Este website, disponibilizado ao público em junho de 2022, sucedeu ao anterior website do OP. Edu, em funcionamento desde 2011 e até essa data, cujos conteúdos podem ser consultados na íntegra aqui, com acesso aberto a publicações (relatórios, livros, artigos e recensões), projetos e eventos realizados
Créditos da imagem: Nick Fewings para Unsplash
A II Conferência Nacional Formação Inicial de Professores/as e Educadores/as: Realidade e Perspetivas em Debate, organizada pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, a ESEL – Escola Superior de Educação da Lusofonia do IPLUSO e o IE – Instituto de Educação da Universidade Lusófona, já tem data marcada: 17 de outubro de 2024
O evento será realizado no Auditório José Araújo, situado no Edifício da Biblioteca da Universidade Lusófona (Campo Grande, 376, em Lisboa).
A Conferência contará com a participação de um conjunto de oradores/as que analisarão e discutirão questões críticas relacionadas com o acesso à profissão, a organização curricular e a iniciação à prática profissional de educadores/as e professores/as e, ainda, com a apresentação de relatos de experiências de educadores/as e professores/as recém-formados/as. O programa detalhado da Conferência será divulgado brevemente.
O Ministério da Educação anunciou alterações significativas ao modelo de avaliação externa, com a realização já a partir do próximo ano letivo de novas provas pelos/as alunos/as do 4.º e do 6.º ano de escolaridade em Português, Matemática e numa outra disciplina rotativa a cada três anos. Estas novas provas, a aplicar em formato digital, substituirão as antigas provas de aferição, anteriormente realizadas no 2.º, 5.º e 8.º ano de escolaridade.
André Freitas, investigador do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, reflete sobre o assunto no texto – Avaliar melhor em educação é pressupor a avaliação como processo formativo, de ação comunicativa – publicado no Blogue do OP.Edu, disponível na íntegra aqui e aberto à discussão com os/as leitores/as.
Realiza-se no próximo dia 19 de junho (quarta-feira), às 15H00, com transmissão online, o quinto Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro.
Neste Colóquio, o investigador Luís Grosso Correia (Faculdade de Letras, Universidade do Porto) e o investigador José Viegas Brás (Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO) refletirão e discutirão os temas da consciência histórica dos jovens sobre a Revolução de Abril, e os desafios desse momento histórico para o lugar que o corpo passa a ocupar no espaço público, simultaneamente, numa perspetiva da identidade e da autoidentidade e como condição de uma nova cidadania que é preciso alcançar.
O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e da investigadora Sandra Duarte (ESEL-IPLUSO), que terá a cargo a Moderação do debate.
O evento, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a ESEL-IPLUSO – Escola Superior de Educação do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia, será realizado e transmitido online. A participação é livre. Link de acesso aqui Meeting ID: 913 7595 2199 Password: 878385
PROGRAMA
DIA 29 DE ABRIL, SEGUNDA-FEIRA
10.00: Receção dos participantes
11.00: Sessão de Abertura
António Teodoro, Diretor do CeiED, Universidade Lusófona
Carla Vilhena, Presidente do HISTEDUP, Universidade do Algarve
José Bragança Miranda, Reitor da Universidade Lusófona
11.30: Conferência de Abertura | Francisco Bairrão Ruivo, Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa
13.00: Pausa-almoço
14.30: Mesa Redonda 1 | ‘As escolas saem às ruas e a rua vai às escolas’. Roteiro de inovações pedagógicas
Raquel Pereira Henriques, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Luís Mota, Escola Superior de Educação, Politécnico de Coimbra
António Gomes Ferreira, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
Carla Vilhena, Universidade do Algarve
Joaquim Pintassilgo, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Moderador: Justino Magalhães, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
16.00: Pausa-café
16.30: Mesa Redonda 2 | O poder aos professores e às escolas: sindicalismo, gestão democrática e identidades docentes
António Teodoro, Universidade Lusófona
Licínio C. Lima, Universidade do Minho
Amélia Lopes, Universidade do Porto
Moderadora: Ana Patrícia Almeida, Universidade Aberta
DIA 30 DE ABRIL, TERÇA-FEIRA
09.30: Comunicações
11.00: Pausa-café
11.30: Mesa Redonda 3 | Democratização e Cultura Desportiva
José Baeta Sequeira da Silva, Professor de Educação Física
Manuel Brito, Presidente da Autoridade Anti-Dopagem de Portugal
Jorge Proença, Universidade Lusófona
Moderador: José V. Brás, Universidade Lusófona
13.00: Pausa-almoço
14.30: Mesa Redonda 4 | Poder popular e emancipação. A participação dos estudantes nos movimentos de alfabetização
Maria João Mogarro, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Pierre Marie, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
Luísa Tiago Oliveira, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
Moderadora: Teresa Teixeira Lopo, Universidade Lusófona
16.00: Pausa-café
16.30: 50 anos depois, valeu a pena? Uma conversa com o Coronel Vasco Lourenço, Membro da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA) e do Conselho da Revolução. Presidente da Direção da Associação 25 de Abril
Local de realização: Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, Auditório José Araújo. As inscrições podem ser realizadas aqui Informações adicionais sobre o programa podem ser consultadas aqui