• Português
  • English

OP.Edu no Museu do Aljube – Resistência e Liberdade

 

No dia 27 de outubro de 2022 decorreu o primeiro Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro. Com acolhimento no Museu do Aljube – Resistência e Liberdade e dinamização por Inês Vieira, neste primeiro encontro conversamos sobre Experiências de Educação Popular: O Centro de Estudos Educação e Cultura (C.E.E.C, Porto) com José Ferreira, elemento do C.E.E.C. no período de transição democrática.

A conversa versou sobre a origem do C.E.E.C. e a sua reestruturação com o 25 de Abril, as propostas de atuação que norteavam esta organização, as discussões e realizações sobretudo em termos de propostas educativas, o envolvimento em comissões de moradores e trabalhadores, o impacto do 25 de Novembro de 1975 e o fim do Centro. As memórias de José Ferreira foram sendo ilustradas por cartazes, autocolantes, boletins, jornais do C.E.E.C., artigos noticiosos e de reflexão educativa a partir desta organização. Esta documentação foi recolhida pelo próprio no arquivo Ephemera, na Biblioteca Pública Municipal do Porto, no Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia) e na Hemeroteca Municipal de Lisboa, em diálogo com outros elementos que dinamizaram o C.E.E.C..

O evento contou com a presença das direções do Museu do Aljube, do CeiED e do Op.Edu, bem como de investigadores e estudantes (Licenciatura em Educação Social, Universidade Lusófona), e com o apoio de Henrique Godoy (doutorando em Sociomuseologia, Universidade Lusófona e investigador do CeiED) na organização.