• Português
  • English

Projeto RePeME dinamiza grupo de discussão sobre recuperação das aprendizagens, acompanhamento e avaliação dos/as alunos/as

No quadro das suas atividades de investigação, realizou-se no passado dia 10 de janeiro de 2024, no Centro Universitário do Porto da Universidade Lusófona, o primeiro dos grupos de discussão previstos no projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal.

O grupo de discussão, focalizado no eixo da recuperação das aprendizagens, acompanhamento e avaliação dos/as alunos/as, visou a análise de resultados preliminares dos inquéritos que estão a ser aplicados a nível nacional sobre as mudanças pós-pandemia no ensino básico.

Participaram na discussão 14 professores/as e dirigentes de escolas do Porto e de Lisboa. A equipa de projeto contou com a colaboração de Clara Craveiro, investigadora do CeiED e Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, na identificação dos participantes de escolas da Área Metropolitana do Porto, e com o apoio do consultor do projeto Daniel Bart, professor catedrático da Universidade de Lille e investigador do CIREL – Centre interuniversitaire de recherche en éducation de Lille, na elaboração do script e organização dos trabalhos. A equipa acolheu, ainda, Geanine Escobar, investigadora em formação/Doutoranda em Museologia da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, que assistiu ao desenvolvimento dos trabalhos como observadora não participante.

O research brief, com os resultados preliminares dos inquéritos e intervenções dos/as participantes neste grupo de discussão, será disponibilizado brevemente.

  • Início
  • Projetos em Curso
  • Projeto RePeME dinamiza grupo de discussão sobre recuperação das aprendizagens, acompanhamento e avaliação dos/as alunos/as