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Notícias

OP.Edu participa na Semana da Ciência e da Tecnologia 2023

O OP. Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação abre as suas portas, no dia 23 de novembro, a visitantes que queiram conhecer a sua missão, atividades e projetos de investigação em curso.

Esta iniciativa insere-se na programação da Semana da Ciência e Tecnologia 2023 que visa dar a conhecer os cientistas nacionais, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento e o bem-estar da sociedade.

O OP. Edu é uma criação conjunta do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona e do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra e tem por objeto a disseminação de informação, bem como a realização de estudos e trabalhos de investigação fundamental e aplicada que contribuam para o melhor conhecimento das políticas e das práticas de educação e formação. Está situado nas instalações do CeiED, no Centro Universitário de Lisboa da Universidade Lusófona (Edifício U, Av. Marechal Craveiro Lopes 2A, 1700-284 Lisboa).

As visitas estão sujeitas a inscrição prévia, até ao dia 22 de novembro, no seguinte formulário: https://forms.gle/XqDJKRKEVrA9nQ4V6

SAVE THE DATE | À conversa com João Teixeira Lopes sobre o seu livro “Elas. Percursos Inesperados de Jovens Mulheres das Classes Populares” | 2 de novembro, online, 16h15 | Participação livre

No próximo dia 2 de novembro, às 16h15, numa sessão online, com participação livre, estaremos À Conversa com o sociólogo, professor catedrático e investigador João Teixeira Lopes sobre o seu livro, publicado este ano, “ELAS. Percursos inesperados de jovens mulheres das classes populares”.

Trata-se de um livro sobre jovens mulheres das classes populares com um elevado sucesso académico na Universidade. Partindo das suas narrativas de vida, cruzando passado, presente e antecipação do futuro, percorrem-se domínios como a infância e a família, o percurso escolar, as sociabilidades, a intimidade, o amor e a sexualidade, os lazeres e as práticas culturais, as atitudes face às desigualdades de classe e de género e, ainda, a relação com a religião e a política.

É sobre este “exercício de uma sociologia rente ao chão” que conversaremos, numa iniciativa organizada pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, em colaboração com a ESEL-IPLUSO – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Lusofonia e o LusoGlobe – Lusófona Centre on Global Challenges.

Junte-se a nós neste link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91689921952

Relatório de indicadores disponibilizado na Comunidade RePeME do Repositório Zenodo e na Harvard Dataverse

O Relatório Mapeamento de fontes estatísticas e de informação: Relatório de indicadores compila indicadores já existentes, mas dispersos por diferentes fontes estatísticas e de informação.

A recolha abrange o período de 13 março de 2020 a 5 de maio de 2023, coincidindo com o âmbito cronológico do projeto RePeME que prevê a recolha e sistematização de informação para dois períodos de tempo: 1) de emergência/durante a pandemia; 2) de mudança/após a pandemia. A informação é apresentada em tabela, em quatro pontos: indicador, data (correspondente ao ano), fonte de informação com remissão/link para a origem dos dados e descrição breve do resultado. Sempre que necessário foram introduzidas informações suplementares em nota de rodapé.

Este relatório, que é um produto da Tarefa 1 do projeto, área 2/Estado de arte, foi concluído em 23 de junho de 2023.

O Relatório está disponível na Comunidade RePeME do repositório digital multidisciplinar de acesso aberto Zenodo e no repositório de acesso aberto da Universidade de Harvard Harvard Dataverse, que inclui a maior coleção mundial de dados de investigação em ciências sociais.

Aula Aberta Online sobre Pesquisa Eletrónica em Bases de Dados Bibliográficas | participação livre | 17 de outubro 2023 | 12h00 – 13h30

O OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação organiza, em colaboração com a Escola Superior de Educação do IPLUSO (ESEL-IPLUSO), uma Aula Aberta Online sobre Pesquisa Eletrónica em Bases de Dados Bibliográficas.

A sessão, que será dinamizada pelo Diretor da Biblioteca Victor de Sá, Professor José Carlos de Carvalho, realiza-se no próximo dia 17 de outubro, terça-feira, das 12h00 às 13h30. A participação é livre. Pode aceder aqui ao link Zoom.

OP.Edu debate o pensamento de Amílcar Cabral sobre a educação no XV CONLAB e IV CONAILPcsh | 27 de setembro de 2023

A investigadora do OP.Edu Teresa Teixeira Lopo apresentou no XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e IV Congresso da AILPcsh (CONAILPcsh), em coautoria com Arlinda Cabral, investigadora do LusoGlobe – Lusófona Centre on Global Challenges, a comunicação O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação: dos pressupostos teóricos da construção de democracia(s) à (re)descoberta no(s) campo(s) epistémico(s) contemporâneo(s).

As investigadoras expuseram e debateram com o público os primeiros resultados de um trabalho de investigação em curso sobre o Pensamento de Amílcar Cabral e a Educação e que visa, por um lado, analisar a receção da obra de Amílcar Cabral em Portugal e em países europeus da diáspora guineense e cabo-verdiana, tomando como marco cronológico de partida o ano de 1970, data da publicação pela editora François Maspero da obra O Poder das Armas; e, por outro lado, identificar quais os desafios educacionais que foram abordados pela investigação realizada em Portugal, entre 1974 e 2024. Essa análise, que envolve um trabalho de consulta a bases de dados, arquivos e repositórios institucionais nacionais e europeus, visa a constituição de um corpus documental alargado que inclua peças jornalísticas, revisões e artigos publicados em revistas com arbitragem científica e dissertações de mestrado e teses de doutoramento.

Os Congressos, que decorreram entre 26 e 28 de setembro de 2023 na cidade da Praia, Ilha de Santiago, em Cabo Verde, subordinaram-se ao tema Reinventando a Democracia num Mundo de Inseguranças: Desafios para as Ciências Sociais e Humanas e visaram, entre outros objetivos, fomentar o debate sobre temas de relevância académica e social, e fortalecer a Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa (AILPcsh) como um locus de convergência académica e social nos países e regiões em língua portuguesa.