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Notícias

Colóquio online A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade | 456 participantes interessados em discutir o tema

 

Realizou-se, no passado dia 13 de janeiro, o terceiro colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade.

O Colóquio aberto ao público em geral e organizado online, acolheu 456 participantes, incluindo professores de diferentes níveis de ensino, dirigentes escolares e estudantes de várias instituições do ensino superior universitário e politécnico.

Participaram no evento, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a Escola Superior de Educação do IPLUSO e o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, as oradoras Alice Ribeiro (responsável pelo Núcleo de Apoio à Inclusão, Universidade do Porto, Portugal), Cássia Sofiato (Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil), e o orador Joaquim Melro (Diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio e investigador da Universidade de Lisboa, Portugal), que refletiram e discutiram, numa perspetiva de análise longitudinal e comparada, a complexidade epistemológica, educativa e cultural que tem configurado os princípios e as práticas da educação inclusiva. O Colóquio foi moderado por Isabel Sanches, investigadora do CeiED e Professora Coordenadora da ESEL-IPLUSO.

Exames e acesso ao ensino superior: investigadora do OP.Edu analisa o tema no jornal Público

Leia aqui, na íntegra, o artigo publicado no jornal Público pela investigadora da equipa permanente do OP.Edu, Orlanda Tavares, centrado na análise das alterações, em discussão atualmente, no acesso ao ensino superior.

Ciclo de Conferências 2022/2023 NOVAMEdS | Projeto RePeME apresentado na Universidade Nova de Lisboa

 

A investigadora Teresa Teixeira Lopo foi a oradora convidada, no passado dia 13 de janeiro, do Ciclo de Conferências 2022/2023 do NOVAMEdS – Mestrado em Estudos de Educação da Universidade Nova de Lisboa.

Trata-se de um Ciclo de Conferências que tem a particularidade de estar aberto à participação de docentes e outros profissionais da Rede ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência, uma parceria entre oito Autarquias, as correspondentes 32 unidades orgânicas de ensino público e o CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Nessa Conferência, a investigadora apresentou o projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal e com base no trabalho empírico, ainda em fase inicial de desenvolvimento, discutiu com os/as participantes aspetos específicos ligados ao projeto, como a pertinência do plano de recuperação das aprendizagens, a transição digital, medidas implementadas e vantagens para o trabalho colaborativo dos docentes e ações específicas pós-pandemia implementadas nas escolas e dirigidas à comunidade escolar de promoção do bem-estar e saúde mental.

Créditos da imagem: Claudio Schwarz via Unsplash

Apresentação

O Observatório das Políticas de Educação e Formação (OP. Edu) é uma criação conjunta do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona e do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra.

O OP.Edu tem por objeto a disseminação de informação, bem como, a realização de estudos e trabalhos de investigação fundamental e aplicada que contribuam para o melhor conhecimento das políticas e das práticas de educação e formação.

Na prossecução da sua missão segue os princípios da Ciência Aberta: transparência, acesso aberto à investigação e aos dados produzidos, reutilização da informação e uso de ferramentas web.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS | Ciclo de Colóquios 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro | A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade | 23 de janeiro – ONLINE – 18H00

 

Realiza-se no próximo dia 23 de janeiro, às 18H00 (hora de Portugal), o terceiro Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade.

A inclusão é um princípio abrangente e complexo e, como tal, deve ser objeto de reflexão e norteador das políticas e das práticas educativas. Assumindo este pressuposto, o OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação  convida as investigadoras Alice Ribeiro (responsável pelo Núcleo de Apoio à Inclusão, Universidade do Porto, Portugal), Cássia Sofiato (Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,  Brasil), e o investigador Joaquim Melro (Diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio e investigador da Universidade de Lisboa, Portugal), que refletirão e discutirão neste Colóquio online aberto ao público, a complexidade epistemológica, educativa e cultural que tem configurado os princípios e as práticas da educação inclusiva.

O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e da investigadora Isabel Sanches (CeiED e ESEL-IPLUSO), que terá a cargo a Moderação do debate.

O evento, organizado pelo OP.Edu com a colaboração da Escola Superior de Educação do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia,  será realizado e transmitido online. Link de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98469945254

Em parceria com o Centro de Formação de escolas António Sérgio, o Colóquio encontra-se certificado para os participantes de Portugal como Ação de Formação de Curta Duração (ACD, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio), para efeitos de progressão da carreira docente de educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e docentes de educação especial.

Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se obrigatoriamente neste link: https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/ Inscrições encerradas