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Conferências e Seminários

ONLINE | Educação Ambiental, Políticas e Escola Pública: Fundamentos e Possibilidades no Contexto Brasileiro | 8 de maio de 2025 | 14H00 (GMT+1)

A educação ambiental no Brasil é um campo de estudos, práticas e investigação ainda em construção, apesar de sua vasta implementação nos diferentes espaços sociais: nas pesquisas científicas, na divulgação científica, nas organizações não-governamentais, junto dos movimentos sociais, nas escolas e nas universidades públicas. Com isso, procuraremos discutir a educação ambiental no Brasil, principalmente a partir da criação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) há mais de 25 anos e seu desenvolvimento a partir daí. Também trataremos de sua inserção nos diferentes espaços sociais, principalmente na escola pública, as diferentes tendências macropolítico-pedagógicas, e possibilidades concretas de ações educativas ambientais, fundamentadas numa perspetiva educativa crítica e anticapitalista.

Orador/as

Lilian Giacomini Cruz – UEMS/Campo Grande/Brasil

Leonardo Kaplan – UERJ/Rio de Janeiro/Brasil

Marcela de Moraes Agudo – UNESP/Botucatu/Brasil, investigadora visitante em estágio pós-doutoral no CES, Universidade de Coimbra

Comentários

Rita Campos – CES, OP.Edu, Universidade de Coimbra

Inês Vieira – CeiED – OP.Edu, Universidade Lusófona

Moderação

Ana Maria Seixas – CES, OpEdu, FPCE, Universidade de Coimbra

Participação

Ligação ZOOM para participar https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95481727558

II Conferência Nacional: Formação Inicial de Educadores/as e Professores/as | 17 de outubro de 2024 | Programa

A II Conferência Nacional Formação Inicial de Professores/as e Educadores/as: Realidade e Perspetivas em Debate, organizada pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, a ESEL – Escola Superior de Educação da Lusofonia do IPLUSO e o IE – Instituto de Educação da Universidade Lusófona, realiza-se no próximo dia 17 de outubro de 2024.

O evento será realizado no Auditório José Araújo, situado no Edifício da Biblioteca da Universidade Lusófona (Campo Grande, 376, em Lisboa), com transmissão online, via Zoom, através do seguinte link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94240604717

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial.

II Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate (Módulo 1)

II Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate (Módulo 2)

Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se obrigatoriamente neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/ e inscreverem-se nos módulos que pretendem realizar.

PROGRAMA

09:30 | Receção dos/as participantes

MÓDULO I

10:00 | SESSÃO DE ABERTURA
  • Ana Maria Seixas – CES/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação
  • Teresa Teixeira Lopo – CeiED/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação
10:30 | PAINEL 1: ACESSO À PROFISSÃO DE EDUCADOR/A DE INFÂNCIA E DE PROFESSOR/A
  • Luís Manuel Bernardo – Secção Autónoma de Educação e Formação Geral, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
  • Cristina Mesquita – CITED, Instituto Politécnico de Bragança
  • José Manuel Silva – Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP)
  • Moderação: Clara Craveiro (OP. Edu, CeiED, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti)
11:30 | Pausa-café 12:00 | PAINEL 2: PLANOS DE ESTUDO DA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES/AS DE INFÂNCIA E PROFESSORES/AS: LIMITES E MUDANÇAS NECESSÁRIAS
  • João Filipe Matos – Instituto de Educação, Universidade Lusófona
  • Luís Mestre – Associação Movimento da Escola Moderna (MEM)
  • Luís Ribeiro – Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI)
  • Moderação: José Viegas Brás (Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO, CeiED)
13:00 | Pausa-almoço

MÓDULO II

14:30 | PAINEL 3: O CHOQUE COM A REALIDADE PROFISSIONAL: EXPERIÊNCIAS DE EDUCADORES/AS DE INFÂNCIA E PROFESSORES/AS RECÉM-FORMADOS/AS
  • Rita Fidalgo – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
  • Sara Costa – Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Instituto de Educação, Universidade Lusófona
  • Moderação: Maria Neves Gonçalves (ESEL-IPLUSO, CeiED)
15:30 | Pausa-café 16:00 | PAINEL 4: FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES/AS DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES/AS: QUESTÕES CRÍTICAS E OPORTUNIDADES
  • Joaquim Melro – Centro de Formação de Escolas António Sérgio
  • Marta Araújo – Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
  • Moderação: Inês Vieira (CeiED/OP. Edu – Equipa Permanente)
17:00 | INTERVENÇÃO FINAL
  • António Teodoro – Instituto de Educação, Universidade Lusófona
17:30 | Encerramento

Para esclarecimentos e dúvidas contacte: geral@opedu.pt

Coordenação da Comissão Organizadora: Ana Maria Seixas (CES/OP.Edu – Direção), Clara Craveiro (OP. Edu, CeiED, ESEPF), Inês Vieira (CeiED/OP. Edu – Equipa Permanente), José Viegas Brás (IE-Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO, CeiED), Maria Neves Gonçalves (ESEL-IPLUSO, CeiED) e Teresa Teixeira Lopo (CeiED/OP. Edu – Direção).

Parceiro

Ciclo de Colóquios 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro | 19 de junho de 2024 – ONLINE – 15H00

Realiza-se no próximo dia 19 de junho (quarta-feira), às 15H00, com transmissão online, o quinto Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro.

Neste Colóquio, o investigador Luís Grosso Correia (Faculdade de Letras, Universidade do Porto) e o investigador José Viegas Brás (Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO) refletirão e discutirão os temas da consciência histórica dos jovens sobre a Revolução de Abril, e os desafios desse momento histórico para o lugar que o corpo passa a ocupar no espaço público, simultaneamente, numa perspetiva da identidade e da autoidentidade e como condição de uma nova cidadania que é preciso alcançar.

O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e da investigadora Sandra Duarte (ESEL-IPLUSO), que terá a cargo a Moderação do debate.

O evento, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a ESEL-IPLUSO – Escola Superior de Educação do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia, será realizado e transmitido online.

A participação é livre

Link de acesso aqui.

Meeting ID: 913 7595 2199
Password: 878385

Ciclo de Colóquios 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro | 22 de março de 2024 – ONLINE – 18H00

Realiza-se no próximo dia 22 de janeiro, às 18H00, com transmissão online, o quarto Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro.

Neste Colóquio, o investigador Almerindo Janela Afonso (Universidade do Minho) e a investigadora Natália Alves (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa) refletirão e discutirão os temas da avaliação emancipatória e do ensino profissionalizante, num balanço crítico sobre os contributos da Revolução de Abril.

O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e da investigadora Ana Maria Seixas (OP.Edu-CES), que terá a cargo a Moderação do debate.

O evento, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, será realizado e transmitido online. A participação é livre. Link de acesso aqui Meeting ID: 935 8641 8871 Password: 303231

Seminário avaliação e didática. Situação e perspetivas | 7 de março de 2024

Realiza-se, no próximo dia 7 de março de 2024 (quinta-feira), o Seminário Avaliação e didática. Situação e perspetivas. O evento é organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a Secção Autónoma de Educação e Formação Geral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, contando com a parceria do Centro de Formação de Escolas António Sérgio.

Tomando como ponto de partida a recente publicação pela Peter Lang do livro Évaluation et didactique : un dialogue critique, de Daniel Bart, este Seminário visa abrir um espaço de análise e debate sobre questões relacionadas com o estatuto epistemológico de uma disciplina de avaliação, e sobre o seu caráter mais científico, mais prático ou mais político, e as suas relações com a didática.

Serão apresentadas experiências – tanto em França como em Portugal – de cruzamento interdisciplinar e analisados os desafios didáticos da avaliação de competências. Por outro lado, considerando que a didática e a avaliação dos conhecimentos dos/as alunos/as nem sempre são consideradas de forma harmoniosa, com implicações diretas nas relações entre ambas, serão problematizadas algumas destas relações, nomeadamente, perspetivas que são socialmente partilhadas, a forma como os/as professores/as se apropriam da relação entre ambas e diferentes visões que a avaliação pode assumir face à didática.

PROGRAMA

PAINEL 1 – 15h00 – 17h15

Avaliação e didática: um diálogo crítico

  • Luís Manuel A. V. Bernardo | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Secção Autónoma de Educação e Formação Geral
  • Daniel Bart | Universidade de Lille, CIREL – Centre interuniversitaire de recherche en éducation de Lille
  • Teresa Teixeira Lopo | Universidade Lusófona, OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação

Portugal e França: diálogos, cruzamentos e experiências interdisciplinares de ensino e de aprendizagem

  • Christina Dechamps | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
  • Catherine Mendonça Dias | Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, Departamento de Didática do Francês como Língua Estrangeira
  • Luca Agostino | Ministério francês da Educação Nacional e da Juventude, Inspetor Pedagógico para a área da Matemática
  • Pascal Sanchez | Embaixada de França em Portugal, Adido para a Cooperação Linguística e Educativa

PAINEL 2 – 17h30 – 19h00

Desafios didáticos da avaliação de conhecimentos e competências

  • António Domingos | Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
  • Helena Rocha | Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
  • Alexandra Rodrigues | Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Moderação: Maria Neves Gonçalves | Escola Superior de Educação do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia, CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Revista Lusófona de Educação

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio (CFEAS), este evento encontra-se certificado como ACD ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. O evento é gratuito para os docentes, mas de inscrição obrigatória neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/. Caso nunca tenha realizado formação com o CFEAS, comece por fazer um novo registo.

Link para acesso online ao Seminário: aqui Meeting ID: 954 3647 9698 Password: 640040

Para esclarecimentos e dúvidas sobre o Seminário e acesso à plataforma Zoom contacte: geral@opedu.pt

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