funcionar como um espaço de partilha e discussão de opiniões, aberto à receção e publicação de posts nas áreas de atuação do OP.Edu. As propostas de contribuição devem ser enviadas para:  geral@opedu.pt 

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Maria de Lurdes Rodrigues e a defesa da Escola Pública ou o Manifesto de Legitimação Retroativa* | Rogério Manita e Sousa | 6 de março de 2023

Preocupada com a dimensão do conflito que envolve os professores, Maria de Lurdes Rodrigues (MLR) escreveu (JN 23/02/2023).

Fala em degradações: da Escola Pública, na imagem e na confiança dos pais no Sistema Educativo e nos danos causados a milhares de alunos. Salienta que as famílias não têm condições para proporcionar explicações ou frequência de colégios privados. Quer contribuir para a compreensão e boa resolução do conflito, apesar do ruído e falta de capacidade para ouvir.

MLR que sempre o soube fazer enquanto Ministra!

Filhos de um Deus menor* | Rogério Manita e Sousa | 1 de fevereiro de 2023

As greves desenvolvidas pelos professores são sempre terríveis e de graves consequências para a população, nada que se compare a outras de outros profissionais, claro! Segundo João Costa foram feitas de surpresa, porque decorria um processo negocial, são imprevisíveis, podendo levar ao despedimento de pais, ou são mesmo desproporcionais. As greves são atípicas e configuram-se, na sua perceção, como contendo ilegalidades, para além de haver eventual recurso a fundos de greves ‘incaracterísticos’.

Certamente pior que indemnizações a ex-governantes ou mesmo à situação em que outros foram gerir empresas a que tinham facilitado acesso a benesses e fundos.Admite recorrer aos serviços mínimos para garantir às famílias segurança, previsibilidade e direito à Educação, pois sempre esteve disposto a negociar… Mas não foi este governante que disse que as manifestações ‘até’ são um direito e que as greves, quando começaram neste ano letivo, eram realizadas por ‘tradição’?

Contencioso Epistémico – Cooperação Amigável-Hostil dos Investigadores | José B. Duarte | 30 de dezembro de 2022

Não é a objetividade do cientista individual, mas da própria ciência (o que se pode chamar a cooperação amigável-hostil dos cientistas – ou seja, a sua disponibilidade para a crítica mútua) que constitui a objetividade (Popper, 1999, p.122)

 

Um desafio às inspeções educacionais

O Memorando de Bratislava (2013) constitui uma proposta de salto qualitativo para a inspeção escolar. Esse Memorando foi elaborado pela Conferência Internacional Permanente das Inspeções (SICI, na sigla inglesa) e propõe que as inspeções membros dessa conferência (entre as quais a portuguesa) passem de uma tradicional regulação rotineira das escolas para uma prática de acompanhamento e inovação, com base em observação, análise conjunta e procura de soluções dinamizadoras de uma nova escola.

Educação, Sociedade e Democracia | Rogério Manita e Sousa | 2 de jullho de 2022

A Educação em Portugal padece dos males do modelo que se quer instalar para a vivência social, quer no País, quer na Europa, quer globalmente no Mundo. A entrada em funções de um novo ministro, ex-Secretário de Estado da Educação (SEE), traduz, em boa verdade, a continuidade das políticas propostas anteriormente para o setor.