O XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e o IV Congresso da AILPcsh (CONAILPcsh), que contam nos seus Comités Científico e Organizador com a participação de investigadores do OP.Edu, já têm data marcada: realizam-se de 26 a 28 de setembro de 2023 na Uni-CV, na cidade da Praia, Ilha de Santiago, em Cabo Verde.
A AILPcsh – Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa surgiu na sequência de onze Congressos luso-afro-brasileiros de ciências sociais cuja primeira edição remonta a 1990. Com uma periodicidade tendencialmente bianual, os Congressos têm promovido o desenvolvimento de uma relevante comunidade de cientistas sociais e das humanidades de língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Desses Congressos têm resultado variadíssimas colaborações em pesquisas científicas e importantes publicações.
A programação dos Congressos, subordinada ao tema Reinventando a Democracia num Mundo de Inseguranças: Desafios para as Ciências Sociais e Humanas, inclui a realização de conferências, sessões temáticas, mesas redondas, grupos de trabalho, comunicações orais, atividades culturais e reuniões de redes. Informações detalhadas sobre a submissão de propostas de Grupos de Trabalho e de Mesas Redondas podem ser consultadas aqui
A investigadora e codiretora do OP.Edu, Teresa Teixeira Lopo, voltou à CNN Portugal para comentar em direto a manifestação nacional de professores/as realizada em Lisboa no sábado, dia 11 de fevereiro, em que participaram para além da Fenprof e da Federação Nacional de Educação (FNE), outras oito organizações sindicais (SIPE, ASPL, Pró-Ordem, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SPLIU e STOP).
No centro da análise estiveram questões relacionadas com a carreira docente, o acesso à profissão, a valorização do saber profissional dos/as professores/as, a representação social da escola pública, perspetivas de negociação e consensos que possam vir a ser encontrados entre os sindicatos e o Ministério da Educação.
Realiza-se no próximo dia 8 de fevereiro, a Mesa Redonda La calidad de la Educación No Formal. El poder educativo de la comunidade. A Qualidade da Educação Não Formal. O papel educativo da comunidade.
Programa
O que escondem estes conceitos?
Encontro com Paulo Freire
A herança de Pierre Furter para a Educação Permanente
A educogenia dos espaços comunitários
O número da Revista de Pedagogia social
Furter para a Wikipédia
O evento, com início às 14H30 (hora de Portugal), decorrerá na Universidade Lusófona, Edifício U (Av. Marechal Craveiro Lopes 2A, em Lisboa), Auditório U.08.
Créditos da imagem do poster: Artem Maltsev Unsplash
Realizou-se, no passado dia 13 de janeiro, o terceiro colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade.
Participaram no evento, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a Escola Superior de Educação do IPLUSO e o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, as oradoras Alice Ribeiro (responsável pelo Núcleo de Apoio à Inclusão, Universidade do Porto, Portugal), Cássia Sofiato (Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil), e o orador Joaquim Melro (Diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio e investigador da Universidade de Lisboa, Portugal), que refletiram e discutiram, numa perspetiva de análise longitudinal e comparada, a complexidade epistemológica, educativa e cultural que tem configurado os princípios e as práticas da educação inclusiva. O Colóquio foi moderado por Isabel Sanches, investigadora do CeiED e Professora Coordenadora da ESEL-IPLUSO.
Face ao interesse suscitado, que ultrapassou a capacidade de acolhimento da plataforma online onde se iniciou este Colóquio, limitada a 300 participantes, será disponibilizada, brevemente, a gravação vídeo do evento.
Leia aqui, na íntegra, o artigo publicado no jornal Público pela investigadora da equipa permanente do OP.Edu, Orlanda Tavares, centrado na análise das alterações, em discussão atualmente, no acesso ao ensino superior.