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EM DIRETO: Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as

Assista em direto à I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidade e Perspetivas em Debate:

I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate  acreditada como ação de formação de curta duração

 

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, a I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate,  encontra-se certificada, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio) para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial.

Alertamos que a certificação exige a presença na totalidade das horas previstas da formação (síncronas e/ou assíncronas), bem como a participação/realização na/da totalidade das atividades previstas.

Os/as  interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se neste link: https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/
     

23 de setembro de 2022 | Auditório José Araújo | Universidade Lusófona

 

A I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate, organizada pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, a ESEL – Escola Superior de Educação da Lusofonia do IPLUSO e o IE – Instituto de Educação da Universidade Lusófona, realiza-se no dia 23 de setembro de 2022, no Auditório José Araújo da Universidade Lusófona, em Lisboa.

A participação é livre, mas sujeita à disponibilidade de lugares e com inscrição obrigatória para: https://forms.gle/5LuakAKP7v2ud5yh6 A lotação do Auditório está, neste momento, esgotada. As inscrições recebidas e que ainda não foram confirmadas pela Comissão Organizadora encontram-se em lista de espera e a ser geridas em função das desistências que eventualmente ocorram. Todos os participantes em lista de espera receberão uma informação final sobre o estado da sua inscrição até ao próximo dia 21 de setembro.

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio) para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. Alertamos que a certificação exige a presença na totalidade das horas previstas da formação (síncronas e/ou assíncronas), bem como a participação/realização na/da totalidade das atividades previstas.

Os/as  interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/  

Programa 

09:00 | Receção dos/as participantes

09:30 | Sessão de abertura

Mário Caneva Moutinho – Reitor da Universidade Lusófona

Teresa Teixeira Lopo – CeiED/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação

Ana Maria Seixas – CES/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação

 

10:30 | Painel 1: Acesso à profissão de educador/a de infância e de professor/a

Carlos Ceia –  Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Maria João Cardona – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Vítor Duarte Teodoro – Instituto da Educação da Universidade Lusófona

Moderação: Inês Vieira (OP.Edu, CeiED) e  João Filipe Matos (IE–Universidade Lusófona, CeiED)

 

11:30 | Pausa-café

 

12:00 | Painel 2: Planos de estudo da formação inicial de educadores/as de infância e professores/as: Limites e mudanças necessárias

Joaquim Escola – Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Assunção Flores – Instituto de Educação da Universidade do Minho

Moderação: Clara Craveiro (OP.Edu, CeiED, ESEPF) e Constança Vasconcelos (IE–Universidade Lusófona)

 

13:00 | Pausa-almoço

 

14:30 | Painel 3: Iniciação à prática profissional / Prática de ensino supervisionada: O papel das instituições, dos/as educadores/as de infância e dos/as professores/as cooperantes de estágio

Sílvia Berény – OSMOPE – Organização Social do Movimento das Pontes Educativas

Elizabete Eufémia – Associação Tempos Brilhantes

Conceição Ramos  – Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho

Moderação:  Ana Paula Gomes ( OP.Edu, CeiED, ESEPF) e Nuno Mantas (Agrupamento de Escolas da Boa Água)

 

15:30 | Pausa-café

 

16:00 | Painel 4: O choque com a realidade profissional: Experiências de educadores/as de infância e professores/as recém-formados/as

Ana Lima –  ex-aluna de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico

Leonor Teixeira da Rocha – ex-aluna de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico

Viviana Rodrigues – ex-aluna de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Moderação: Isabel Sanches (Escola Superior de Educação do IPLUSO, CeiED) e João Gouveia (OP.Edu, CeiED, ESEPF)

 

17:00 | Painel 5: Formação inicial de educadores/as de infância e de professores/as: Questões críticas e oportunidades

Dalila Lino – Escola Superior de Educação do IPL – Politécnico de Lisboa

Ernesto Candeias Martins – Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Castelo Branco

Maria João Mogarro – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Moderação: Maria Neves Gonçalves (Escola Superior de Educação do IPLUSO, CeiED) e Arlinda Cabral (IE–Universidade Lusófona, CeiED)

 

18:00 | Síntese dos trabalhos

Inês Vieira – CeiED/Observatório das Políticas de Educação e Formação

 

18:15 | Encerramento: Um novo contrato social para a formação inicial de professores/as e de educadores/as de infância

António Teodoro –  Instituto de Educação da Universidade Lusófona

 

Para esclarecimentos e dúvidas contacte: geral@opedu.pt

Coordenação da Comissão Organizadora: Clara Craveiro (OP. Edu, CeiED, ESEPF), Inês Vieira (OP. Edu – Equipa Permanente, CeiED), José Viegas Brás (IE-Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO, CeiED), Maria Neves Gonçalves (ESEL-IPLUSO, CeiED) e Teresa Teixeira Lopo (OP. Edu – Direção, CeiED).

 

Parceiro

 

Chamada de artigos | Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e (re)produção de sentidos na investigação em educação

 

Chamada de artigos para o dossiê temático Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e(re)produção de sentidos na investigação em educação da Revista Lusófona de Educação.

Esta proposta de dossier temático visa a receção de contribuições que problematizem (a lista não é exaustiva):

  1. O funcionamento discursivo e os mecanismos de construção da autoridade nos discursos institucionais sobre a Escola e/ou os sistemas educativos;
  2. A receção dos discursos institucionais de autoridade pela comunidade científica das ciências da educação e os efeitos produzidos no discurso da investigação em educação;
  3. O contradiscurso sobre a Escola e/ou os sistemas educativos, o seu funcionamento discursivo e os seus limites;
  4. Casos e contextos específicos de utilização ou de discussão de discursos de autoridade na educação;
  5. Representações, figuras, agentes, tipos de textos suscetíveis de gerar discursos de autoridade na educação;
  6. A contribuição dos investigadores em educação para as diferentes formas de discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: relatórios de organizações internacionais ou nacionais, currículos, avaliações escolares, prescrições profissionais, livros didáticos, formação de professores, etc.;
  7. Os posicionamentos e a circulação dos atores da educação (investigadores, peritos, políticos, dirigentes, professores, formadores, ativistas, etc.) nos lugares de elaboração dos discursos de autoridade sobre a Escola e o questionamento das suas fronteiras.
Editores convidados: Luís Manuel Bernardo (CHAM, Universidade Nova de Lisboa, Portugal), Daniel Bart (Théodile-CIREL, Université de Lille, França) e Teresa Teixeira Lopo (CeiED-OP.Edu, Universidade Lusófona, Portugal).

Línguas de submissão dos textos: português, francês, inglês e castelhano.

Datas importantes: Submissão: até 30 de novembro de 2022; Avaliação:  até 28 de fevereiro de 2023; Publicação: durante o primeiro semestre de 2023.

Informações detalhadas sobre esta chamada podem ser consultadas aqui

A RLE está indexada na SCOPUS. H index 10, Q3, IF ( 0,215 ).