O Encontro O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação terá lugar no próximo dia 25 de maio, com início às 14h30, no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona.
Para Amílcar Cabral, a educação constituía a “primeira arma” para a liberdade e o desenvolvimento do potencial e das capacidades das crianças, jovens e adultos, por forma a concretizarem projetos de vida dignos, justos e emancipadores. De igual forma, a educação constituía um fator incontornável para o processo de desenvolvimento e de transformação social das condições materiais de vida das sociedades africanas, em resultado dos seus impactos nas dimensões económica, política, histórica, cultural, étnico-linguística e identitária.
Para que seja possível conhecer o pensamento de Amílcar Cabral e a(s) sua(s) influência no campo educativo, em geral, e nas políticas educativas, em particular, torna-se necessário conhecer “a vida e obra”, o “contexto sociocultural e económico-político revolucionário” no qual viveu e que “reflexões e perspetivas futuras” vislumbrava Amílcar Cabral para as sociedades africanas e para todos os Povos que pretendiam se comprometer com a “liberdade de pensamento” e com a “liberdade de ação”.
É neste quadro que a Research and Learning Community (ReLeCo) Núcleo de Estudos Africanos – Educação e Sociedade (ReLeCo NEA-ES), em colaboração com a ReLeCo CEM – Cultura(s), Educação e Memória(s), a ReLeCo Sociomuseologia, a Cátedra UNESCO Educação, Cidadania e Diversidade Cultural e o Observatório das Políticas de Educação e Formação (OP. Edu), organizam o este Encontro, que pretende proporcionar um momento de diálogo, reflexão, análise e apropriação da vida e obra de Amílcar Cabral.
O evento, que se realiza na data que assinala o Dia Mundial de África, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, tem como destinatários investigadores e académicos, professores, estudantes de doutoramento, mestrado e licenciatura, instituições da sociedade civil e movimentos sociais, com interesse nos estudos sobre a educação em África, e todos quantos queiram conhecer “quem foi”, “quem é” e “quem se está a tornar”, no campo epistemológico e científico educativo, Amílcar Cabral e o seu pensamento.
Programa14H30 | Receção dos convidados e dos participantes
15H00 | Sessão de abertura
17H00 | Encerramento dos trabalhos
A participação é gratuita, sujeita à disponibilidade de lugares no Auditório.
Apresentação
O seminário tem como tema a Educação pública Superior no Brasil, abordando em especial dois aspetos: a expansão e a evasão. Acerca do primeiro aspeto, pretende-se fazer uma análise regionalizada da expansão e interiorização das instituições Federais de Ensino Superior no território tendo por referência o volume de matrículas e o perfil dos graduados. Ao publicar um exame detalhado do perfil regional dos estudantes de graduação presencial, espera-se demonstrar a significativa contribuição que esta política pública de ensino superior exerceu para o processo de inclusão social, pesquisa e formação profissional no Brasil. Abordar-se-á também a evasão, problematizando o uso vigente das definições e mensuradores para avaliar as instituições. Tais usos têm sido frequentemente alinhados a uma perspetiva quantitativista, fiscalista e de marcada colonialidade. Pretende-se trazer ao centro balizas da ordem do direito à educação e das finalidades da educação superior.
Programa
– Expansão, inclusão e interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior: um projeto inconcluso do Brasil – Eduardo Nunes Guimarães (professor no Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia, investigador visitante em estágio pós-doutoral no CES) – Quando a evasão é um problema? Revendo as políticas públicas para a educação superior – Leonardo Barbosa e Silva (professor no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, investigador visitante em estágio pós-doutoral no CES)Este seminário integra-se nas atividades do Op.Edu | Observatório de Políticas de Educação e Formação, em parceria com o CC.EDU | Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação.
Realiza-se no próximo dia 8 de novembro no CES Alta – Sala 1 – com início às 10H00, a Roda de Conversa Práticas de educação anti-opressiva
Esta roda de conversa pretende promover um diálogo sobre práticas de ensino pautadas numa conceção de educação anti-opressiva. Será um espaço para o debate de práticas pedagógicas que desafiam as hierarquias que mantêm as desigualdades sociais através de relações desiguais de poder e que, portanto, procuram enfrentar injustiças que marginalizam e prejudicam indivíduos e grupos sociais.
A roda de conversa partirá de uma exposição inicial sobre alguns exemplos de propostas de educação anti-opressiva elaboradas no âmbito de uma pesquisa de doutoramento, para em seguida dialogar sobre a premente ampliação e consolidação de práticas anti-opressivas de educação num contexto mais global.Informações adicionais sobre este evento podem ser consultadas aqui
A I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate, organizada pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, a ESEL – Escola Superior de Educação da Lusofonia do IPLUSO e o IE – Instituto de Educação da Universidade Lusófona, realiza-se no dia 23 de setembro de 2022, no Auditório José Araújo da Universidade Lusófona, em Lisboa.
A participação é livre, mas sujeita à disponibilidade de lugares e com inscrição obrigatória para: https://forms.gle/5LuakAKP7v2ud5yh6 A lotação do Auditório está, neste momento, esgotada. As inscrições recebidas e que ainda não foram confirmadas pela Comissão Organizadora encontram-se em lista de espera e a ser geridas em função das desistências que eventualmente ocorram. Todos os participantes em lista de espera receberão uma informação final sobre o estado da sua inscrição até ao próximo dia 21 de setembro.
Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio) para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. Alertamos que a certificação exige a presença na totalidade das horas previstas da formação (síncronas e/ou assíncronas), bem como a participação/realização na/da totalidade das atividades previstas.
Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/Programa
09:00 | Receção dos/as participantes09:30 | Sessão de abertura
Mário Caneva Moutinho – Reitor da Universidade Lusófona
Teresa Teixeira Lopo – CeiED/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação
Ana Maria Seixas – CES/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação
10:30 | Painel 1: Acesso à profissão de educador/a de infância e de professor/a
Carlos Ceia – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de LisboaMaria João Cardona – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
Vítor Duarte Teodoro – Instituto da Educação da Universidade LusófonaModeração: Inês Vieira (OP.Edu, CeiED) e João Filipe Matos (IE–Universidade Lusófona, CeiED)
11:30 | Pausa-café
12:00 | Painel 2: Planos de estudo da formação inicial de educadores/as de infância e professores/as: Limites e mudanças necessárias
Joaquim Escola – Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Assunção Flores – Instituto de Educação da Universidade do Minho
Moderação: Clara Craveiro (OP.Edu, CeiED, ESEPF) e Constança Vasconcelos (IE–Universidade Lusófona)
13:00 | Pausa-almoço
14:30 | Painel 3: Iniciação à prática profissional / Prática de ensino supervisionada: O papel das instituições, dos/as educadores/as de infância e dos/as professores/as cooperantes de estágio
Sílvia Berény – OSMOPE – Organização Social do Movimento das Pontes Educativas
Elizabete Eufémia – Associação Tempos Brilhantes
Conceição Ramos – Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
Moderação: Ana Paula Gomes ( OP.Edu, CeiED, ESEPF) e Nuno Mantas (Agrupamento de Escolas da Boa Água)
15:30 | Pausa-café
16:00 | Painel 4: O choque com a realidade profissional: Experiências de educadores/as de infância e professores/as recém-formados/as
Ana Lima – ex-aluna de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico
Leonor Teixeira da Rocha – ex-aluna de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico
Viviana Rodrigues – ex-aluna de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Moderação: Isabel Sanches (Escola Superior de Educação do IPLUSO, CeiED) e João Gouveia (OP.Edu, CeiED, ESEPF)
17:00 | Painel 5: Formação inicial de educadores/as de infância e de professores/as: Questões críticas e oportunidades
Dalila Lino – Escola Superior de Educação do IPL – Politécnico de Lisboa
Ernesto Candeias Martins – Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Castelo Branco
Maria João Mogarro – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Moderação: Maria Neves Gonçalves (Escola Superior de Educação do IPLUSO, CeiED) e Arlinda Cabral (IE–Universidade Lusófona, CeiED)
18:00 | Síntese dos trabalhos
Inês Vieira – CeiED/Observatório das Políticas de Educação e Formação
18:15 | Encerramento: Um novo contrato social para a formação inicial de professores/as e de educadores/as de infância
António Teodoro – Instituto de Educação da Universidade Lusófona
Para esclarecimentos e dúvidas contacte: geral@opedu.pt
Coordenação da Comissão Organizadora: Clara Craveiro (OP. Edu, CeiED, ESEPF), Inês Vieira (OP. Edu – Equipa Permanente, CeiED), José Viegas Brás (IE-Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO, CeiED), Maria Neves Gonçalves (ESEL-IPLUSO, CeiED) e Teresa Teixeira Lopo (OP. Edu – Direção, CeiED).
Parceiro
Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, a I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate, encontra-se certificada, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio) para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial.
Alertamos que a certificação exige a presença na totalidade das horas previstas da formação (síncronas e/ou assíncronas), bem como a participação/realização na/da totalidade das atividades previstas.