O Conselho Consultivo do OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação reuniu-se no passado dia 13 de maio de 2023.
A reunião teve como principais objetivos:
A resposta do Governo não tem sido suficiente perante as reivindicações dos professores. “As questões centrais não estão resolvidas”, incluindo a reposição do tempo de carreira.
Investigadora do OP.Edu comenta em direto, na CNN Portugal, a Manifestação dos/as professores/as do dia 25 de fevereiro de 2023.

A investigadora e codiretora do OP.Edu, Teresa Teixeira Lopo, voltou à CNN Portugal para comentar em direto a manifestação nacional de professores/as realizada em Lisboa no sábado, dia 11 de fevereiro, em que participaram para além da Fenprof e da Federação Nacional de Educação (FNE), outras oito organizações sindicais (SIPE, ASPL, Pró-Ordem, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SPLIU e STOP).
No centro da análise estiveram questões relacionadas com a carreira docente, o acesso à profissão, a valorização do saber profissional dos/as professores/as, a representação social da escola pública, perspetivas de negociação e consensos que possam vir a ser encontrados entre os sindicatos e o Ministério da Educação.

Realizou-se, no passado dia 13 de janeiro, o terceiro colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade.
O Colóquio aberto ao público em geral e organizado online, acolheu 456 participantes, incluindo professores de diferentes níveis de ensino, dirigentes escolares e estudantes de várias instituições do ensino superior universitário e politécnico.
Participaram no evento, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a Escola Superior de Educação do IPLUSO e o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, as oradoras Alice Ribeiro (responsável pelo Núcleo de Apoio à Inclusão, Universidade do Porto, Portugal), Cássia Sofiato (Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil), e o orador Joaquim Melro (Diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio e investigador da Universidade de Lisboa, Portugal), que refletiram e discutiram, numa perspetiva de análise longitudinal e comparada, a complexidade epistemológica, educativa e cultural que tem configurado os princípios e as práticas da educação inclusiva. O Colóquio foi moderado por Isabel Sanches, investigadora do CeiED e Professora Coordenadora da ESEL-IPLUSO.
Leia aqui, na íntegra, o artigo publicado no jornal Público pela investigadora da equipa permanente do OP.Edu, Orlanda Tavares, centrado na análise das alterações, em discussão atualmente, no acesso ao ensino superior.
