Realizou-se, no passado dia 13 de janeiro, o terceiro colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade.
O Colóquio aberto ao público em geral e organizado online, acolheu 456 participantes, incluindo professores de diferentes níveis de ensino, dirigentes escolares e estudantes de várias instituições do ensino superior universitário e politécnico.
Participaram no evento, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a Escola Superior de Educação do IPLUSO e o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, as oradoras Alice Ribeiro (responsável pelo Núcleo de Apoio à Inclusão, Universidade do Porto, Portugal), Cássia Sofiato (Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil), e o orador Joaquim Melro (Diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio e investigador da Universidade de Lisboa, Portugal), que refletiram e discutiram, numa perspetiva de análise longitudinal e comparada, a complexidade epistemológica, educativa e cultural que tem configurado os princípios e as práticas da educação inclusiva. O Colóquio foi moderado por Isabel Sanches, investigadora do CeiED e Professora Coordenadora da ESEL-IPLUSO.