O objetivo da Semana da Ciência e da Tecnologia é dar a conhecer os cientistas portugueses, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento, promoção da cultura científica, progresso e bem-estar da sociedade.
Entre as várias ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência, em todo o país, o OP.Edu na sua atividade de partilha de conhecimento sobre as políticas e as práticas de educação e formação com o público em geral, associa-se a essa Semana com a promoção de um Colóquio online, que se realizou no dia 24 de novembro, dia Nacional da Cultura Científica, com participação livre e subordinado ao tema Sistema educativo e o cumprimento de Abril: contributos para mitigar desigualdades socioeducativas.
Realiza-se no próximo dia 24 de novembro, às 18H00, o segundo Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema Sistema educativo e o cumprimento de Abril: contributos para mitigar desigualdades socioeducativas.
“Abril foi um sonho e segue sendo um projeto de justiça social. Um sistema educativo que seja eficaz na mitigação de desigualdades socioeconómicas é um pilar fundamental desse projeto”
Neste Colóquio, o OP.Edu convida os investigadores Gil Nata, Tiago Neves, Hélder Ferraz e Andreia Correia do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto que, partindo de investigações e resultados sobre questões da (in)justiça socioeducativa que realizam há vários anos, discutirão num Colóquio aberto ao público, soluções concretas para tornar o nosso sistema educativo mais justo e equitativo. Em concreto, focar-se-ão nas questões da inflação de notas e do acesso ao ensino superior, da política de educação compensatória portuguesa (TEIP) e do encaminhamento para vias profissionais, e nas consequências para a equidade de diferentes instrumentos de monitorização e responsabilização do sistema educativo. Desta forma estarão, nas suas palavras, a “dar o nosso (pequeno) contributo para ajudar a cumprir Abril”
O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e do investigador Rui Gomes (OP.Edu-CES), que terá a cargo a Moderação do debate.
O evento, organizado pelo OP.Edu com a colaboração do Colégio Doutoral Ciência Cidadã – CeiED (CDCC), será realizado e transmitido online.
Link de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95069817147?pwd=VzdNOENzc1A0TnBxY1d6d3NaZnR2Zz09 Meeting ID: 950 6981 7147A participação no Colóquio é livre, mas com inscrição prévia em: https://forms.gle/r2VssSuMAwaqbd758
Com a realização deste Colóquio no dia 24 de novembro, na prossecução da sua missão de divulgação e partilha do conhecimento científico, o OP.Edu associa-se à celebração do Dia Nacional da Cultura Científica criado em homenagem ao professor, divulgador científico e investigador Rómulo de Carvalho.
Chamada de artigos para o dossiê temático Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e(re)produção de sentidos na investigação em educação da Revista Lusófona de Educação.
Esta proposta de dossier temático visa a receção de contribuições que problematizem (a lista não é exaustiva):
Línguas de submissão dos textos: português, francês, inglês e castelhano.
Datas importantes: Submissão: até 30 de novembro de 2022; Avaliação: até 28 de fevereiro de 2023; Publicação: durante o primeiro semestre de 2023.
Informações detalhadas sobre esta chamada podem ser consultadas aqui
A RLE está indexada na SCOPUS. H index 10, Q3, IF ( 0,215 ).
Realiza-se no próximo dia 8 de novembro no CES Alta – Sala 1 – com início às 10H00, a Roda de Conversa Práticas de educação anti-opressiva
Esta roda de conversa pretende promover um diálogo sobre práticas de ensino pautadas numa conceção de educação anti-opressiva. Será um espaço para o debate de práticas pedagógicas que desafiam as hierarquias que mantêm as desigualdades sociais através de relações desiguais de poder e que, portanto, procuram enfrentar injustiças que marginalizam e prejudicam indivíduos e grupos sociais.
A roda de conversa partirá de uma exposição inicial sobre alguns exemplos de propostas de educação anti-opressiva elaboradas no âmbito de uma pesquisa de doutoramento, para em seguida dialogar sobre a premente ampliação e consolidação de práticas anti-opressivas de educação num contexto mais global.Informações adicionais sobre este evento podem ser consultadas aqui
No dia 27 de outubro de 2022 decorreu o primeiro Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro. Com acolhimento no Museu do Aljube – Resistência e Liberdade e dinamização por Inês Vieira, neste primeiro encontro conversamos sobre Experiências de Educação Popular: O Centro de Estudos Educação e Cultura (C.E.E.C, Porto) com José Ferreira, elemento do C.E.E.C. no período de transição democrática.
A conversa versou sobre a origem do C.E.E.C. e a sua reestruturação com o 25 de Abril, as propostas de atuação que norteavam esta organização, as discussões e realizações sobretudo em termos de propostas educativas, o envolvimento em comissões de moradores e trabalhadores, o impacto do 25 de Novembro de 1975 e o fim do Centro. As memórias de José Ferreira foram sendo ilustradas por cartazes, autocolantes, boletins, jornais do C.E.E.C., artigos noticiosos e de reflexão educativa a partir desta organização. Esta documentação foi recolhida pelo próprio no arquivo Ephemera, na Biblioteca Pública Municipal do Porto, no Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia) e na Hemeroteca Municipal de Lisboa, em diálogo com outros elementos que dinamizaram o C.E.E.C..
O evento contou com a presença das direções do Museu do Aljube, do CeiED e do Op.Edu, bem como de investigadores e estudantes (Licenciatura em Educação Social, Universidade Lusófona), e com o apoio de Henrique Godoy (doutorando em Sociomuseologia, Universidade Lusófona e investigador do CeiED) na organização.