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Ciclo de Colóquios 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro | Experiências de Educação Popular: O Centro de Estudos Educação e Cultura (C.E.E.C., Porto) | 27 de outubro – 15H00

 

Realiza-se no próximo dia 27 de outubro, às 15h00, no Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, o primeiro Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema Experiências de Educação Popular: O Centro de Estudos Educação e Cultura (C.E.E.C., Porto).

O período de transição democrática em Portugal, particularmente entre 25 de Abril de 1974 e 25 de Novembro de 1975, foi marcado por uma forte perceção de vivência utópica que incluía o campo educativo. Para aprofundar a construção democrática era necessário desenvolver diversas formas de participação, nomeadamente através da educação de adultos, potenciando o seu maior envolvimento na nova vida política do país. Nesse sentido, para além de iniciativas de cunho mais estatal, foram desenvolvidas diversas experiências de educação popular com organização local, promovidas por comissões de moradores, comissões de trabalhadores e outras organizações associativas com enfoque no campo cultural.

Neste Colóquio, dinamizado por Inês Vieira, iremos conversar sobre uma dessas experiências, no âmbito do Centro de Estudos de Educação e Cultura (C.E.E.C.), que funcionou no Porto no período de transição democrática. Para além da documentação disponível sobre o C.E.E.C. (boletins e jornal do Centro, artigos de imprensa), José Ferreira partilhará memórias da sua experiência enquanto elemento ativo do C.E.E.C. durante o seu funcionamento, situando as iniciativas de alfabetização no conjunto de atividades e dinâmicas locais desta organização, da animação cultural de comissões de moradores às ações de luta por habitação e ocupações para criação de equipamentos socioeducativos.

A participação no Colóquio é livre, mas limitada à disponibilidade de lugares e com inscrição prévia em: https://forms.gle/4KDn9XjWmgaRZWMM7

Conferência Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as reúne mais de 200 participantes

 

Realizou-se no dia 23 de setembro de 2022, a I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate aberta a uma audiência presencial e online e que reuniu mais de 200 participantes.

A Conferência permitiu a discussão qualificada e a reflexão em torno de vários temas, contrastando realidades e perspetivas, incluindo o acesso à profissão, os planos de estudo, e a iniciação à prática profissional de educadores/as de infância e professores/as.

A Conferência contou, na sua Sessão de Abertura, com intervenções do Reitor da Universidade Lusófona, Mário Caneva Moutinho, e de Teresa Teixeira Lopo e Ana Maria Seixas (CES), codiretoras do OP.Edu.

Seguiram-se as intervenções, desdobradas em vários Painéis,  de António Teodoro,  Diretor do CeiED  e do Instituto de Educação da Universidade Lusófona, Assunção Flores, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Carlos Ceia, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Dalila Lino, da Escola Superior de Educação do IPL – Politécnico de Lisboa, Ernesto Candeias Martins, da Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Castelo Branco, Joaquim Escola, da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Maria João Cardona, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Maria João Mogarro, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Vítor Duarte Teodoro, do Instituto da Educação da Universidade Lusófona.

No evento participaram, ainda, Sílvia Berény, da OSMOPE – Organização Social do Movimento das Pontes Educativas, Elizabete Eufémia, da Associação Tempos Brilhantes e Conceição Ramos, da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, bem como, as ex-alunas Ana Lima e Leonor Teixeira da Rocha do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e de Viviana Rodrigues do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade Lusófona,  que relataram as suas experiências recentes de transição e entrada na profissão docente.

As apresentações contaram com a moderação experiente dos investigadores do CeiED e do OP.Edu Ana Paula Gomes, Arlinda Cabral, Clara Craveiro,  Constança Vasconcelos, Inês Vieira, Isabel Sanches, João Filipe Matos, João Gouveia, Maria Neves Gonçalves e Nuno Mantas.

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, esta conferência foi certificada como Ação de Formação de Curta Duração (ACD), ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente de educadores/as de infância, docentes do ensino básico e secundário, e de educação especial.

A proposta apresentada por António Teodoro no encerramento dos trabalhos – Um novo contrato social para a formação inicial de professores – será disponibilizada brevemente para consulta pública de todos/as os interessados/as.

Investigadora do OP.Edu coordena Painel na 34th Annual CHER Conference

 

Sónia Cardoso, investigadora da Equipa Permanente do OP.Edu, participou na 34th Annual CHER Conference Sustainable and Responsive Higher Education, que decorreu nos passados dias 1 e 2 de setembro.

A investigadora coordenou e promoveu o Painel Creating responsive and sustainable models of doctoral education em colaboração com outras três investigadoras (Teresa Carvalho, da Universidade de Aveiro e CIPES – Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior,  Corina Balaban, da Universidade de Manchester, Reino Unido e Hatice Nuriler, da Universidade de  Aarhus, Dinamarca). Mais informações sobre a Conferência podem ser consultadas aqui

Sónia Cardoso será, também, uma das keynote speakers da 8th International Conference on Professional and Practice-based Doctorates Authentic and Transformative Learning in Practice-based Doctoral Education, que se realizará nos dias 30 e 31 de março de 2023 em York Racecourse, Inglaterra.  Mais informações sobre a conferência podem ser consultadas aqui

23 de setembro de 2022 | Auditório José Araújo | Universidade Lusófona

 

A I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate, organizada pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, a ESEL – Escola Superior de Educação da Lusofonia do IPLUSO e o IE – Instituto de Educação da Universidade Lusófona, realiza-se no dia 23 de setembro de 2022, no Auditório José Araújo da Universidade Lusófona, em Lisboa.

A participação é livre, mas sujeita à disponibilidade de lugares e com inscrição obrigatória para: https://forms.gle/5LuakAKP7v2ud5yh6 A lotação do Auditório está, neste momento, esgotada. As inscrições recebidas e que ainda não foram confirmadas pela Comissão Organizadora encontram-se em lista de espera e a ser geridas em função das desistências que eventualmente ocorram. Todos os participantes em lista de espera receberão uma informação final sobre o estado da sua inscrição até ao próximo dia 21 de setembro.

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio) para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. Alertamos que a certificação exige a presença na totalidade das horas previstas da formação (síncronas e/ou assíncronas), bem como a participação/realização na/da totalidade das atividades previstas.

Os/as  interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/  

Programa 

09:00 | Receção dos/as participantes

09:30 | Sessão de abertura

Mário Caneva Moutinho – Reitor da Universidade Lusófona

Teresa Teixeira Lopo – CeiED/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação

Ana Maria Seixas – CES/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação

 

10:30 | Painel 1: Acesso à profissão de educador/a de infância e de professor/a

Carlos Ceia –  Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Maria João Cardona – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Vítor Duarte Teodoro – Instituto da Educação da Universidade Lusófona

Moderação: Inês Vieira (OP.Edu, CeiED) e  João Filipe Matos (IE–Universidade Lusófona, CeiED)

 

11:30 | Pausa-café

 

12:00 | Painel 2: Planos de estudo da formação inicial de educadores/as de infância e professores/as: Limites e mudanças necessárias

Joaquim Escola – Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Assunção Flores – Instituto de Educação da Universidade do Minho

Moderação: Clara Craveiro (OP.Edu, CeiED, ESEPF) e Constança Vasconcelos (IE–Universidade Lusófona)

 

13:00 | Pausa-almoço

 

14:30 | Painel 3: Iniciação à prática profissional / Prática de ensino supervisionada: O papel das instituições, dos/as educadores/as de infância e dos/as professores/as cooperantes de estágio

Sílvia Berény – OSMOPE – Organização Social do Movimento das Pontes Educativas

Elizabete Eufémia – Associação Tempos Brilhantes

Conceição Ramos  – Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho

Moderação:  Ana Paula Gomes ( OP.Edu, CeiED, ESEPF) e Nuno Mantas (Agrupamento de Escolas da Boa Água)

 

15:30 | Pausa-café

 

16:00 | Painel 4: O choque com a realidade profissional: Experiências de educadores/as de infância e professores/as recém-formados/as

Ana Lima –  ex-aluna de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico

Leonor Teixeira da Rocha – ex-aluna de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico

Viviana Rodrigues – ex-aluna de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Moderação: Isabel Sanches (Escola Superior de Educação do IPLUSO, CeiED) e João Gouveia (OP.Edu, CeiED, ESEPF)

 

17:00 | Painel 5: Formação inicial de educadores/as de infância e de professores/as: Questões críticas e oportunidades

Dalila Lino – Escola Superior de Educação do IPL – Politécnico de Lisboa

Ernesto Candeias Martins – Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Castelo Branco

Maria João Mogarro – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Moderação: Maria Neves Gonçalves (Escola Superior de Educação do IPLUSO, CeiED) e Arlinda Cabral (IE–Universidade Lusófona, CeiED)

 

18:00 | Síntese dos trabalhos

Inês Vieira – CeiED/Observatório das Políticas de Educação e Formação

 

18:15 | Encerramento: Um novo contrato social para a formação inicial de professores/as e de educadores/as de infância

António Teodoro –  Instituto de Educação da Universidade Lusófona

 

Para esclarecimentos e dúvidas contacte: geral@opedu.pt

Coordenação da Comissão Organizadora: Clara Craveiro (OP. Edu, CeiED, ESEPF), Inês Vieira (OP. Edu – Equipa Permanente, CeiED), José Viegas Brás (IE-Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO, CeiED), Maria Neves Gonçalves (ESEL-IPLUSO, CeiED) e Teresa Teixeira Lopo (OP. Edu – Direção, CeiED).

 

Parceiro

 

I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate  acreditada como ação de formação de curta duração

 

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, a I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate,  encontra-se certificada, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio) para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial.

Alertamos que a certificação exige a presença na totalidade das horas previstas da formação (síncronas e/ou assíncronas), bem como a participação/realização na/da totalidade das atividades previstas.

Os/as  interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se neste link:https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/