O Relatório Mapeamento de fontes estatísticas e de informação: Relatório de indicadores compila indicadores já existentes, mas dispersos por diferentes fontes estatísticas e de informação.
A recolha abrange o período de 13 março de 2020 a 5 de maio de 2023, coincidindo com o âmbito cronológico do projeto RePeME que prevê a recolha e sistematização informação para dois períodos de tempo: 1) de emergência/durante a pandemia; 2) de mudança/após a pandemia. A informação é apresentada em tabela, em quatro pontos: indicador, data (correspondente ao ano), fonte de informação com remissão/link para a origem dos dados e descrição breve do resultado. Sempre que necessário foram introduzidas informações suplementares em nota de rodapé.
Este relatório, que é um produto da Tarefa 1 do projeto, área 2/Estado de arte, foi concluído em 23 de junho de 2023.
O Relatório está disponível na Comunidade RePeME do repositório digital multidisciplinar de acesso aberto Zenodo.
A investigadora Teresa Teixeira Lopo foi a oradora convidada, no passado dia 13 de janeiro, do Ciclo de Conferências 2022/2023 do NOVAMEdS – Mestrado em Estudos de Educação da Universidade Nova de Lisboa.
Trata-se de um Ciclo de Conferências que tem a particularidade de estar aberto à participação de docentes e outros profissionais da Rede ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência, uma parceria entre oito Autarquias, as correspondentes 32 unidades orgânicas de ensino público e o CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Nessa Conferência, a investigadora apresentou o projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal e com base no trabalho empírico, ainda em fase inicial de desenvolvimento, discutiu com os/as participantes aspetos específicos ligados ao projeto, como a pertinência do plano de recuperação das aprendizagens, a transição digital, medidas implementadas e vantagens para o trabalho colaborativo dos docentes e ações específicas pós-pandemia implementadas nas escolas e dirigidas à comunidade escolar de promoção do bem-estar e saúde mental.
Créditos da imagem: Claudio Schwarz via Unsplash
O projeto E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal (RePeME) visa contribuir para a construção de conhecimento atual e rigoroso sobre as mudanças pós-pandemia introduzidas nas escolas portuguesas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.
Objetivos
Financiamento
ILIND/F+/EI/03/2022 – 28 837.66 EUR
Período
01/09/2022 a 29/02/2024
Equipa
Daniel Bart (consultor)
Filippo Pirone (consultor)
Teresa Teixeira Lopo (Investigadora Responsável)
Para conhecer mais sobre o projeto clique aqui
Todos os produtos do projeto são disponibilizados no Repositório digital multidisciplinar de Acesso Aberto Zenodo e no Repositório Harvard Dataverse
Para aceder à Comunidade RePeME clique aqui