Realiza-se no próximo dia 25 de junho de 2025 (quarta-feira), a partir das 15h00 (horário de Portugal), com transmissão online, o segundo Colóquio do Ciclo temático Diversidade, Equidade, Inclusão, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação e dedicado ao tema Flexibilidade curricular, diversidade e inclusão: como garantir equidade no acesso ao currículo e ao sucesso?
O Colóquio propõe uma reflexão sobre políticas e práticas educativas que visam responder às necessidades de todos os/as alunos/as, respeitando a sua diversidade e promovendo a equidade no acesso ao currículo e ao sucesso escolar.
Este colóquio constitui uma oportunidade para professores/as, investigadores/as, decisores políticos e demais pessoas interessadas refletirem e dialogarem sobre como garantir que todos/as os/as alunos/as tenham oportunidades reais de aprender, participar e alcançar o sucesso escolar.
Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado para os/as professores/as participantes de Portugal como Ação de Curta Duração (ACD) ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial.
Pessoal não docente que atue nas escolas em Portugal, como psicólogos/as escolares, assistentes sociais, animadores/as sociais, entre outros, será emitido pelo CFEAS certificado de participação.
Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se obrigatoriamente neste link: https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/
O evento será realizado e transmitido online. A participação é livre.
Novas coordenadas de acesso: Meeting ID 876 8794 3153 Link https://us06web.zoom.us/j/87687943153?pwd=UEErMHn3RKfefByOlgm1nubXZEa4Du.1
15h00 – Abertura | Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED, Universidade Lusófona).
15h15 – Educação, direitos humanos e inclusão | Adriano Moura (CES, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal).
15h45 – Educação inclusiva: eliminação de barreiras e acesso ao currículo | Cássia Sofiato (Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil).
16h15 – Educação inclusiva e acesso equitativo ao currículo: Desafios à formação dos professores | Joaquim Melro (Diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio e investigador da Universidade de Lisboa, Portugal)
17h00 – Debate
17h45 – Comentários finais e encerramento | Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED, Universidade Lusófona).
Para esclarecimentos e dúvidas gerais sobre o Colóquio, ou para questões relacionadas com a certificação do Colóquio para efeitos de progressão na carreira docente contacte: geral@opedu.pt
O investigador, professor universitário e membro do Conselho Consultivo do Op.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação Almerindo Janela Afonso, deu recentemente uma entrevista à revista Práxis Educativa, conduzida pelas investigadoras Cristina Zukowsky Tavares e Mary Ângela Teixeira Brandalise, na qual partilha algumas das suas reflexões em torno da avaliação em educação.
“Muito embora devamos ter em conta as especificidades das realidades nacionais, sabemos que, pelo menos desde os anos 1980, as agendas neoliberais e neoconservadoras têm revelado algumas invariantes, que se mantêm e acentuam até hoje. No que diz respeito, sobretudo, à escola pública, trata-se de políticas de educação e de avaliação cujas orientações contêm, pelo menos implicitamente, uma grande desconfiança no trabalho docente, contribuindo para cercear ainda mais a sua já escassa autonomia relativa e a sua capacidade de decisão, impondo e diversificando avaliações externas estandardizadas, e, também, a vigilância panóptica sobre a gestão, o currículo oficial e as práticas pedagógicas. Tudo isso maximizado pela crescente plataformização do quotidiano escolar, com implicações várias nas interações profissionais e educacionais (…). Em relação à avaliação, mas não só, são políticas que têm maximizado os efeitos negativos da competição e comparação no mercado educacional, e a discriminação meritocrática e neodarwinista baseada na mera igualdade formal de oportunidades, tendendo a preservar interesses classistas, pouco ou nada compatíveis com os objetivos de uma escola democrática como bem comum.”
O excerto que partilhamos foi retirado dessa entrevista, que pode ser lida na íntegra aqui.
A educação ambiental no Brasil é um campo de estudos, práticas e investigação ainda em construção, apesar de sua vasta implementação nos diferentes espaços sociais: nas pesquisas científicas, na divulgação científica, nas organizações não-governamentais, junto dos movimentos sociais, nas escolas e nas universidades públicas. Com isso, procuraremos discutir a educação ambiental no Brasil, principalmente a partir da criação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) há mais de 25 anos e seu desenvolvimento a partir daí. Também trataremos de sua inserção nos diferentes espaços sociais, principalmente na escola pública, as diferentes tendências macropolítico-pedagógicas, e possibilidades concretas de ações educativas ambientais, fundamentadas numa perspetiva educativa crítica e anticapitalista.
Lilian Giacomini Cruz – UEMS/Campo Grande/Brasil
Leonardo Kaplan – UERJ/Rio de Janeiro/Brasil
Marcela de Moraes Agudo – UNESP/Botucatu/Brasil, investigadora visitante em estágio pós-doutoral no CES, Universidade de Coimbra
Rita Campos – CES, OP.Edu, Universidade de Coimbra
Inês Vieira – CeiED – OP.Edu, Universidade Lusófona
Ana Maria Seixas – CES, OpEdu, FPCE, Universidade de Coimbra
Ligação ZOOM para participar https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95481727558
Este documento, que apresenta resultados parcelares do projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal relativos à Recuperação das aprendizagens, acompanhamento e avaliação dos/as alunos/as do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, é um dos produtos que pode ser consultado na Comunidade RePeME do repositório digital multidisciplinar de acesso aberto Zenodo e no repositório de acesso aberto da Universidade de Harvard Harvard Dataverse.
A publicação inclui respostas de dirigentes e professores/as de Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas (AE/ENA), da rede pública nacional, a inquéritos por questionário aplicados entre 10 de outubro de 2023 e 6 de dezembro de 2023 (primeira vaga de inquirição), e resultados do grupo de discussão focalizada realizado no dia 10 de janeiro de 2024 e que reuniu 14 participantes, entre professores/as e dirigentes, 12 de AE/ENA da Área Metropolitana do Porto e dois da Área Metropolitana de Lisboa.