Realiza-se, no próximo dia 7 de março de 2024 (quinta-feira), o Seminário Avaliação e didática. Situação e perspetivas. O evento é organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a Secção Autónoma de Educação e Formação Geral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, contando com a parceria do Centro de Formação de Escolas António Sérgio.
Tomando como ponto de partida a recente publicação pela Peter Lang do livro Évaluation et didactique : un dialogue critique, de Daniel Bart, este Seminário visa abrir um espaço de análise e debate sobre questões relacionadas com o estatuto epistemológico de uma disciplina de avaliação, e sobre o seu caráter mais científico, mais prático ou mais político, e as suas relações com a didática.
Serão apresentadas experiências – tanto em França como em Portugal – de cruzamento interdisciplinar e analisados os desafios didáticos da avaliação de competências. Por outro lado, considerando que a didática e a avaliação dos conhecimentos dos/as alunos/as nem sempre são consideradas de forma harmoniosa, com implicações diretas nas relações entre ambas, serão problematizadas algumas destas relações, nomeadamente, perspetivas que são socialmente partilhadas, a forma como os/as professores/as se apropriam da relação entre ambas e diferentes visões que a avaliação pode assumir face à didática.
PROGRAMA
PAINEL 1 –15h00 – 17h15
Avaliação e didática: um diálogo crítico
Portugal e França: diálogos, cruzamentos e experiências interdisciplinares de ensino e de aprendizagem
PAINEL 2 – 17h30 -19h00
Desafios didáticos da avaliação de conhecimentos e competênciasModeração: Maria Neves Gonçalves | Escola Superior de Educação do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia, CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Revista Lusófona de Educação
Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio (CFEAS), este evento encontra-se certificado como ACD ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. O evento é gratuito para os docentes, mas de inscrição obrigatória neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/ Caso nunca tenha realizado formação com o CFEAS, comece por fazer um novo registo.
Link para acesso online ao Seminário aqui Meeting ID: 954 3647 9698 Password: 640040
Para esclarecimentos e dúvidas sobre o Seminário e acesso à plataforma Zoom contacte: geral@opedu.pt
Organização
Parceiro
Realiza-se, no próximo dia 11 de janeiro de 2024 (quinta-feira), em modalidade online, o Seminário PISA 2022. Discursos, verdade dos números e mudanças pós-pandemia na educação, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a Secção Autónoma de Educação e Formação Geral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
PROGRAMA
Um mês depois da divulgação pela OCDE- Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico dos resultados da última edição do PISA – Programme for International Student Assessment, o Seminário visa abrir um espaço de partilha e debate informado sobre a regulação das políticas educativas por meio dos designados International Large-Scale Assessments (ILSAs), de que o PISA é o mais icónico representante.
Principais temas de discussão: os números do PISA 2022 e as mudanças pós-pandemia na educação; a relação entre a participação de Portugal no PISA e a melhoria dos seus níveis de equidade; os discursos do PISA e as limitações conceptuais e metodológicas que o Programa tem colocado à investigação em educação.
PAINEL 1 – 15h00-16h45
Helena Hinke Dobrochinski Cândido – Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Helsínquia, Helsinki Inequality Initiative | As implicações políticas do PISA sob o ângulo da educação comparada
Gil Nata e Tiago Neves – CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto | Equidade e a sua relação com o PISA
Daniel Bart – Universidade de Lille, CIREL – Centre Interuniversitaire de Recherche en Education de Lille | Le discours du PISA : quelques limites pour la recherche en éducation/O discurso do PISA: alguns limites para a investigação em educação
PAINEL 2 – 17h00-19h00
Teresa Teixeira Lopo – Universidade Lusófona, OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação | Os números do PISA 2022 e as mudanças pós-pandemia no ensino básico: primeiros resultados de um inquérito nacional a professores e dirigentes escolares
António Teodoro – Universidade Lusófona, CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento | As fontes teóricas da abordagem da OCDE. Limitações e importância de uma alternativa humanista
Luís Manuel A. V. Bernardo – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Secção Autónoma de Educação e Formação Geral | Prescrever para quantificar: o PISA e as oito competências para o século XXI
Moderação: Raquel Pereira Henriques – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Secção Autónoma de Educação e Formação Geral
Link para acesso online ao Seminário aqui Meeting ID: 919 1544 6157 Password: 770227
Para esclarecimentos e dúvidas contacte: geral@opedu.pt
Organização
Parceiro
No próximo dia 5 de Dezembro, às 14h30, na Sala 1 – CES Alta, decorrerá o primeiro seminário do ciclo de Seminários Internacionais do Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação (CC.Edu), subordinado ao tema Divulgação científica em espaços não formais de ensino para promoção de sustentabilidade e inclusão de pessoas. O Seminário será apresentado por Magnólia Araújo, Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-Brasil), com comentários a cargo da investigadora e codiretora do OP.Edu Ana Maria Seixas.
Mais informações sobre o evento podem ser consultadas aqui
Apresentação
O seminário tem como tema a Educação pública Superior no Brasil, abordando em especial dois aspetos: a expansão e a evasão. Acerca do primeiro aspeto, pretende-se fazer uma análise regionalizada da expansão e interiorização das instituições Federais de Ensino Superior no território tendo por referência o volume de matrículas e o perfil dos graduados. Ao publicar um exame detalhado do perfil regional dos estudantes de graduação presencial, espera-se demonstrar a significativa contribuição que esta política pública de ensino superior exerceu para o processo de inclusão social, pesquisa e formação profissional no Brasil. Abordar-se-á também a evasão, problematizando o uso vigente das definições e mensuradores para avaliar as instituições. Tais usos têm sido frequentemente alinhados a uma perspetiva quantitativista, fiscalista e de marcada colonialidade. Pretende-se trazer ao centro balizas da ordem do direito à educação e das finalidades da educação superior.
Programa
– Expansão, inclusão e interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior: um projeto inconcluso do Brasil – Eduardo Nunes Guimarães (professor no Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia, investigador visitante em estágio pós-doutoral no CES)– Quando a evasão é um problema? Revendo as políticas públicas para a educação superior – Leonardo Barbosa e Silva (professor no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, investigador visitante em estágio pós-doutoral no CES)
Este seminário integra-se nas atividades do Op.Edu | Observatório de Políticas de Educação e Formação, em parceria com o CC.EDU | Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação.
Realiza-se no próximo dia 8 de novembro no CES Alta – Sala 1 – com início às 10H00, a Roda de Conversa Práticas de educação anti-opressiva
Esta roda de conversa pretende promover um diálogo sobre práticas de ensino pautadas numa conceção de educação anti-opressiva. Será um espaço para o debate de práticas pedagógicas que desafiam as hierarquias que mantêm as desigualdades sociais através de relações desiguais de poder e que, portanto, procuram enfrentar injustiças que marginalizam e prejudicam indivíduos e grupos sociais.
A roda de conversa partirá de uma exposição inicial sobre alguns exemplos de propostas de educação anti-opressiva elaboradas no âmbito de uma pesquisa de doutoramento, para em seguida dialogar sobre a premente ampliação e consolidação de práticas anti-opressivas de educação num contexto mais global.Informações adicionais sobre este evento podem ser consultadas aqui