O Relatório Mapeamento de fontes estatísticas e de informação: Relatório de indicadores compila indicadores já existentes, mas dispersos por diferentes fontes estatísticas e de informação.
A recolha abrange o período de 13 março de 2020 a 5 de maio de 2023, coincidindo com o âmbito cronológico do projeto RePeME que prevê a recolha e sistematização informação para dois períodos de tempo: 1) de emergência/durante a pandemia; 2) de mudança/após a pandemia. A informação é apresentada em tabela, em quatro pontos: indicador, data (correspondente ao ano), fonte de informação com remissão/link para a origem dos dados e descrição breve do resultado. Sempre que necessário foram introduzidas informações suplementares em nota de rodapé.
Este relatório, que é um produto da Tarefa 1 do projeto, área 2/Estado de arte, foi concluído em 23 de junho de 2023.
O Relatório está disponível na Comunidade RePeME do repositório digital multidisciplinar de acesso aberto Zenodo e no repositório de acesso aberto da Universidade de Harvard Harvard Dataverse que inclui a maior coleção mundial de dados de investigação em ciências sociais.
O OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação organiza, em colaboração com a Escola Superior de Educação do IPLUSO (ESEL-IPLUSO), uma Aula Aberta Online sobre Pesquisa Eletrónica em Bases de Dados Bibliográficas.
A sessão, que será dinamizada pelo Diretor da Biblioteca Victor de Sá, Professor José Carlos de Carvalho, realiza-se no próximo dia 17 de outubro, terça-feira, das 12h00 às 13h30. A participação é livre. Pode aceder aqui ao link Zoom.
A investigadora do OP.Edu Teresa Teixeira Lopo apresentou no XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e IV Congresso da AILPcsh (CONAILPcsh), em coautoria com Arlinda Cabral, investigadora do LusoGlobe – Lusófona Centre on Global Challenges, a comunicação O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação: dos pressupostos teóricos da construção de democracia(s) à (re)descoberta no(s) campo(s) epistémico(s) contemporâneo(s)
As investigadoras expuseram e debateram com o público os primeiros resultados de um trabalho de investigação em curso sobre o Pensamento de Amílcar Cabral e a Educação e que visa, por um lado, analisar, a receção da obra de Amílcar Cabral em Portugal e em países europeus da diáspora guineense e cabo-verdiana, tomando como marco cronológico de partida o ano de 1970, data da publicação pela editora François Maspero da obra O Poder das Armas; e, por outro lado, identificar quais os desafios educacionais que foram abordados pela investigação realizada em Portugal, entre 1974 e 2024. Essa análise, que envolve um trabalho de consulta a bases de dados, arquivos e repositórios institucionais nacionais e europeus, visa a constituição de um corpus documental alargado que inclua peças jornalísticas, revisões e artigos publicados em revistas com arbitragem científica e dissertações de mestrado e teses de doutoramento.
Os Congressos, que decorreram entre 26 e 28 de setembro de 2023 na cidade da Praia, Ilha de Santiago, em Cabo Verde, subordinaram-se ao tema Reinventando a Democracia num Mundo de Inseguranças: Desafios para as Ciências Sociais e Humanas e visaram, entre outros objetivos, fomentar o debate sobre temas de relevância académica e social, e fortalecer a Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa (AILPcsh) como um locus de convergência académica e social nos países e regiões em língua portuguesa.
O dossiê Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e (re)produção de sentidos na investigação em educação, que integra o número 59 da Revista Lusófona de Educação, já está online.
Artigos
Nota Introdutória: Luís Manuel Bernardo, Daniel Bart, Teresa Teixeira Lopo
La transposition du paradigme PISA en France. Des formes d’autorité épistémique à l’ombre de l’État républicain: Romuald Normand
O discurso europeu na governação local da educação em Portugal: Ana Grifo, João Lourenço Marques
Educação Infantil nos municípios do Rio de Janeiro durante a pandemia: ambivalência das ações de gestão: Edson Cordeiro dos Santos, Maria Fernanda Rezende Nunes, Stephani Oliveira Coelho
La formule «former l’esprit critique»: Signes et figures de l’autorité dans les discours institutionnels: Kaltoum Mahmoudi
Discursos (de partidos) políticos: construção de sentidos para a educação: João Moisés Cruz, Alexandra Sá CostaDiscurso e silêncio na (re) organização da Educação Infantil Municipal em Ribeirão Preto: Beatriz Borges de Carvalho, Soraya Maria Romano Pacífico, Thaís Silva Marinheiro de Paula
Recherche en éducation et discours institutionnels sur l’École : débats et approaches critiques: Cédric Fluckiger, Luís Manuel Bernardo, Daniel Bart, Teresa Teixeira Lopo
Boas leituras.
Encontra-se aberto concurso para atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação para Doutoramento na área de Educação. A bolsa será financiada pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, ao abrigo do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado com o CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento.
As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de Doutor da pessoa bolseira selecionada devem estar enquadradas no plano de atividades do CeiED, com especial enfoque no OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação e devem ser desenvolvidas no âmbito do Programa de Doutoramento em Educação da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, da Universidade Lusófona.
O concurso está aberto até 25 de agosto de 2023.
O texto integral do Edital pode ser consultado aqui e, também, no Portal EURAXESS.