O dossiê Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e (re)produção de sentidos na investigação em educação, que integra o número 59 da Revista Lusófona de Educação, já está online.
Boas leituras.
Encontra-se aberto o concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto de I&D RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal, financiado no âmbito do Concurso Excelência na Investigação do Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação (Ref.ª ILIND/F+/EI/03/2022).
Área Científica: Ciências da Educação
Requisitos de admissão
Fatores preferenciais
Plano de trabalhos
Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação), na sua redação atual dada pelo DL nº123/2019, Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (Regulamento n.º 950/2019 de 16 de dezembro) e do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade Lusófona.
Local de exercício da atividade: As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona, sob a orientação científica da Doutora Teresa Teixeira Lopo (Coordenadora Científica do projeto).
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses com início previsto em 06 de fevereiro de 2023.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1144,64 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.
A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária.
O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.
Métodos de seleção
A seleção dos/das candidatos/as será efetuada por um júri constituído pelas investigadoras do projeto: Doutora Teresa Teixeira Lopo, Doutora Maria Neves Gonçalves e Doutora Inês Vieira.
A seleção das candidaturas far-se-á pela aplicação dos métodos da avaliação curricular e da entrevista, considerando:
O júri reserva-se o direito de não atribuir a Bolsa se a qualidade das candidaturas for inferior à pretendida.
Forma de publicitação/notificação dos resultados
Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de projeto de lista ordenada, afixada em local visível e público do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e publicitada na página eletrónica do CeiED.
Os/as candidatos/as podem reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da afixação/publicitação da lista de classificação final.
O/a candidato/a aprovado/a será notificado/a através de correio eletrónico.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas
O concurso encontra-se aberto no período de 03/01/2023 a 18/01/2023.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, acompanhadas do envio dos seguintes documentos:
As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico, com a indicação no assunto do e-mail da referência do concurso Refª BI_Mestre/ILIND/F+/EI/03/2022/RePeME para o seguinte endereço: maria.leal@ulusofona.pt
O Edital publicado no Portal EURAXESS pode ser consultado aqui.
O XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e o IV Congresso da AILPcsh (CONAILPcsh), que contam nos seus Comités Científico e Organizador com a participação de investigadores do OP.Edu, realiza-se de 26 a 28 de setembro de 2023 na Uni-CV, na cidade da Praia, Ilha de Santiago, em Cabo Verde.
A AILPcsh – Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa surgiu na sequência de onze Congressos luso-afro-brasileiros de ciências sociais cuja primeira edição remonta a 1990. Com uma periodicidade tendencialmente bianual, os Congressos têm promovido o desenvolvimento de uma relevante comunidade de cientistas sociais e das humanidades de língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Desses Congressos têm resultado variadíssimas colaborações em pesquisas científicas e importantes publicações.
A programação dos Congressos, subordinada ao tema Reinventando a Democracia num Mundo de Inseguranças: Desafios para as Ciências Sociais e Humanas, inclui a realização de conferências, sessões temáticas, mesas redondas, grupos de trabalho, comunicações orais, atividades culturais e reuniões de redes.
A programação completa dos Congressos pode ser consultada aqui.
O OP.Edu participou no Encontro O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação, que se realizou no passado dia 25 de maio, data que assinala o Dia da África, estabelecido em 1972 pela ONU – Organização das Nações Unidas.
Os participantes partilharam resultados dos seus trabalhos de investigação e reflexões sobre a obra de Amílcar Cabral, para quem a Educação constituía um fator determinante no processo de desenvolvimento e de transformação social das condições materiais de vida das sociedades.
O Encontro contou com a participação, entre outros, de estudantes do Doutoramento em Educação e Sociomuseologia e professores, investigadores e estudantes da Licenciatura em Ciências da Educação – Educação Social da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa.
Tratou-se de uma primeira abordagem sobre o pensamento de Amílcar Cabral a Educação, que terá continuidade a partir de outubro de 2023, com outras iniciativas de divulgação e formação que contarão, nas tarefas de organização e comunicação pública, com a participação do OP.Edu.
O seminário tem como tema a Educação pública Superior no Brasil, abordando em especial dois aspetos: a expansão e a evasão. Acerca do primeiro aspeto, pretende-se fazer uma análise regionalizada da expansão e interiorização das instituições Federais de Ensino Superior no território tendo por referência o volume de matrículas e o perfil dos graduados. Ao publicar um exame detalhado do perfil regional dos estudantes de graduação presencial, espera-se demonstrar a significativa contribuição que esta política pública de ensino superior exerceu para o processo de inclusão social, pesquisa e formação profissional no Brasil. Abordar-se-á também a evasão, problematizando o uso vigente das definições e mensuradores para avaliar as instituições. Tais usos têm sido frequentemente alinhados a uma perspetiva quantitativista, fiscalista e de marcada colonialidade. Pretende-se trazer ao centro balizas da ordem do direito à educação e das finalidades da educação superior.
Este seminário integra-se nas atividades do Op.Edu | Observatório de Políticas de Educação e Formação, em parceria com o CC.EDU | Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação.