Este website, disponibilizado ao público em junho de 2022, sucedeu ao anterior website do OP. Edu, em funcionamento desde 2011 e até essa data, cujos conteúdos podem ser consultados na íntegra aqui, com acesso aberto a publicações (relatórios, livros, artigos e recensões), projetos e eventos realizados
Créditos da imagem: Nick Fewings para Unsplash
Realiza-se no próximo dia 22 de janeiro, às 18H00, com transmissão online, o quarto Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro.
Neste Colóquio, o investigador Almerindo Janela Afonso (Universidade do Minho) e a investigadora Natália Alves (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa) refletirão e discutirão os temas da avaliação emancipatória e do ensino profissionalizante, num balanço crítico sobre os contributos da Revolução de Abril.
O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e da investigadora Ana Maria Seixas (OP.Edu-CES), que terá a cargo a Moderação do debate.
O evento, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, será realizado e transmitido online. A participação é livre. Link de acesso aqui Meeting ID: 935 8641 8871 Password: 303231
Realiza-se, no próximo dia 7 de março de 2024 (quinta-feira), o Seminário Avaliação e didática. Situação e perspetivas. O evento é organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a Secção Autónoma de Educação e Formação Geral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, contando com a parceria do Centro de Formação de Escolas António Sérgio.
Tomando como ponto de partida a recente publicação pela Peter Lang do livro Évaluation et didactique : un dialogue critique, de Daniel Bart, este Seminário visa abrir um espaço de análise e debate sobre questões relacionadas com o estatuto epistemológico de uma disciplina de avaliação, e sobre o seu caráter mais científico, mais prático ou mais político, e as suas relações com a didática.
Serão apresentadas experiências – tanto em França como em Portugal – de cruzamento interdisciplinar e analisados os desafios didáticos da avaliação de competências. Por outro lado, considerando que a didática e a avaliação dos conhecimentos dos/as alunos/as nem sempre são consideradas de forma harmoniosa, com implicações diretas nas relações entre ambas, serão problematizadas algumas destas relações, nomeadamente, perspetivas que são socialmente partilhadas, a forma como os/as professores/as se apropriam da relação entre ambas e diferentes visões que a avaliação pode assumir face à didática.
PROGRAMA
PAINEL 1 –15h00 – 17h15
Avaliação e didática: um diálogo crítico
Portugal e França: diálogos, cruzamentos e experiências interdisciplinares de ensino e de aprendizagem
PAINEL 2 – 17h30 -19h00
Desafios didáticos da avaliação de conhecimentos e competênciasModeração: Maria Neves Gonçalves | Escola Superior de Educação do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia, CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Revista Lusófona de Educação
Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio (CFEAS), este evento encontra-se certificado como ACD ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. O evento é gratuito para os docentes, mas de inscrição obrigatória neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/ Caso nunca tenha realizado formação com o CFEAS, comece por fazer um novo registo.
Link para acesso online ao Seminário aqui Meeting ID: 954 3647 9698 Password: 640040
Para esclarecimentos e dúvidas sobre o Seminário e acesso à plataforma Zoom contacte: geral@opedu.pt
Organização
Parceiro
No quadro das suas atividades de investigação, realizou-se no passado dia 10 de janeiro de 2024, no Centro Universitário do Porto da Universidade Lusófona, o primeiro dos grupos de discussão previstos no projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal.
O grupo de discussão, focalizado no eixo da recuperação das aprendizagens, acompanhamento e avaliação dos/as alunos/as, visou a análise de resultados preliminares dos inquéritos que estão a ser aplicados a nível nacional sobre as mudanças pós-pandemia no ensino básico.
Participaram na discussão 14 professores/as e dirigentes de escolas do Porto e de Lisboa. A equipa de projeto contou com a colaboração de Clara Craveiro, investigadora do CeiED e Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, na identificação dos participantes de escolas da Área Metropolitana do Porto, e com o apoio do consultor do projeto Daniel Bart, professor catedrático da Universidade de Lille e investigador do CIREL – Centre interuniversitaire de recherche en éducation de Lille, na elaboração do script e organização dos trabalhos. A equipa acolheu, ainda, Geanine Escobar, investigadora em formação/Doutoranda em Museologia da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, que assistiu ao desenvolvimento dos trabalhos como observadora não participante.
O research brief, com os resultados preliminares dos inquéritos e intervenções dos/as participantes neste grupo de discussão, será disponibilizado brevemente.