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Notícias

Revista Lusófona de Educação | Dossiê Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e (re)produção de sentidos na investigação em educação | Disponível online

O dossiê Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e (re)produção de sentidos na investigação em educação, que integra o número 59 da Revista Lusófona de Educação, já está online.

Artigos

Boas leituras.

Bolsa de Investigação para Doutoramento em Educação | Candidaturas abertas até dia 25 de agosto

Encontra-se aberto o concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto de I&D RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal, financiado no âmbito do Concurso Excelência na Investigação do Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação (Ref.ª ILIND/F+/EI/03/2022).

Área Científica: Ciências da Educação

Requisitos de admissão

  • Habilitação académica necessária: Mestrado na área das Ciências da Educação ou áreas afins das Ciências Sociais que colaborem nas suas fronteiras disciplinares com as Ciências da Educação (e.g., Políticas Públicas, Sociologia, Psicologia). Inscrição no Doutoramento em Ciências da Educação/Educação/Educação e Formação;
  • Domínio proficiente da língua portuguesa;
  • Conhecimento e experiência de utilização de metodologias de investigação qualitativas e quantitativas.

Fatores preferenciais

  • Experiência em projetos de investigação;
  • Experiência de redação de relatórios e artigos científicos;
  • Experiência na elaboração de guiões, e de realização de grupos de discussão focalizada;
  • Experiência na elaboração e aplicação de questionários online;
  • Bons conhecimentos das línguas francesa e inglesa;
  • Boa capacidade de comunicação, autonomia e sentido de responsabilidade.

Plano de trabalhos

  • Participação no trabalho de investigação e de campo previsto nas diferentes tarefas do projeto;
  • Recolha e compilação de informação documental e estatística;
  • Colaboração na elaboração de inquéritos e nas atividades de recolha e análise de dados;
  • Participação na elaboração de publicações científicas sobre os resultados da investigação;
  • Participação nas atividades de comunicação, disseminação e na gestão de conteúdos do website do projeto.

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação), na sua redação atual dada pelo DL nº123/2019, Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (Regulamento n.º 950/2019 de 16 de dezembro) e do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade Lusófona.

Local de exercício da atividade: As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona, sob a orientação científica da Doutora Teresa Teixeira Lopo (Coordenadora Científica do projeto).

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses com início previsto em 06 de fevereiro de 2023.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1144,64 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária.

O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

Métodos de seleção

A seleção dos/das candidatos/as será efetuada por um júri constituído pelas investigadoras do projeto: Doutora Teresa Teixeira Lopo, Doutora Maria Neves Gonçalves e Doutora Inês Vieira.

A seleção das candidaturas far-se-á pela aplicação dos métodos da avaliação curricular e da entrevista, considerando:

  • Avaliação curricular, face aos objetivos do projeto e à natureza das atividades a desenvolver e considerando os requisitos de admissão preferenciais, valorada de 1 a 10 pontos (50%);
  • Carta de motivação, valorada de 1 a 10 pontos (20%);
  • Entrevista de seleção, a realizar às três candidaturas com melhor classificação na avaliação curricular, para avaliação de conhecimentos e capacidades, valorada de 1 a 10 pontos (30%);

O júri reserva-se o direito de não atribuir a Bolsa se a qualidade das candidaturas for inferior à pretendida.

Forma de publicitação/notificação dos resultados

Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de projeto de lista ordenada, afixada em local visível e público do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e publicitada na página eletrónica do CeiED.

Os/as candidatos/as podem reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da afixação/publicitação da lista de classificação final.

O/a candidato/a aprovado/a será notificado/a através de correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

O concurso encontra-se aberto no período de 03/01/2023 a 18/01/2023.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, acompanhadas do envio dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae;
  • Cópia de certificados de habilitações académicas;
  • Carta de motivação;
  • Certificados de formação relevantes;
  • Comprovativo de inscrição no curso de Doutoramento na área científica do projeto;
  • Outros documentos que o/a candidato/a considere relevantes para a avaliação da sua candidatura.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico, com a indicação no assunto do e-mail da referência do concurso Refª BI_Mestre/ILIND/F+/EI/03/2022/RePeME para o seguinte endereço: maria.leal@ulusofona.pt

O Edital publicado no Portal EURAXESS pode ser consultado aqui.

XV CONLAB e IV Congresso da AILPcsh | 26 a 28 de setembro | Programação completa já disponível

O XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e o IV Congresso da AILPcsh (CONAILPcsh), que contam nos seus Comités Científico e Organizador com a participação de investigadores do OP.Edu, realiza-se de 26 a 28 de setembro de 2023 na Uni-CV, na cidade da Praia, Ilha de Santiago, em Cabo Verde.

A AILPcsh – Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa surgiu na sequência de onze Congressos luso-afro-brasileiros de ciências sociais cuja primeira edição remonta a 1990. Com uma periodicidade tendencialmente bianual, os Congressos têm promovido o desenvolvimento de uma relevante comunidade de cientistas sociais e das humanidades de língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Desses Congressos têm resultado variadíssimas colaborações em pesquisas científicas e importantes publicações.

A programação dos Congressos, subordinada ao tema Reinventando a Democracia num Mundo de Inseguranças: Desafios para as Ciências Sociais e Humanas, inclui a realização de conferências, sessões temáticas, mesas redondas, grupos de trabalho, comunicações orais, atividades culturais e reuniões de redes.

A programação completa dos Congressos pode ser consultada aqui.

Pensar a Educação com Amílcar Cabral

O OP.Edu participou no Encontro O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação, que se realizou no passado dia 25 de maio, data que assinala o Dia da África, estabelecido em 1972 pela ONU – Organização das Nações Unidas.

  • Ângela Benoliel Coutinho, Investigadora do IPRI – Instituto Português de Relações Internacionais
  • Julião Soares Sousa, Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20
  • Fernanda Marques, ex-Ministra do Ensino Superior, Ciência e Cultura de Cabo Verde e ex-Ministra da Educação e Desporto de Cabo Verde

Os participantes partilharam resultados dos seus trabalhos de investigação e reflexões sobre a obra de Amílcar Cabral, para quem a Educação constituía um fator determinante no processo de desenvolvimento e de transformação social das condições materiais de vida das sociedades.

O Encontro contou com a participação, entre outros, de estudantes do Doutoramento em Educação e Sociomuseologia e professores, investigadores e estudantes da Licenciatura em Ciências da Educação – Educação Social da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa.

Tratou-se de uma primeira abordagem sobre o pensamento de Amílcar Cabral a Educação, que terá continuidade a partir de outubro de 2023, com outras iniciativas de divulgação e formação que contarão, nas tarefas de organização e comunicação pública, com a participação do OP.Edu.

Seminário Educação Superior no Brasil: expansão, inclusão e permanência | 16 de maio de 2023 – 14H30 | Sala 2, CES | Alta

Apresentação

O seminário tem como tema a Educação pública Superior no Brasil, abordando em especial dois aspetos: a expansão e a evasão. Acerca do primeiro aspeto, pretende-se fazer uma análise regionalizada da expansão e interiorização das instituições Federais de Ensino Superior no território tendo por referência o volume de matrículas e o perfil dos graduados. Ao publicar um exame detalhado do perfil regional dos estudantes de graduação presencial, espera-se demonstrar a significativa contribuição que esta política pública de ensino superior exerceu para o processo de inclusão social, pesquisa e formação profissional no Brasil. Abordar-se-á também a evasão, problematizando o uso vigente das definições e mensuradores para avaliar as instituições. Tais usos têm sido frequentemente alinhados a uma perspetiva quantitativista, fiscalista e de marcada colonialidade. Pretende-se trazer ao centro balizas da ordem do direito à educação e das finalidades da educação superior.

Programa

  • Expansão, inclusão e interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior: um projeto inconcluso do Brasil – Eduardo Nunes Guimarães (professor no Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia, investigador visitante em estágio pós-doutoral no CES)
  • Quando a evasão é um problema? Revendo as políticas públicas para a educação superior – Leonardo Barbosa e Silva (professor no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, investigador visitante em estágio pós-doutoral no CES)

Este seminário integra-se nas atividades do Op.Edu | Observatório de Políticas de Educação e Formação, em parceria com o CC.EDU | Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação.