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INSCRIÇÕES ENCERRADAS | Ciclo de Colóquios 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro | A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade | 23 de janeiro – ONLINE – 18H00

 

Realiza-se no próximo dia 23 de janeiro, às 18H00 (hora de Portugal), o terceiro Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade.

A inclusão é um princípio abrangente e complexo e, como tal, deve ser objeto de reflexão e norteador das políticas e das práticas educativas. Assumindo este pressuposto, o OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação  convida as investigadoras Alice Ribeiro (responsável pelo Núcleo de Apoio à Inclusão, Universidade do Porto, Portugal), Cássia Sofiato (Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,  Brasil), e o investigador Joaquim Melro (Diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio e investigador da Universidade de Lisboa, Portugal), que refletirão e discutirão neste Colóquio online aberto ao público, a complexidade epistemológica, educativa e cultural que tem configurado os princípios e as práticas da educação inclusiva.

O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e da investigadora Isabel Sanches (CeiED e ESEL-IPLUSO), que terá a cargo a Moderação do debate.

O evento, organizado pelo OP.Edu com a colaboração da Escola Superior de Educação do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia,  será realizado e transmitido online. Link de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98469945254

Em parceria com o Centro de Formação de escolas António Sérgio, o Colóquio encontra-se certificado para os participantes de Portugal como Ação de Formação de Curta Duração (ACD, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio), para efeitos de progressão da carreira docente de educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e docentes de educação especial.

Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se obrigatoriamente neste link: https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/ Inscrições encerradas

Encontra-se aberto o concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto de I&D RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal, financiado no âmbito do Concurso Excelência na Investigação do Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação (Ref.ª ILIND/F+/EI/03/2022).

Área Científica: Ciências da Educação

Requisitos de admissão:

Os/as candidatos/as deverão possuir como requisitos obrigatórios:

  1. Habilitação académica necessária: Mestrado na área das Ciências da Educação ou áreas afins das Ciências Sociais que colaborem nas suas fronteiras disciplinares com as Ciências da Educação (e.g., Políticas Públicas, Sociologia, Psicologia). Inscrição no Doutoramento em Ciências da Educação/Educação/Educação e Formação;
  2. Domínio proficiente da língua portuguesa;
  3. Conhecimento e experiência de utilização de metodologias de investigação qualitativas e quantitativas.

Fatores preferenciais:

  1. Experiência em projetos de investigação;
  2. Experiência de redação de relatórios e artigos científicos;
  3. Experiência na elaboração de guiões, e de realização de grupos de discussão focalizada;
  4. Experiência na elaboração e aplicação de questionários online;
  5. Bons conhecimentos das línguas francesa e inglesa;
  6. Boa capacidade de comunicação, autonomia e sentido de responsabilidade.
Plano de trabalhos: O/a Bolseiro/a desempenhará atividades no âmbito do apoio à organização e desenvolvimento técnico-científico do projeto, nomeadamente:
  1. Participação no trabalho de investigação e de campo previsto nas diferentes tarefas do projeto;
  2. Recolha e compilação de informação documental e estatística;
  3. Colaboração na elaboração de inquéritos e nas atividades de recolha e análise de dados;
  4. Participação na elaboração de publicações científicas sobre os resultados da investigação;
  5. Participação nas atividades de comunicação, disseminação e na gestão de conteúdos do website do projeto.

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação), na sua redação atual dada pelo DL nº123/2019, Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (Regulamento n.º 950/2019 de 16 de dezembro) e do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade Lusófona.

Local de exercício da atividade: As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona, sob a orientação científica da Doutora Teresa Teixeira Lopo (Coordenadora Científica do projeto).

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses com início previsto em 06 de fevereiro de 2023.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1144,64 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária.

O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

Métodos de seleção: A seleção dos/das candidatos/as será efetuada por um júri constituído pelas investigadoras do projeto: Doutora Teresa Teixeira Lopo, Doutora Maria Neves Gonçalves e Doutora Inês Vieira A seleção das candidaturas far-se-á pela aplicação dos métodos da avaliação curricular e da entrevista, considerando:
  1. Avaliação curricular, face aos objetivos do projeto e à natureza das atividades a desenvolver e considerando os requisitos de admissão preferenciais, valorada de 1 a 10 pontos (50%);
  2. Carta de motivação, valorada de 1 a 10 pontos (20%);
  3. Entrevista de seleção, a realizar às três candidaturas com melhor classificação na avaliação curricular, para avaliação de conhecimentos e capacidades, valorada de 1 a 10 pontos (30%)

O júri reserva-se o direito de não atribuir a Bolsa se a qualidade das candidaturas for inferior à pretendida.

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de projeto de lista ordenada, afixada em local visível e público do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e publicitada na página eletrónica do CeiED.

Os/as candidatos/as podem reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da afixação/publicitação da lista de classificação final.

O/a candidato/a aprovado/a será notificado/a através de correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 03/01/2023 a 18/01/2023.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, acompanhadas do envio dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae;
  • Cópia de certificados de habilitações académicas;
  • Carta de motivação;
  • Certificados de formação relevantes;
  • Comprovativo de inscrição no curso de Doutoramento na área científica do projeto,
  • Outros documentos que o/a candidato/a considere relevantes para a avaliação da sua candidatura.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico, com a indicação no assunto do e-mail da referência do concurso Refª BI_Mestre/ILIND/F+/EI/03/2022/RePeME para o seguinte endereço: maria.leal@ulusofona.pt

O Edital publicado no Portal EURAXESS pode ser consultado aqui

Semana da Ciência e da Tecnologia 2022 | 19 a 27 de novembro

 

O objetivo da Semana da Ciência e da Tecnologia é dar a conhecer os cientistas portugueses, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento, promoção da cultura científica, progresso e bem-estar da sociedade.

Entre as várias ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência, em todo o país, o OP.Edu na sua atividade de partilha de conhecimento sobre as políticas e as práticas de educação e formação com o público em geral, associa-se a essa Semana com a promoção de um Colóquio online, que se realizou no dia 24 de novembro de 2022, dia Nacional da Cultura Científica, com participação livre e subordinado ao tema Sistema educativo e o cumprimento de Abril: contributos para mitigar desigualdades socioeducativas.

Ciclo de Colóquios 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro | Sistema educativo e cumprimento de Abril: contributos para mitigar desigualdades socioeducativas | 24 de novembro – ONLINE – 18H00 | LINK de acesso já disponível

 

Realiza-se no próximo dia 24 de novembro, às 18H00, o segundo Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema Sistema educativo e o cumprimento de Abril: contributos para mitigar desigualdades socioeducativas.

“Abril foi um sonho e segue sendo um projeto de justiça social. Um sistema educativo que seja eficaz na mitigação de desigualdades socioeconómicas é um pilar fundamental desse projeto”

Neste Colóquio, o OP.Edu convida os investigadores Gil Nata, Tiago Neves, Hélder Ferraz e Andreia Correia do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  que, partindo de investigações e resultados sobre questões da (in)justiça socioeducativa que realizam há vários anos,  discutirão num Colóquio aberto ao público, soluções concretas para tornar o nosso sistema educativo mais justo e equitativo. Em concreto, focar-se-ão nas questões da inflação de notas e do acesso ao ensino superior, da política de educação compensatória portuguesa (TEIP) e do encaminhamento para vias profissionais, e nas consequências para a equidade de diferentes instrumentos de monitorização e responsabilização do sistema educativo. Desta forma estarão, nas suas palavras,  a “dar o nosso (pequeno) contributo para ajudar a cumprir Abril”

O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e do investigador Rui Gomes (OP.Edu-CES), que terá a cargo a Moderação do debate.

O evento, organizado pelo OP.Edu com a colaboração do Colégio Doutoral Ciência Cidadã – CeiED (CDCC), será realizado e transmitido online.

Link de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95069817147?pwd=VzdNOENzc1A0TnBxY1d6d3NaZnR2Zz09 Meeting ID: 950 6981 7147
Password: 736450

A participação no Colóquio é livre, mas com inscrição prévia em: https://forms.gle/r2VssSuMAwaqbd758

Com a realização deste Colóquio no dia 24 de novembro,  na prossecução da sua missão de divulgação e partilha do conhecimento científico,  o OP.Edu associa-se à celebração do Dia Nacional da Cultura Científica criado em homenagem ao professor, divulgador científico e investigador Rómulo de Carvalho.