Recebemos Filippo Pirone, professor da Universidade de Paris-Est Créteil e investigador do LIPHA – Laboratoire interdisciplinaire d’étude du politique Hannah Arendt.
A visita, que decorreu entre 22 a 26 de abril, enquadrou-se no âmbito dos trabalhos de investigação do Projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal, em curso na Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, e que junta como parceiros o OP.Edu-CeiED, a ESEL-IPLUSO, o CICANT e o CEAD.
Para além das atividades realizadas no quadro do projeto e que incluíram a análise dos inquéritos aplicados a dirigentes e professores/as, elaboração do guiões para grupos de discussão focalizada e planeamento de iniciativas de comunicação e disseminação de resultados, Filippo Pirone realizou, ainda no quadro da Unidade Curricular de Sociologia da Educação da Licenciatura em Sociologia, a MasterClass Sociological perspectives on French educational system. Structural inequalities and new dispositives.