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Notícias

Quem são os/as estudantes internacionais em Portugal?

 

Quem são os/as estudantes internacionais em Portugal? Na procura de respostas, sugerimos a leitura do seguinte artigo das investigadoras Cristina Sin e Orlanda Tavares:

Sin, C., Tavares, O., Aguiar, J., & Amaral, A. (2022). More students and more diverse: New trends in international mobility to Portugal. Tertiary Education and Management. https://doi.org/10.1007/s11233-022-09090-y

Este trabalho foi precedido por outra publicação recente que dá conta dos diferentes perfis dos estudantes internacionais matriculados nas instituições de ensino superior portuguesas:

Sin, C., Tavares, O., Aguiar, J., Biscaia, R., & Amaral, A. (2021). International students in Portuguese higher education: Who are they and what are their choices? Studies in Higher Education, 1-14. https://doi.org/10.1080/03075079.2021.1916907

Nova produção científica sobre Educação Doutoral

   

A investigadora do OP.Edu Sónia Cardoso publicou, recentemente, os seguintes artigos:

  • Cardoso, S., Carvalho, T., Rosa, M. J., & Soares, D. (2022). Gender (im)balance in the pool of graduate talent: The Portuguese case. TEAM – Tertiary Education and Management, published online 13 July 2022. https://doi.org/10.1007/s11233-022-09093-9
  • Freires, T., Santos, S., & Cardoso, S. (2022) Educação doutoral em Portugal: Mapeamento do cenário [Doctoral education in Portugal: Scenario mapping]. Revista Portuguesa de Educação, 35(1), 264-286. http://doi.org/10.21814/rpe.22610
 

Seminário de Trabalho Internacional | Cruzar perspetivas de investigação, pensar o futuro

O OP.Edu- Observatório das Políticas de Educação e Formação, realizou no passado dia 26 de maio, um seminário de trabalho internacional, em formato híbrido, subordinado ao tema Escolas e Covid-19: cruzar perspetivas de investigação, pensar o futuro, que contou com a presença de investigadores/as dos centros de investigação LIPHA –  Laboratoire Interdisciplinaire d’Etude du Politique – Hannah Arendt (Universidade de Paris-Est Créteil) e LACES –  Laboratoire Cultures – Éducation – Sociétés (Universidade de Bordéus).

No seminário foram apresentados resultados do projeto L’école au temps du Covid, financiado em França pela Região Nouvelle Aquitaine, por Filippo Pirone, cocoordenador do projeto com Régis Malet (LACES – Universidade de Bordeús) e pela investigadora Keyla Santana (LACES – Universidade de Bordéus).

Este projeto contou com a cooperação de investigadores/as do CeiED e da equipa de investigação do OP.Edu na recolha de dados junto de dirigentes, professores/as e pais/mães, de escolas portuguesas.

Foram ainda apresentados, pela investigadora Ana Benavente, resultados do estudo Impacto da pandemia Covid-19 no sistema de ensino português, realizado em 2020 pelo OP.Edu e coordenado por uma equipa mista do CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, e que integrou, para além da investigadora Ana Benavente, os investigadores Paulo Peixoto e Rui Gomes.

Participaram no Seminário, o diretor do CeiED, António Teodoro, as codiretoras do OP.Edu, Teresa Teixeira Lopo (CeiED) e Ana Maria Seixas (CES), e investigadores/as do OP.Edu e do CeiED ligados/as à formação de educadores/as e professores/as do ensino básico.

O Seminário possibilitou a definição de eixos de investigação que reforcem a cooperação e a dimensão de análise comparada dos projetos nacionais a desenvolver sobre os desafios colocados à Escola na pós-pandemia, e a consolidação da matriz da proposta de investigação que investigadores/as do CeiED e do OP.Edu preparam, atualmente, para submeter a financiamento