A investigadora Teresa Teixeira Lopo foi a oradora convidada, no passado dia 13 de janeiro, do Ciclo de Conferências 2022/2023 do NOVAMEdS – Mestrado em Estudos de Educação da Universidade Nova de Lisboa.
Trata-se de um Ciclo de Conferências que tem a particularidade de estar aberto à participação de docentes e outros profissionais da Rede ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência, uma parceria entre oito Autarquias, as correspondentes 32 unidades orgânicas de ensino público e o CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Nessa Conferência, a investigadora apresentou o projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal e com base no trabalho empírico, ainda em fase inicial de desenvolvimento, discutiu com os/as participantes aspetos específicos ligados ao projeto, como a pertinência do plano de recuperação das aprendizagens, a transição digital, medidas implementadas e vantagens para o trabalho colaborativo dos docentes e ações específicas pós-pandemia implementadas nas escolas e dirigidas à comunidade escolar de promoção do bem-estar e saúde mental.
Créditos da imagem: Claudio Schwarz via Unsplash
Realiza-se no próximo dia 23 de janeiro, às 18H00 (hora de Portugal), o terceiro Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade.
A inclusão é um princípio abrangente e complexo e, como tal, deve ser objeto de reflexão e norteador das políticas e das práticas educativas. Assumindo este pressuposto, o OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação convida as investigadoras Alice Ribeiro (responsável pelo Núcleo de Apoio à Inclusão, Universidade do Porto, Portugal), Cássia Sofiato (Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil), e o investigador Joaquim Melro (Diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio e investigador da Universidade de Lisboa, Portugal), que refletirão e discutirão neste Colóquio online aberto ao público, a complexidade epistemológica, educativa e cultural que tem configurado os princípios e as práticas da educação inclusiva.
O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e da investigadora Isabel Sanches (CeiED e ESEL-IPLUSO), que terá a cargo a Moderação do debate.O evento, organizado pelo OP.Edu com a colaboração da Escola Superior de Educação do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia, será realizado e transmitido online. Link de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98469945254
Em parceria com o Centro de Formação de escolas António Sérgio, o Colóquio encontra-se certificado para os participantes de Portugal como Ação de Formação de Curta Duração (ACD, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio), para efeitos de progressão da carreira docente de educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e docentes de educação especial.Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se obrigatoriamente neste link: https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/ Inscrições encerradas
Área Científica: Ciências da Educação
Requisitos de admissão:
Os/as candidatos/as deverão possuir como requisitos obrigatórios:
Fatores preferenciais:
Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação), na sua redação atual dada pelo DL nº123/2019, Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (Regulamento n.º 950/2019 de 16 de dezembro) e do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade Lusófona.
Local de exercício da atividade: As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona, sob a orientação científica da Doutora Teresa Teixeira Lopo (Coordenadora Científica do projeto).
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses com início previsto em 06 de fevereiro de 2023.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1144,64 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.
A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária.
O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.
Métodos de seleção: A seleção dos/das candidatos/as será efetuada por um júri constituído pelas investigadoras do projeto: Doutora Teresa Teixeira Lopo, Doutora Maria Neves Gonçalves e Doutora Inês Vieira A seleção das candidaturas far-se-á pela aplicação dos métodos da avaliação curricular e da entrevista, considerando:O júri reserva-se o direito de não atribuir a Bolsa se a qualidade das candidaturas for inferior à pretendida.
Forma de publicitação/notificação dos resultados:Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de projeto de lista ordenada, afixada em local visível e público do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e publicitada na página eletrónica do CeiED.
Os/as candidatos/as podem reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da afixação/publicitação da lista de classificação final.
O/a candidato/a aprovado/a será notificado/a através de correio eletrónico.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:O concurso encontra-se aberto no período de 03/01/2023 a 18/01/2023.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, acompanhadas do envio dos seguintes documentos:
As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico, com a indicação no assunto do e-mail da referência do concurso Refª BI_Mestre/ILIND/F+/EI/03/2022/RePeME para o seguinte endereço: maria.leal@ulusofona.pt
O Edital publicado no Portal EURAXESS pode ser consultado aquiEste webinar, organizado pela SPCE-SEC- Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação em associação com o OP.Edu, promoverá uma reflexão sobre as desigualdades no ensino superior em Portugal e no Brasil tendo como referência o mais recente relatório da OCDE Education at a Glance 2022.
Vários indicadores revelam a existência destas desigualdades em diversos níveis, desde taxas de participação e conclusão, despesas com a educação e peso nos orçamentos familiares, apoios aos estudantes, até aos benefícios sociais da educação.
O webinar começará com um breve enquadramento histórico Education at a Glance a cargo do Professor António Teodoro (Universidade Lusófona), seguido das apresentações do Professor Leandro Almeida (Universidade do Minho) e da Professora Claisy Marinho (Universidade de Brasília) e de uma discussão com o público.
O webinar realiza-se no próximo dia 6 de dezembro, às 14h30, em formato online/via Zoom: