Sónia Cardoso, investigadora da Equipa Permanente do OP.Edu, participou na 34th Annual CHER Conference – Sustainable and Responsive Higher Education, que decorreu nos passados dias 1 e 2 de setembro.
A investigadora coordenou e promoveu o Painel Creating responsive and sustainable models of doctoral education em colaboração com outras três investigadoras (Teresa Carvalho, da Universidade de Aveiro e CIPES – Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Corina Balaban, da Universidade de Manchester, Reino Unido e Hatice Nuriler, da Universidade de Aarhus, Dinamarca). Mais informações sobre a Conferência podem ser consultadas aqui
Sónia Cardoso será, também, uma das keynote speakers da 8th International Conference on Professional and Practice-based Doctorates – Authentic and Transformative Learning in Practice-based Doctoral Education, que se realizará nos dias 30 e 31 de março de 2023 em York Racecourse, Inglaterra. Mais informações sobre a conferência podem ser consultadas aquiA I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate, organizada pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, a ESEL – Escola Superior de Educação da Lusofonia do IPLUSO e o IE – Instituto de Educação da Universidade Lusófona, realiza-se no dia 23 de setembro de 2022, no Auditório José Araújo da Universidade Lusófona, em Lisboa.
A participação é livre, mas sujeita à disponibilidade de lugares e com inscrição obrigatória para: https://forms.gle/5LuakAKP7v2ud5yh6 A lotação do Auditório está, neste momento, esgotada. As inscrições recebidas e que ainda não foram confirmadas pela Comissão Organizadora encontram-se em lista de espera e a ser geridas em função das desistências que eventualmente ocorram. Todos os participantes em lista de espera receberão uma informação final sobre o estado da sua inscrição até ao próximo dia 21 de setembro.
Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio) para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. Alertamos que a certificação exige a presença na totalidade das horas previstas da formação (síncronas e/ou assíncronas), bem como a participação/realização na/da totalidade das atividades previstas.
Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/Programa
09:00 | Receção dos/as participantes09:30 | Sessão de abertura
Mário Caneva Moutinho – Reitor da Universidade Lusófona
Teresa Teixeira Lopo – CeiED/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação
Ana Maria Seixas – CES/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação
10:30 | Painel 1: Acesso à profissão de educador/a de infância e de professor/a
Carlos Ceia – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de LisboaMaria João Cardona – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
Vítor Duarte Teodoro – Instituto da Educação da Universidade LusófonaModeração: Inês Vieira (OP.Edu, CeiED) e João Filipe Matos (IE–Universidade Lusófona, CeiED)
11:30 | Pausa-café
12:00 | Painel 2: Planos de estudo da formação inicial de educadores/as de infância e professores/as: Limites e mudanças necessárias
Joaquim Escola – Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Assunção Flores – Instituto de Educação da Universidade do Minho
Moderação: Clara Craveiro (OP.Edu, CeiED, ESEPF) e Constança Vasconcelos (IE–Universidade Lusófona)
13:00 | Pausa-almoço
14:30 | Painel 3: Iniciação à prática profissional / Prática de ensino supervisionada: O papel das instituições, dos/as educadores/as de infância e dos/as professores/as cooperantes de estágio
Sílvia Berény – OSMOPE – Organização Social do Movimento das Pontes Educativas
Elizabete Eufémia – Associação Tempos Brilhantes
Conceição Ramos – Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
Moderação: Ana Paula Gomes ( OP.Edu, CeiED, ESEPF) e Nuno Mantas (Agrupamento de Escolas da Boa Água)
15:30 | Pausa-café
16:00 | Painel 4: O choque com a realidade profissional: Experiências de educadores/as de infância e professores/as recém-formados/as
Ana Lima – ex-aluna de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico
Leonor Teixeira da Rocha – ex-aluna de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico
Viviana Rodrigues – ex-aluna de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Moderação: Isabel Sanches (Escola Superior de Educação do IPLUSO, CeiED) e João Gouveia (OP.Edu, CeiED, ESEPF)
17:00 | Painel 5: Formação inicial de educadores/as de infância e de professores/as: Questões críticas e oportunidades
Dalila Lino – Escola Superior de Educação do IPL – Politécnico de Lisboa
Ernesto Candeias Martins – Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Castelo Branco
Maria João Mogarro – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Moderação: Maria Neves Gonçalves (Escola Superior de Educação do IPLUSO, CeiED) e Arlinda Cabral (IE–Universidade Lusófona, CeiED)
18:00 | Síntese dos trabalhos
Inês Vieira – CeiED/Observatório das Políticas de Educação e Formação
18:15 | Encerramento: Um novo contrato social para a formação inicial de professores/as e de educadores/as de infância
António Teodoro – Instituto de Educação da Universidade Lusófona
Para esclarecimentos e dúvidas contacte: geral@opedu.pt
Coordenação da Comissão Organizadora: Clara Craveiro (OP. Edu, CeiED, ESEPF), Inês Vieira (OP. Edu – Equipa Permanente, CeiED), José Viegas Brás (IE-Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO, CeiED), Maria Neves Gonçalves (ESEL-IPLUSO, CeiED) e Teresa Teixeira Lopo (OP. Edu – Direção, CeiED).
Parceiro
Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, a I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate, encontra-se certificada, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio) para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial.
Alertamos que a certificação exige a presença na totalidade das horas previstas da formação (síncronas e/ou assíncronas), bem como a participação/realização na/da totalidade das atividades previstas.
Orlanda Tavares refletiu criticamente sobre a publicação dos rankings, num artigo de opinião do jornal Público, assinalando os efeitos negativos que a mesma pode ter nas escolas, professores alunos e famílias.
Alertou ainda para a necessidade de melhorar o sistema educativo a partir de informação multidimensional e não apenas monocromática, reduzida aos indicadores de desempenho cognitivo, como aquela que a publicação dos rankings parece oferecer.
O texto pode ser lido na íntegra aqui
Quem são os/as estudantes internacionais em Portugal? Na procura de respostas, sugerimos a leitura do seguinte artigo das investigadoras Cristina Sin e Orlanda Tavares:
Sin, C., Tavares, O., Aguiar, J., & Amaral, A. (2022). More students and more diverse: New trends in international mobility to Portugal. Tertiary Education and Management. https://doi.org/10.1007/s11233-022-09090-y
Este trabalho foi precedido por outra publicação recente que dá conta dos diferentes perfis dos estudantes internacionais matriculados nas instituições de ensino superior portuguesas:
Sin, C., Tavares, O., Aguiar, J., Biscaia, R., & Amaral, A. (2021). International students in Portuguese higher education: Who are they and what are their choices? Studies in Higher Education, 1-14. https://doi.org/10.1080/03075079.2021.1916907