No quadro das suas atividades de investigação, realizou-se no passado dia 10 de janeiro de 2024, no Centro Universitário do Porto da Universidade Lusófona, o primeiro dos grupos de discussão previstos no projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal.
O grupo de discussão, focalizado no eixo da recuperação das aprendizagens, acompanhamento e avaliação dos/as alunos/as, visou a análise de resultados preliminares dos inquéritos que estão a ser aplicados a nível nacional sobre as mudanças pós-pandemia no ensino básico.
Participaram na discussão 14 professores/as e dirigentes de escolas do Porto e de Lisboa. A equipa de projeto contou com a colaboração de Clara Craveiro, investigadora do CeiED e Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, na identificação dos participantes de escolas da Área Metropolitana do Porto e de Maria Neves Gonçalves, diretora da Escola Superior de Educação do IPLUSO e investigadora no CeiED, na identificação dos participantes de escolas da Área Metropolitana de Lisboa. O grupo de discussão contou, ainda, com o apoio do consultor do projeto Daniel Bart, professor catedrático da Universidade de Lille e investigador do CIREL – Centre interuniversitaire de recherche en éducation de Lille, na elaboração do script e organização dos trabalhos. A equipa acolheu, ainda, Geanine Escobar, investigadora em formação/Doutoranda em Museologia da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, que assistiu ao desenvolvimento dos trabalhos como observadora não participante.
O research brief, com os resultados preliminares dos inquéritos e intervenções dos/as participantes neste grupo de discussão, será disponibilizado brevemente.
O Relatório Mapeamento de fontes estatísticas e de informação: Relatório de indicadores compila indicadores já existentes, mas dispersos por diferentes fontes estatísticas e de informação.
A recolha abrange o período de 13 março de 2020 a 5 de maio de 2023, coincidindo com o âmbito cronológico do projeto RePeME que prevê a recolha e sistematização informação para dois períodos de tempo: 1) de emergência/durante a pandemia; 2) de mudança/após a pandemia. A informação é apresentada em tabela, em quatro pontos: indicador, data (correspondente ao ano), fonte de informação com remissão/link para a origem dos dados e descrição breve do resultado. Sempre que necessário foram introduzidas informações suplementares em nota de rodapé.
Este relatório, que é um produto da Tarefa 1 do projeto, área 2/Estado de arte, foi concluído em 23 de junho de 2023.
O Relatório está disponível na Comunidade RePeME do repositório digital multidisciplinar de acesso aberto Zenodo e no repositório de acesso aberto da Universidade de Harvard Harvard Dataverse que inclui a maior coleção mundial de dados de investigação em ciências sociais.
Apresentação
Para Amílcar Cabral (1924-1973), a educação constitui a “primeira arma” para a liberdade e o desenvolvimento do potencial e das capacidades das crianças, jovens e adultos, por forma a concretizarem projetos de vida dignos, justos e emancipadores. A educação constitui um fator incontornável para o processo de desenvolvimento e de transformação social das condições materiais de vida das sociedades africanas, em resultado dos seus impactos nas dimensões económica, política, histórica, cultural, étnico-linguística e identitária.
Nas comunidades académicas e científicas dos países africanos de língua portuguesa, assiste-se a um crescente interesse sobre o pensamento de Amílcar Cabral e da sua influência nos vários domínios das ciências sociais e humanas que se debruçam sobre o estudo das diversas dimensões que influenciam a organização, a estruturação e o funcionamento das sociedades contemporâneas africanas. De igual forma, no contexto global, Amílcar Cabral é um pensador e intelectual reconhecido em instituições académicas de diferentes países e continentes.
Neste momento de aprofundamento do conhecimento sobre o pensamento de Amílcar Cabral, com o projeto O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação: (re)descobrir ideias, conceitos e práticas no campo das políticas educativas pretende-se contribuir para a (re)descoberta do pensamento de Amílcar Cabral no campo de investigação sobre a educação, através de uma abordagem interdisciplinar que contempla as abordagens da História da Educação,da Sociologia da Educação e das Ciências da Educação.
Objetivo
Período
25/05/2023 a 15/11/ 2024
Equipa
Ângela Benoliel Coutinho (Consultora)
Julião Soares Sousa (Consultor)
Financiamento
Projeto piloto. Brevemente mais informação.
A investigadora do OP.Edu Teresa Teixeira Lopo apresentou no XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e IV Congresso da AILPcsh (CONAILPcsh), em coautoria com Arlinda Cabral, investigadora do LusoGlobe – Lusófona Centre on Global Challenges, a comunicação O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação: dos pressupostos teóricos da construção de democracia(s) à (re)descoberta no(s) campo(s) epistémico(s) contemporâneo(s)
As investigadoras expuseram e debateram com o público os primeiros resultados de um trabalho de investigação em curso sobre o Pensamento de Amílcar Cabral e a Educação e que visa, por um lado, analisar, a receção da obra de Amílcar Cabral em Portugal e em países europeus da diáspora guineense e cabo-verdiana, tomando como marco cronológico de partida o ano de 1970, data da publicação pela editora François Maspero da obra O Poder das Armas; e, por outro lado, identificar quais os desafios educacionais que foram abordados pela investigação realizada em Portugal, entre 1974 e 2024. Essa análise, que envolve um trabalho de consulta a bases de dados, arquivos e repositórios institucionais nacionais e europeus, visa a constituição de um corpus documental alargado que inclua peças jornalísticas, revisões e artigos publicados em revistas com arbitragem científica e dissertações de mestrado e teses de doutoramento.
Os Congressos, que decorreram entre 26 e 28 de setembro de 2023 na cidade da Praia, Ilha de Santiago, em Cabo Verde, subordinaram-se ao tema Reinventando a Democracia num Mundo de Inseguranças: Desafios para as Ciências Sociais e Humanas e visaram, entre outros objetivos, fomentar o debate sobre temas de relevância académica e social, e fortalecer a Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa (AILPcsh) como um locus de convergência académica e social nos países e regiões em língua portuguesa.
A investigadora Teresa Teixeira Lopo foi a oradora convidada, no passado dia 13 de janeiro, do Ciclo de Conferências 2022/2023 do NOVAMEdS – Mestrado em Estudos de Educação da Universidade Nova de Lisboa.
Trata-se de um Ciclo de Conferências que tem a particularidade de estar aberto à participação de docentes e outros profissionais da Rede ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência, uma parceria entre oito Autarquias, as correspondentes 32 unidades orgânicas de ensino público e o CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Nessa Conferência, a investigadora apresentou o projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal e com base no trabalho empírico, ainda em fase inicial de desenvolvimento, discutiu com os/as participantes aspetos específicos ligados ao projeto, como a pertinência do plano de recuperação das aprendizagens, a transição digital, medidas implementadas e vantagens para o trabalho colaborativo dos docentes e ações específicas pós-pandemia implementadas nas escolas e dirigidas à comunidade escolar de promoção do bem-estar e saúde mental.
Créditos da imagem: Claudio Schwarz via Unsplash