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Notícias

PISA 2022. Discursos, verdade dos números e mudanças pós-pandemia na educação | 11 de janeiro de 2024 | Online

Realiza-se, no próximo dia 11 de janeiro de 2024 (quinta-feira), em modalidade online, o Seminário PISA 2022. Discursos, verdade dos números e mudanças pós-pandemia na educação, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a Secção Autónoma de Educação e Formação Geral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

PROGRAMA

Um mês depois da divulgação pela OCDE- Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico dos resultados da última edição do PISA – Programme for International Student Assessment, o Seminário visa abrir um espaço de partilha e debate informado sobre a regulação das políticas educativas por meio dos designados International Large-Scale Assessments (ILSAs), de que o PISA é o mais icónico representante.

Principais temas de discussão: os números do PISA 2022 e as mudanças pós-pandemia na educação; a relação entre a participação de Portugal no PISA e a melhoria dos seus níveis de equidade; os discursos do PISA e as limitações conceptuais e metodológicas que o Programa tem colocado à investigação em educação.

PAINEL 1 – 15h00-16h45

Helena Hinke Dobrochinski Cândido – Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Helsínquia, Helsinki Inequality Initiative | As implicações políticas do PISA sob o ângulo da educação comparada

Gil Nata e Tiago Neves – CIIE –  Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto | Equidade e a sua relação com o PISA

Daniel Bart – Universidade de Lille, CIREL – Centre Interuniversitaire de Recherche en Education de Lille | Le discours du PISA : quelques limites pour la recherche en éducation/O discurso do PISA: alguns limites para a investigação em educação

PAINEL 2 – 17h00-19h00

Teresa Teixeira Lopo – Universidade Lusófona, OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação | Os números do PISA 2022 e as mudanças pós-pandemia no ensino básico: primeiros resultados de um inquérito nacional a professores e dirigentes escolares

António Teodoro – Universidade Lusófona, CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento | As fontes teóricas da abordagem da OCDE. Limitações e importância de uma alternativa humanista

Luís Manuel A. V. Bernardo – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Secção Autónoma de Educação e Formação Geral | Prescrever para quantificar: o PISA e as oito competências para o século XXI

Moderação: Raquel Pereira Henriques – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Secção Autónoma de Educação e Formação Geral

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. Os/as  interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se obrigatoriamente neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/
 

Link para acesso online ao Seminário  aqui   Meeting ID: 919 1544 6157  Password: 770227

Para esclarecimentos e dúvidas contacte: geral@opedu.pt

     

Organização

 

 

Parceiro

Divulgação científica em espaços não formais de ensino para promoção de sustentabilidade e inclusão de pessoas | 5 de dezembro – 14h30 | Sala 1, CES – Alta

No próximo dia 5 de Dezembro, às 14h30, na Sala 1 – CES Alta, decorrerá o primeiro seminário do ciclo de Seminários Internacionais do Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação (CC.Edu),  subordinado ao tema Divulgação científica em espaços não formais de ensino para promoção de sustentabilidade e inclusão de pessoas. O Seminário será apresentado por Magnólia Araújo,  Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-Brasil), com comentários a cargo da investigadora e codiretora do OP.Edu Ana Maria Seixas.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas aqui

 

OP.Edu participa na Semana da Ciência e da Tecnologia 2023

O OP. Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação abre as suas portas, no dia 23 de novembro, a visitantes que queiram conhecer a sua missão, atividades e projetos de investigação em curso.

Esta iniciativa insere-se na programação da Semana da Ciência e Tecnologia 2023 que visa dar a conhecer os cientistas nacionais, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento e o bem-estar da sociedade.

O OP. Edu é uma criação conjunta do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona e do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra e tem por objeto a disseminação de informação, bem como, a realização de estudos e trabalhos de investigação fundamental e aplicada que contribuam para o melhor conhecimento das políticas e das práticas de educação e formação. Está situado nas instalações do CeiED, no Centro Universitário de Lisboa da Universidade Lusófona (Edifício U, Av. Marechal Craveiro Lopes 2A,1700-284 Lisboa).

As visitas estão sujeitas a inscrição prévia, até ao dia 22 de novembro, no seguinte formulário: https://forms.gle/XqDJKRKEVrA9nQ4V6

SAVE THE DATE | À conversa com João Teixeira Lopes sobre o seu livro “Elas. Percursos Inesperados de Jovens Mulheres das Classes Populares” | 2 de novembro, online, 16h15 | Participação livre

No próximo dia 2 de novembro, às 16h15, numa sessão online, com participação livre, estaremos À Conversa com o sociólogo, professor catedrático e investigador João Teixeira Lopes sobre o seu livro, publicado este ano, “ELAS. Percursos inesperados de jovens mulheres das classes populares

Trata-se de um livro sobre jovens mulheres das classes populares com um elevado sucesso académico na Universidade. Partindo das suas narrativas de vida, cruzando passado, presente e antecipação do futuro, percorrem‑se domínios como a infância e a família, o percurso escolar, as sociabilidades, a intimidade, o amor e a sexualidade, os lazeres e as práticas culturais, as atitudes face às desigualdades de classe e de género e, ainda, a relação com a religião e a política.

É sobre este “exercício de uma sociologia rente ao chão” que conversaremos, numa iniciativa organizada pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, em colaboração com a ESEL-IPLUSO – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Lusofonia e o LusoGlobe – Lusófona Centre on Global Challenges.

Junte-se a nós neste link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91689921952