Este website, disponibilizado ao público em junho de 2022, sucedeu ao anterior website do OP. Edu, em funcionamento desde 2011 e até essa data, cujos conteúdos podem ser consultados na íntegra aqui, com acesso aberto a publicações (relatórios, livros, artigos e recensões), projetos e eventos realizados
Créditos da imagem: Nick Fewings para Unsplash
O XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e o IV Congresso da AILPcsh (CONAILPcsh), que contam nos seus Comités Científico e Organizador com a participação de investigadores do OP.Edu, realiza-se de 26 a 28 de setembro de 2023 na Uni-CV, na cidade da Praia, Ilha de Santiago, em Cabo Verde.
A AILPcsh – Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa surgiu na sequência de onze Congressos luso-afro-brasileiros de ciências sociais cuja primeira edição remonta a 1990. Com uma periodicidade tendencialmente bianual, os Congressos têm promovido o desenvolvimento de uma relevante comunidade de cientistas sociais e das humanidades de língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Desses Congressos têm resultado variadíssimas colaborações em pesquisas científicas e importantes publicações.
A programação dos Congressos, subordinada ao tema Reinventando a Democracia num Mundo de Inseguranças: Desafios para as Ciências Sociais e Humanas, inclui a realização de conferências, sessões temáticas, mesas redondas, grupos de trabalho, comunicações orais, atividades culturais e reuniões de redes.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas aquiEncontra-se aberto concurso para atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação para Doutoramento na área de Educação. A bolsa será financiada pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, ao abrigo do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado com o CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento.
As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de Doutor da pessoa bolseira selecionada devem estar enquadradas no plano de atividades do CeiED, com especial enfoque no OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação e devem ser desenvolvidas no âmbito do Programa de Doutoramento em Educação da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, da Universidade Lusófona.
O concurso está aberto até 25 de agosto de 2023.
O texto integral do Edital pode ser consultado aqui e, também, no Portal EURAXESS.
O dossiê Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e (re)produção de sentidos na investigação em educação, que integra o número 59 da Revista Lusófona de Educação, já está online.
Artigos
Nota Introdutória: Luís Manuel Bernardo, Daniel Bart, Teresa Teixeira Lopo
La transposition du paradigme PISA en France. Des formes d’autorité épistémique à l’ombre de l’État républicain: Romuald Normand
O discurso europeu na governação local da educação em Portugal: Ana Grifo, João Lourenço Marques
Educação Infantil nos municípios do Rio de Janeiro durante a pandemia: ambivalência das ações de gestão: Edson Cordeiro dos Santos, Maria Fernanda Rezende Nunes, Stephani Oliveira Coelho
La formule «former l’esprit critique»: Signes et figures de l’autorité dans les discours institutionnels: Kaltoum Mahmoudi
Discursos (de partidos) políticos: construção de sentidos para a educação: João Moisés Cruz, Alexandra Sá CostaDiscurso e silêncio na (re) organização da Educação Infantil Municipal em Ribeirão Preto: Beatriz Borges de Carvalho, Soraya Maria Romano Pacífico, Thaís Silva Marinheiro de Paula
Recherche en éducation et discours institutionnels sur l’École : débats et approaches critiques: Cédric Fluckiger, Luís Manuel Bernardo, Daniel Bart, Teresa Teixeira Lopo
Boas leituras.
O OP.edu participou no Encontro O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação que se realizou no passado dia 25 de maio, data que assinala o Dia da África, estabelecido em 1972 pela ONU – Organização das Nações Unidas.
Ângela Benoliel Coutinho (Investigadora do IPRI – Instituto Português de Relações Internacionais), Julião Soares Sousa (Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20) e Fernanda Marques (ex-Ministra do Ensino Superior, Ciência e Cultura de Cabo Verde e ex-Ministra da Educação e Desporto de Cabo Verde), partilharam resultados dos seus trabalhos de investigação e reflexões sobre a obra de Amílcar Cabral, para quem a Educação constituía um fator determinante no processo de desenvolvimento e de transformação social das condições materiais de vida das sociedades.
O Encontro contou com a participação, entre outros, de estudantes do Doutoramento em Educação e Sociomuseologia e professores, investigadores e estudantes da Licenciatura em Ciências da Educação – Educação Social da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa.
Tratou-se de uma primeira abordagem sobre o pensamento de Amílcar Cabral a Educação, que terá continuidade a partir de outubro de 2023, com outras iniciativas de divulgação e formação que contarão, nas tarefas de organização e comunicação pública, com a participação do OP.Edu.