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Notícias

Webinar Education at a Glance – Desigualdades no Ensino Superior em Portugal e no Brasil | 6 de dezembro | 14H30 -16H00

 

Este webinar, organizado pela SPCE-SEC- Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação em associação com o OP.Edu,  promoverá uma reflexão sobre as desigualdades no ensino superior em Portugal e no Brasil tendo como referência o mais recente relatório da OCDE Education at a Glance 2022.

Vários indicadores revelam a existência destas desigualdades em diversos níveis, desde taxas de participação e conclusão, despesas com a educação e peso nos orçamentos familiares, apoios aos estudantes, até aos benefícios sociais da educação.

O webinar começará com um breve enquadramento histórico Education at a Glance a cargo do Professor António Teodoro (Universidade Lusófona), seguido das apresentações do Professor Leandro Almeida (Universidade do Minho) e da Professora Claisy Marinho (Universidade de Brasília) e de uma discussão com o público.

O webinar realiza-se no próximo dia 6 de dezembro, às 14h30, em formato online/via Zoom:

 
Entrar na reunião Zoom
ID da reunião: 920 0020 8196
Senha de acesso: 472606
       

Semana da Ciência e da Tecnologia 2022 | 19 a 27 de novembro

 

O objetivo da Semana da Ciência e da Tecnologia é dar a conhecer os cientistas portugueses, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento, promoção da cultura científica, progresso e bem-estar da sociedade.

Entre as várias ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência, em todo o país, o OP.Edu na sua atividade de partilha de conhecimento sobre as políticas e as práticas de educação e formação com o público em geral, associa-se a essa Semana com a promoção de um Colóquio online, que se realizou no dia 24 de novembro, dia Nacional da Cultura Científica, com participação livre e subordinado ao tema Sistema educativo e o cumprimento de Abril: contributos para mitigar desigualdades socioeducativas.

Ciclo de Colóquios 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro | Sistema educativo e cumprimento de Abril: contributos para mitigar desigualdades socioeducativas | 24 de novembro – ONLINE – 18H00 | LINK de acesso já disponível

 

Realiza-se no próximo dia 24 de novembro, às 18H00, o segundo Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema Sistema educativo e o cumprimento de Abril: contributos para mitigar desigualdades socioeducativas.

“Abril foi um sonho e segue sendo um projeto de justiça social. Um sistema educativo que seja eficaz na mitigação de desigualdades socioeconómicas é um pilar fundamental desse projeto”

Neste Colóquio, o OP.Edu convida os investigadores Gil Nata, Tiago Neves, Hélder Ferraz e Andreia Correia do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  que, partindo de investigações e resultados sobre questões da (in)justiça socioeducativa que realizam há vários anos,  discutirão num Colóquio aberto ao público, soluções concretas para tornar o nosso sistema educativo mais justo e equitativo. Em concreto, focar-se-ão nas questões da inflação de notas e do acesso ao ensino superior, da política de educação compensatória portuguesa (TEIP) e do encaminhamento para vias profissionais, e nas consequências para a equidade de diferentes instrumentos de monitorização e responsabilização do sistema educativo. Desta forma estarão, nas suas palavras,  a “dar o nosso (pequeno) contributo para ajudar a cumprir Abril”

O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e do investigador Rui Gomes (OP.Edu-CES), que terá a cargo a Moderação do debate.

O evento, organizado pelo OP.Edu com a colaboração do Colégio Doutoral Ciência Cidadã – CeiED (CDCC), será realizado e transmitido online.

Link de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95069817147?pwd=VzdNOENzc1A0TnBxY1d6d3NaZnR2Zz09 Meeting ID: 950 6981 7147
Password: 736450

A participação no Colóquio é livre, mas com inscrição prévia em: https://forms.gle/r2VssSuMAwaqbd758

Com a realização deste Colóquio no dia 24 de novembro,  na prossecução da sua missão de divulgação e partilha do conhecimento científico,  o OP.Edu associa-se à celebração do Dia Nacional da Cultura Científica criado em homenagem ao professor, divulgador científico e investigador Rómulo de Carvalho.

   

Chamada de Artigos | Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e (re)produção de sentidos na investigação em educação

 

Chamada de artigos para o dossiê temático Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e(re)produção de sentidos na investigação em educação da Revista Lusófona de Educação.

Esta proposta de dossier temático visa a receção de contribuições que problematizem (a lista não é exaustiva):

  1. O funcionamento discursivo e os mecanismos de construção da autoridade nos discursos institucionais sobre a Escola e/ou os sistemas educativos;
  2. A receção dos discursos institucionais de autoridade pela comunidade científica das ciências da educação e os efeitos produzidos no discurso da investigação em educação;
  3. O contradiscurso sobre a Escola e/ou os sistemas educativos, o seu funcionamento discursivo e os seus limites;
  4. Casos e contextos específicos de utilização ou de discussão de discursos de autoridade na educação;
  5. Representações, figuras, agentes, tipos de textos suscetíveis de gerar discursos de autoridade na educação;
  6. A contribuição dos investigadores em educação para as diferentes formas de discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: relatórios de organizações internacionais ou nacionais, currículos, avaliações escolares, prescrições profissionais, livros didáticos, formação de professores, etc.;
  7. Os posicionamentos e a circulação dos atores da educação (investigadores, peritos, políticos, dirigentes, professores, formadores, ativistas, etc.) nos lugares de elaboração dos discursos de autoridade sobre a Escola e o questionamento das suas fronteiras.
Editores convidados: Luís Manuel Bernardo (CHAM, Universidade Nova de Lisboa, Portugal), Daniel Bart (Théodile-CIREL, Université de Lille, França) e Teresa Teixeira Lopo (CeiED-OP.Edu, Universidade Lusófona, Portugal).

Línguas de submissão dos textos: português, francês, inglês e castelhano.

Datas importantes: Submissão: até 30 de novembro de 2022; Avaliação:  até 28 de fevereiro de 2023; Publicação: durante o primeiro semestre de 2023.

Informações detalhadas sobre esta chamada podem ser consultadas aqui

A RLE está indexada na SCOPUS. H index 10, Q3, IF ( 0,215 ).

Roda de Conversa | Práticas de educação anti-opressiva | 8 de novembro | Coimbra CES Alta – Sala 1 | 10H00-13H00

 

Realiza-se no próximo dia 8 de novembro no CES Alta – Sala 1 – com início às 10H00, a Roda de Conversa  Práticas de educação anti-opressiva

Esta roda de conversa pretende promover um diálogo sobre práticas de ensino pautadas numa conceção de educação anti-opressiva. Será um espaço para o debate de práticas pedagógicas que desafiam as hierarquias que mantêm as desigualdades sociais através de relações desiguais de poder e que, portanto, procuram enfrentar injustiças que marginalizam e prejudicam indivíduos e grupos sociais.

A roda de conversa partirá de uma exposição inicial sobre alguns exemplos de propostas de educação anti-opressiva elaboradas no âmbito de uma pesquisa de doutoramento, para em seguida dialogar sobre a premente ampliação e consolidação de práticas anti-opressivas de educação num contexto mais global.

Informações adicionais sobre este evento podem ser consultadas aqui