O Ministério da Educação anunciou alterações significativas ao modelo de avaliação externa, com a realização já a partir do próximo ano letivo de novas provas pelos/as alunos/as do 4.º e do 6.º ano de escolaridade em Português, Matemática e numa outra disciplina rotativa a cada três anos. Estas novas provas, a aplicar em formato digital, substituirão as antigas provas de aferição, anteriormente realizadas no 2.º, 5.º e 8.º ano de escolaridade.
André Freitas, investigador do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, reflete sobre o assunto no texto – Avaliar melhor em educação é pressupor a avaliação como processo formativo, de ação comunicativa – publicado no Blogue do OP.Edu, disponível na íntegra aqui e aberto à discussão com os/as leitores/as.
Realiza-se no próximo dia 19 de junho (quarta-feira), às 15H00, com transmissão online, o quinto Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro.
Neste Colóquio, o investigador Luís Grosso Correia (Faculdade de Letras, Universidade do Porto) e o investigador José Viegas Brás (Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO) refletirão e discutirão os temas da consciência histórica dos jovens sobre a Revolução de Abril, e os desafios desse momento histórico para o lugar que o corpo passa a ocupar no espaço público, simultaneamente, numa perspetiva da identidade e da autoidentidade e como condição de uma nova cidadania que é preciso alcançar.
O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e da investigadora Sandra Duarte (ESEL-IPLUSO), que terá a cargo a Moderação do debate.
O evento, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a ESEL-IPLUSO – Escola Superior de Educação do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia, será realizado e transmitido online.
A participação é livre
Link de acesso aqui.
Meeting ID: 913 7595 2199
Password: 878385
10.00: Receção dos participantes
11.00: Sessão de Abertura
11.30: Conferência de Abertura | Francisco Bairrão Ruivo, Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa
13.00: Pausa-almoço
14.30: Mesa Redonda 1 | ‘As escolas saem às ruas e a rua vai às escolas’. Roteiro de inovações pedagógicas
16.00: Pausa-café
16.30: Mesa Redonda 2 | O poder aos professores e às escolas: sindicalismo, gestão democrática e identidades docentes
09.30: Comunicações
11.00: Pausa-café
11.30: Mesa Redonda 3 | Democratização e Cultura Desportiva
13.00: Pausa-almoço
14.30: Mesa Redonda 4 | Poder popular e emancipação. A participação dos estudantes nos movimentos de alfabetização
16.00: Pausa-café
16.30: 50 anos depois, valeu a pena? Uma conversa com o Coronel Vasco Lourenço, Membro da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA) e do Conselho da Revolução. Presidente da Direção da Associação 25 de Abril
Local de realização: Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, Auditório José Araújo. As inscrições podem ser realizadas aqui. Informações adicionais sobre o programa podem ser consultadas aqui.
Recebemos Filippo Pirone, professor da Universidade de Paris-Est Créteil e investigador do LIPHA – Laboratoire interdisciplinaire d’étude du politique Hannah Arendt.
A visita, que decorreu entre 22 a 26 de abril, enquadrou-se no âmbito dos trabalhos de investigação do Projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal, em curso na Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, e que junta como parceiros o OP.Edu-CeiED, a ESEL-IPLUSO, o CICANT e o CEAD.
Para além das atividades realizadas no quadro do projeto e que incluíram a análise dos inquéritos aplicados a dirigentes e professores/as, elaboração do guiões para grupos de discussão focalizada e planeamento de iniciativas de comunicação e disseminação de resultados, Filippo Pirone realizou, ainda no quadro da Unidade Curricular de Sociologia da Educação da Licenciatura em Sociologia, a MasterClass Sociological perspectives on French educational system. Structural inequalities and new dispositives.
Realiza-se no próximo dia 22 de janeiro, às 18H00, com transmissão online, o quarto Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro.
Neste Colóquio, o investigador Almerindo Janela Afonso (Universidade do Minho) e a investigadora Natália Alves (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa) refletirão e discutirão os temas da avaliação emancipatória e do ensino profissionalizante, num balanço crítico sobre os contributos da Revolução de Abril.
O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e da investigadora Ana Maria Seixas (OP.Edu-CES), que terá a cargo a Moderação do debate.
O evento, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, será realizado e transmitido online. A participação é livre. Link de acesso aqui Meeting ID: 935 8641 8871 Password: 303231