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Conferências e Seminários

O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação | 25 de maio de 2023 – 14H30 | Universidade Lusófona – Auditório Agostinho da Silva

O Encontro  O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação terá lugar no próximo dia 25 de maio, com início às 14h30, no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona.

Para Amílcar Cabral, a educação constituía a “primeira arma” para a liberdade e o desenvolvimento do potencial e das capacidades das crianças, jovens e adultos, por forma a concretizarem projetos de vida dignos, justos e emancipadores. De igual forma, a educação constituía um fator incontornável para o processo de desenvolvimento e de transformação social das condições materiais de vida das sociedades africanas, em resultado dos seus impactos nas dimensões económica, política, histórica, cultural, étnico-linguística e identitária.

Para que seja possível conhecer o pensamento de Amílcar Cabral e a(s) sua(s) influência no campo educativo, em geral, e nas políticas educativas, em particular, torna-se necessário conhecer “a vida e obra”, o “contexto sociocultural e económico-político revolucionário” no qual viveu e que “reflexões e perspetivas futuras” vislumbrava Amílcar Cabral para as sociedades africanas e para todos os Povos que pretendiam se comprometer com a “liberdade de pensamento” e com a “liberdade de ação”.

É neste quadro que a Research and Learning Community (ReLeCo) Núcleo de Estudos Africanos – Educação e Sociedade (ReLeCo NEA-ES), em colaboração com a ReLeCo CEM – Cultura(s), Educação e Memória(s), a ReLeCo Sociomuseologia, a Cátedra UNESCO Educação, Cidadania e Diversidade Cultural e o Observatório das Políticas de Educação e Formação (OP. Edu), organizam o este Encontro, que pretende proporcionar um momento de diálogo, reflexão, análise e apropriação da vida e obra de Amílcar Cabral.

O evento, que se realiza na data que assinala o Dia Mundial de África, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, tem como destinatários investigadores e académicos, professores, estudantes de doutoramento, mestrado e licenciatura, instituições da sociedade civil e movimentos sociais, com interesse nos estudos sobre a educação em África, e todos quantos queiram conhecer “quem foi”, “quem é” e “quem se está a tornar”, no campo epistemológico e científico educativo, Amílcar Cabral e o seu pensamento.

Programa

14H30 | Receção dos convidados e dos participantes

15H00 | Sessão de abertura

  • Magnífico Reitor da Universidade Lusófona, José Bragança de Miranda
  • Diretor da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, António Costa Pinto
  • Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, António Teodoro
  • Coordenadora da Research and Learning Community “Estudos Africanos: Educação e Sociedade”, Arlinda Cabral
15H15 | O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação: apresentações e debate
  • Ângela Benoliel Coutinho, PhD História, Université Paris I Panthéon-Sorbonne, Paris, France. Investigadora no Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI/UNL). Autora da obra Os dirigentes do P.A.I.G.C. Da fundação à rutura 1956-1980.
  • Julião Soares Sousa, PhD História, Universidade de Coimbra. Investigador Auxiliar no Instituto de Investigação Interdisciplinar e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), Universidade de Coimbra. Autor da obra Amílcar Cabral (1924-1973) – Vida e Morte de um Revolucionário Africano
  • Fernanda Marques, Ministra do Ensino Superior, Ciência e Cultura de Cabo Verde (2010). Ministra da Educação e Desporto de Cabo Verde (2010-2016). Investigadora Independente. Consultora Sénior em Educação.
Moderação:
  • Maria Neves Gonçalves, ReLeCo CEM – Cultura(s), Educação e Memória(s)
  • Arlinda Cabral, ReLeCo NEA-ES Estudos Africanos – Educação e Sociedade
16H45 | Considerações finais
  • Judite Primo, CeiED – Cátedra UNESCO Educação, Cidadania e Diversidade Cultural
  • Teresa Teixeira Lopo, OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação
  • Arlinda Cabral, ReLeCo NEA-ES

17H00 | Encerramento dos trabalhos

A participação é gratuita, sujeita à disponibilidade de lugares no Auditório.

Seminário Educação Superior no Brasil: expansão, inclusão e permanência | 16 de maio de 2023 – 14H30 | Sala 2, CES | Alta

Apresentação

O seminário tem como tema a Educação pública Superior no Brasil, abordando em especial dois aspetos: a expansão e a evasão. Acerca do primeiro aspeto, pretende-se fazer uma análise regionalizada da expansão e interiorização das instituições Federais de Ensino Superior no território tendo por referência o volume de matrículas e o perfil dos graduados. Ao publicar um exame detalhado do perfil regional dos estudantes de graduação presencial, espera-se demonstrar a significativa contribuição que esta política pública de ensino superior exerceu para o processo de inclusão social, pesquisa e formação profissional no Brasil. Abordar-se-á também a evasão, problematizando o uso vigente das definições e mensuradores para avaliar as instituições. Tais usos têm sido frequentemente alinhados a uma perspetiva quantitativista, fiscalista e de marcada colonialidade. Pretende-se trazer ao centro balizas da ordem do direito à educação e das finalidades da educação superior.

Programa

– Expansão, inclusão e interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior: um projeto inconcluso do Brasil – Eduardo Nunes Guimarães (professor no Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia, investigador visitante em estágio pós-doutoral no CES) – Quando a evasão é um problema? Revendo as políticas públicas para a educação superior – Leonardo Barbosa e Silva (professor no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, investigador visitante em estágio pós-doutoral no CES)

Este seminário integra-se nas atividades do Op.Edu | Observatório de Políticas de Educação e Formação, em parceria com o CC.EDU | Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação.

Roda de Conversa | Práticas de educação anti-opressiva | 8 de novembro | Coimbra CES Alta – Sala 1 | 10H00-13H00

 

Realiza-se no próximo dia 8 de novembro no CES Alta – Sala 1 – com início às 10H00, a Roda de Conversa  Práticas de educação anti-opressiva

Esta roda de conversa pretende promover um diálogo sobre práticas de ensino pautadas numa conceção de educação anti-opressiva. Será um espaço para o debate de práticas pedagógicas que desafiam as hierarquias que mantêm as desigualdades sociais através de relações desiguais de poder e que, portanto, procuram enfrentar injustiças que marginalizam e prejudicam indivíduos e grupos sociais.

A roda de conversa partirá de uma exposição inicial sobre alguns exemplos de propostas de educação anti-opressiva elaboradas no âmbito de uma pesquisa de doutoramento, para em seguida dialogar sobre a premente ampliação e consolidação de práticas anti-opressivas de educação num contexto mais global.

Informações adicionais sobre este evento podem ser consultadas aqui

23 de setembro de 2022 | Auditório José Araújo | Universidade Lusófona

 

A I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate, organizada pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, a ESEL – Escola Superior de Educação da Lusofonia do IPLUSO e o IE – Instituto de Educação da Universidade Lusófona, realiza-se no dia 23 de setembro de 2022, no Auditório José Araújo da Universidade Lusófona, em Lisboa.

A participação é livre, mas sujeita à disponibilidade de lugares e com inscrição obrigatória para: https://forms.gle/5LuakAKP7v2ud5yh6 A lotação do Auditório está, neste momento, esgotada. As inscrições recebidas e que ainda não foram confirmadas pela Comissão Organizadora encontram-se em lista de espera e a ser geridas em função das desistências que eventualmente ocorram. Todos os participantes em lista de espera receberão uma informação final sobre o estado da sua inscrição até ao próximo dia 21 de setembro.

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio) para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. Alertamos que a certificação exige a presença na totalidade das horas previstas da formação (síncronas e/ou assíncronas), bem como a participação/realização na/da totalidade das atividades previstas.

Os/as  interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/  

Programa 

09:00 | Receção dos/as participantes

09:30 | Sessão de abertura

Mário Caneva Moutinho – Reitor da Universidade Lusófona

Teresa Teixeira Lopo – CeiED/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação

Ana Maria Seixas – CES/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação

 

10:30 | Painel 1: Acesso à profissão de educador/a de infância e de professor/a

Carlos Ceia –  Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Maria João Cardona – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Vítor Duarte Teodoro – Instituto da Educação da Universidade Lusófona

Moderação: Inês Vieira (OP.Edu, CeiED) e  João Filipe Matos (IE–Universidade Lusófona, CeiED)

 

11:30 | Pausa-café

 

12:00 | Painel 2: Planos de estudo da formação inicial de educadores/as de infância e professores/as: Limites e mudanças necessárias

Joaquim Escola – Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Assunção Flores – Instituto de Educação da Universidade do Minho

Moderação: Clara Craveiro (OP.Edu, CeiED, ESEPF) e Constança Vasconcelos (IE–Universidade Lusófona)

 

13:00 | Pausa-almoço

 

14:30 | Painel 3: Iniciação à prática profissional / Prática de ensino supervisionada: O papel das instituições, dos/as educadores/as de infância e dos/as professores/as cooperantes de estágio

Sílvia Berény – OSMOPE – Organização Social do Movimento das Pontes Educativas

Elizabete Eufémia – Associação Tempos Brilhantes

Conceição Ramos  – Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho

Moderação:  Ana Paula Gomes ( OP.Edu, CeiED, ESEPF) e Nuno Mantas (Agrupamento de Escolas da Boa Água)

 

15:30 | Pausa-café

 

16:00 | Painel 4: O choque com a realidade profissional: Experiências de educadores/as de infância e professores/as recém-formados/as

Ana Lima –  ex-aluna de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico

Leonor Teixeira da Rocha – ex-aluna de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico

Viviana Rodrigues – ex-aluna de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Moderação: Isabel Sanches (Escola Superior de Educação do IPLUSO, CeiED) e João Gouveia (OP.Edu, CeiED, ESEPF)

 

17:00 | Painel 5: Formação inicial de educadores/as de infância e de professores/as: Questões críticas e oportunidades

Dalila Lino – Escola Superior de Educação do IPL – Politécnico de Lisboa

Ernesto Candeias Martins – Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Castelo Branco

Maria João Mogarro – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Moderação: Maria Neves Gonçalves (Escola Superior de Educação do IPLUSO, CeiED) e Arlinda Cabral (IE–Universidade Lusófona, CeiED)

 

18:00 | Síntese dos trabalhos

Inês Vieira – CeiED/Observatório das Políticas de Educação e Formação

 

18:15 | Encerramento: Um novo contrato social para a formação inicial de professores/as e de educadores/as de infância

António Teodoro –  Instituto de Educação da Universidade Lusófona

 

Para esclarecimentos e dúvidas contacte: geral@opedu.pt

Coordenação da Comissão Organizadora: Clara Craveiro (OP. Edu, CeiED, ESEPF), Inês Vieira (OP. Edu – Equipa Permanente, CeiED), José Viegas Brás (IE-Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO, CeiED), Maria Neves Gonçalves (ESEL-IPLUSO, CeiED) e Teresa Teixeira Lopo (OP. Edu – Direção, CeiED).

 

Parceiro

 

I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate  acreditada como ação de formação de curta duração

 

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, a I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate,  encontra-se certificada, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio) para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial.

Alertamos que a certificação exige a presença na totalidade das horas previstas da formação (síncronas e/ou assíncronas), bem como a participação/realização na/da totalidade das atividades previstas.

Os/as  interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se neste link:https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/
     
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