• Português
  • English

Projetos em Curso

Relatório de indicadores disponibilizado na Comunidade RePeME do Repositório Zenodo

 

O Relatório Mapeamento de fontes estatísticas e de informação: Relatório de indicadores compila indicadores já existentes, mas dispersos por diferentes fontes estatísticas e de informação.

A recolha abrange o período de 13 março de 2020 a 5 de maio de 2023, coincidindo com o âmbito cronológico do projeto RePeME que prevê a recolha e sistematização informação para dois períodos de tempo: 1) de emergência/durante a pandemia; 2) de mudança/após a pandemia. A informação é apresentada em tabela, em quatro pontos: indicador, data (correspondente ao ano), fonte de informação com remissão/link para a origem dos dados e descrição breve do resultado. Sempre que necessário foram introduzidas informações suplementares em nota de rodapé.

Este relatório, que é um produto da Tarefa 1 do projeto, área 2/Estado de arte, foi concluído em 23 de junho de 2023.

O Relatório está disponível na Comunidade RePeME do repositório digital multidisciplinar de acesso aberto Zenodo.

   

Ciclo de Conferências 2022/2023 NOVAMEdS | Projeto RePeME apresentado na Universidade Nova de Lisboa

 

A investigadora Teresa Teixeira Lopo foi a oradora convidada, no passado dia 13 de janeiro, do Ciclo de Conferências 2022/2023 do NOVAMEdS – Mestrado em Estudos de Educação da Universidade Nova de Lisboa.

Trata-se de um Ciclo de Conferências que tem a particularidade de estar aberto à participação de docentes e outros profissionais da Rede ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência, uma parceria entre oito Autarquias, as correspondentes 32 unidades orgânicas de ensino público e o CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Nessa Conferência, a investigadora apresentou o projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal e com base no trabalho empírico, ainda em fase inicial de desenvolvimento, discutiu com os/as participantes aspetos específicos ligados ao projeto, como a pertinência do plano de recuperação das aprendizagens, a transição digital, medidas implementadas e vantagens para o trabalho colaborativo dos docentes e ações específicas pós-pandemia implementadas nas escolas e dirigidas à comunidade escolar de promoção do bem-estar e saúde mental.

Créditos da imagem: Claudio Schwarz via Unsplash

RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal

  Apresentação

O projeto E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal (RePeME) visa contribuir para a construção de conhecimento atual e rigoroso sobre as mudanças pós-pandemia introduzidas nas escolas portuguesas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Objetivos

  1. Compreender formas de apreensão de – e estratégias para mitigação das – desigualdades escolares em contexto pós-pandémico, através das suas projeções na reflexão sobre as práticas institucionais e pedagógicas;
  2. Identificar, nas condições atuais de trabalho técnico e pedagógico dos/as professores/as, oportunidades de desenvolvimento profissional/formação contínua e condições necessárias para garantir o seu bem-estar e saúde mental;
  3. Identificar e analisar medidas e ações implementadas de recuperação e/ou consolidação das aprendizagens, acompanhamento dos alunos/as, incluindo medidas e ações de prevenção de risco de desistência e de abandono escolar, e de avaliação dos seus resultados.

Financiamento

ILIND/F+/EI/03/2022 – 28 837.66 EUR

Período

01/09/2022 a 29/02/2024

Equipa

Ana António

Conceição Costa

Daniel Bart (consultor)

Filippo Pirone (consultor)

Inês Vieira  

José Viegas Brás

Maria Neves Gonçalves

Paulo Sargento

Teresa Teixeira Lopo (Investigadora Responsável)

 

Para conhecer mais sobre o projeto clique aqui

Todos os produtos do projeto são disponibilizados no Repositório digital multidisciplinar de Acesso Aberto Zenodo e no Repositório Harvard Dataverse

Para aceder à Comunidade RePeME clique aqui