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Notícias

Exames e acesso ao ensino superior: investigadora do OP.Edu analisa o tema no jornal Público

Leia aqui, na íntegra, o artigo publicado no jornal Público pela investigadora da equipa permanente do OP.Edu, Orlanda Tavares, centrado na análise das alterações, em discussão atualmente, no acesso ao ensino superior.

Ciclo de Conferências 2022/2023 NOVAMEdS | Projeto RePeME apresentado na Universidade Nova de Lisboa

 

A investigadora Teresa Teixeira Lopo foi a oradora convidada, no passado dia 13 de janeiro, do Ciclo de Conferências 2022/2023 do NOVAMEdS – Mestrado em Estudos de Educação da Universidade Nova de Lisboa.

Trata-se de um Ciclo de Conferências que tem a particularidade de estar aberto à participação de docentes e outros profissionais da Rede ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência, uma parceria entre oito Autarquias, as correspondentes 32 unidades orgânicas de ensino público e o CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Nessa Conferência, a investigadora apresentou o projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal e com base no trabalho empírico, ainda em fase inicial de desenvolvimento, discutiu com os/as participantes aspetos específicos ligados ao projeto, como a pertinência do plano de recuperação das aprendizagens, a transição digital, medidas implementadas e vantagens para o trabalho colaborativo dos docentes e ações específicas pós-pandemia implementadas nas escolas e dirigidas à comunidade escolar de promoção do bem-estar e saúde mental.

Créditos da imagem: Claudio Schwarz via Unsplash

Apresentação

O Observatório das Políticas de Educação e Formação (OP. Edu) é uma criação conjunta do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona e do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra.

O OP.Edu tem por objeto a disseminação de informação, bem como, a realização de estudos e trabalhos de investigação fundamental e aplicada que contribuam para o melhor conhecimento das políticas e das práticas de educação e formação.

Na prossecução da sua missão segue os princípios da Ciência Aberta: transparência, acesso aberto à investigação e aos dados produzidos, reutilização da informação e uso de ferramentas web.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS | Ciclo de Colóquios 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro | A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade | 23 de janeiro – ONLINE – 18H00

 

Realiza-se no próximo dia 23 de janeiro, às 18H00 (hora de Portugal), o terceiro Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade.

A inclusão é um princípio abrangente e complexo e, como tal, deve ser objeto de reflexão e norteador das políticas e das práticas educativas. Assumindo este pressuposto, o OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação  convida as investigadoras Alice Ribeiro (responsável pelo Núcleo de Apoio à Inclusão, Universidade do Porto, Portugal), Cássia Sofiato (Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,  Brasil), e o investigador Joaquim Melro (Diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio e investigador da Universidade de Lisboa, Portugal), que refletirão e discutirão neste Colóquio online aberto ao público, a complexidade epistemológica, educativa e cultural que tem configurado os princípios e as práticas da educação inclusiva.

O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e da investigadora Isabel Sanches (CeiED e ESEL-IPLUSO), que terá a cargo a Moderação do debate.

O evento, organizado pelo OP.Edu com a colaboração da Escola Superior de Educação do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia,  será realizado e transmitido online. Link de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98469945254

Em parceria com o Centro de Formação de escolas António Sérgio, o Colóquio encontra-se certificado para os participantes de Portugal como Ação de Formação de Curta Duração (ACD, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio), para efeitos de progressão da carreira docente de educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e docentes de educação especial.

Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se obrigatoriamente neste link: https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/ Inscrições encerradas

Encontra-se aberto o concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto de I&D RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal, financiado no âmbito do Concurso Excelência na Investigação do Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação (Ref.ª ILIND/F+/EI/03/2022).

Área Científica: Ciências da Educação

Requisitos de admissão:

Os/as candidatos/as deverão possuir como requisitos obrigatórios:

  1. Habilitação académica necessária: Mestrado na área das Ciências da Educação ou áreas afins das Ciências Sociais que colaborem nas suas fronteiras disciplinares com as Ciências da Educação (e.g., Políticas Públicas, Sociologia, Psicologia). Inscrição no Doutoramento em Ciências da Educação/Educação/Educação e Formação;
  2. Domínio proficiente da língua portuguesa;
  3. Conhecimento e experiência de utilização de metodologias de investigação qualitativas e quantitativas.

Fatores preferenciais:

  1. Experiência em projetos de investigação;
  2. Experiência de redação de relatórios e artigos científicos;
  3. Experiência na elaboração de guiões, e de realização de grupos de discussão focalizada;
  4. Experiência na elaboração e aplicação de questionários online;
  5. Bons conhecimentos das línguas francesa e inglesa;
  6. Boa capacidade de comunicação, autonomia e sentido de responsabilidade.
Plano de trabalhos: O/a Bolseiro/a desempenhará atividades no âmbito do apoio à organização e desenvolvimento técnico-científico do projeto, nomeadamente:
  1. Participação no trabalho de investigação e de campo previsto nas diferentes tarefas do projeto;
  2. Recolha e compilação de informação documental e estatística;
  3. Colaboração na elaboração de inquéritos e nas atividades de recolha e análise de dados;
  4. Participação na elaboração de publicações científicas sobre os resultados da investigação;
  5. Participação nas atividades de comunicação, disseminação e na gestão de conteúdos do website do projeto.

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação), na sua redação atual dada pelo DL nº123/2019, Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (Regulamento n.º 950/2019 de 16 de dezembro) e do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade Lusófona.

Local de exercício da atividade: As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona, sob a orientação científica da Doutora Teresa Teixeira Lopo (Coordenadora Científica do projeto).

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses com início previsto em 06 de fevereiro de 2023.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1144,64 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária.

O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

Métodos de seleção: A seleção dos/das candidatos/as será efetuada por um júri constituído pelas investigadoras do projeto: Doutora Teresa Teixeira Lopo, Doutora Maria Neves Gonçalves e Doutora Inês Vieira A seleção das candidaturas far-se-á pela aplicação dos métodos da avaliação curricular e da entrevista, considerando:
  1. Avaliação curricular, face aos objetivos do projeto e à natureza das atividades a desenvolver e considerando os requisitos de admissão preferenciais, valorada de 1 a 10 pontos (50%);
  2. Carta de motivação, valorada de 1 a 10 pontos (20%);
  3. Entrevista de seleção, a realizar às três candidaturas com melhor classificação na avaliação curricular, para avaliação de conhecimentos e capacidades, valorada de 1 a 10 pontos (30%)

O júri reserva-se o direito de não atribuir a Bolsa se a qualidade das candidaturas for inferior à pretendida.

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de projeto de lista ordenada, afixada em local visível e público do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e publicitada na página eletrónica do CeiED.

Os/as candidatos/as podem reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da afixação/publicitação da lista de classificação final.

O/a candidato/a aprovado/a será notificado/a através de correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 03/01/2023 a 18/01/2023.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, acompanhadas do envio dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae;
  • Cópia de certificados de habilitações académicas;
  • Carta de motivação;
  • Certificados de formação relevantes;
  • Comprovativo de inscrição no curso de Doutoramento na área científica do projeto,
  • Outros documentos que o/a candidato/a considere relevantes para a avaliação da sua candidatura.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico, com a indicação no assunto do e-mail da referência do concurso Refª BI_Mestre/ILIND/F+/EI/03/2022/RePeME para o seguinte endereço: maria.leal@ulusofona.pt

O Edital publicado no Portal EURAXESS pode ser consultado aqui