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Notícias

OP.Edu participa na Semana da Ciência e da Tecnologia 2024

O OP. Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação abre as suas portas, no dia 22 de novembro, sexta-feira, para conversas online com o público que queira conhecer o seu mundo: a sua missão, atividades e projetos.

Esta iniciativa insere-se na programação da Semana da Ciência e Tecnologia 2024 que visa dar a conhecer os cientistas nacionais, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento e o bem-estar da sociedade.

O OP. Edu é uma criação conjunta do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona e do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra e tem por objeto a disseminação de informação, bem como, a realização de estudos e trabalhos de investigação fundamental e aplicada que contribuam para o melhor conhecimento das políticas e das práticas de educação e formação. Na prossecução da sua missão segue os princípios da Ciência Aberta: transparência, acesso aberto à investigação e aos dados produzidos, reutilização da informação e uso de ferramentas web.

As conversas online estão sujeitas a inscrição prévia, até ao dia 20 de novembro, no seguinte formulário: https://forms.gle/rzr9yxen6ppyyfAB6

 

II Conferência Nacional: Formação Inicial de Educadores/as e Professores/as | 17 de outubro de 2024 | Programa

 

A II Conferência Nacional Formação Inicial de Professores/as e Educadores/as: Realidade e Perspetivas em Debate, organizada pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, a ESEL – Escola Superior de Educação da Lusofonia do IPLUSO e o IE – Instituto de Educação da Universidade Lusófona, realiza-se no próximo dia 17 de outubro de 2024.

O evento será realizado no Auditório José Araújo, situado no Edifício da Biblioteca da Universidade Lusófona (Campo Grande, 376, em Lisboa), com transmissão online, via Zoom, através do seguinte link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94240604717

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial.

II Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate (Módulo 1)

II Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate (Módulo 2)

Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se obrigatoriamente neste link  https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/ e inscreverem-se nos módulos que pretendem realizar

 

PROGRAMA

 

09:30 | Receção dos/as participantes

 

MÓDULO I

10:00 | SESSÃO DE ABERTURA

Ana Maria Seixas – CES/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação

Teresa Teixeira Lopo – CeiED/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação

 

10:30 | PAINEL 1: ACESSO À PROFISSÃO DE EDUCADOR/A DE INFÂNCIA E DE PROFESSOR/A

Luís Manuel Bernardo – Secção Autónoma de Educação e Formação Geral, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Cristina Mesquita – CITED, Instituto Politécnico de Bragança

José Manuel Silva – Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP)

Moderação: Clara Craveiro (OP. Edu, CeiED,  Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti)

 

11:30 | Pausa-café

 

12:00 | PAINEL 2: PLANOS DE ESTUDO DA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES/AS DE INFÂNCIA E PROFESSORES/AS: LIMITES E MUDANÇAS NECESSÁRIAS

João Filipe Matos – Instituto de Educação, Universidade Lusófona,

Luís Mestre – Associação Movimento da Escola Moderna (MEM)

Luís Ribeiro – Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI)

Moderação: José Viegas Brás (Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO, CeiED)

 

13:00 | Pausa-almoço

 

MÓDULO II

14:30 | PAINEL 3: O CHOQUE COM A REALIDADE PROFISSIONAL: EXPERIÊNCIAS DE EDUCADORES/AS DE INFÂNCIA E PROFESSORES/AS RECÉM-FORMADOS/AS

Rita Fidalgo – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Sara Costa – Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Instituto de Educação, Universidade Lusófona

Moderação: Maria Neves Gonçalves (ESEL-IPLUSO, CeiED)

 

15:30 | Pausa-café

 

16:00PAINEL 4: FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES/AS DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES/AS: QUESTÕES CRÍTICAS E OPORTUNIDADES

Joaquim Melro – Centro de Formação de Escolas António Sérgio

Marta Araújo – Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra

Moderação: Inês Vieira (CeiED/OP. Edu – Equipa Permanente)

 

17:00 | INTERVENÇÃO FINAL

António Teodoro  – Instituto de Educação, Universidade Lusófona

 

17:30 | Encerramento

 

Para esclarecimentos e dúvidas contacte: geral@opedu.pt

Coordenação da Comissão Organizadora: Ana Maria Seixas (CES/OP.Edu – Direção), Clara Craveiro (OP. Edu, CeiED, ESEPF), Inês Vieira (CeiED/OP. Edu – Equipa Permanente), José Viegas Brás (IE-Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO, CeiED), Maria Neves Gonçalves (ESEL-IPLUSO, CeiED) e Teresa Teixeira Lopo (CeiED/OP. Edu – Direção).

 

Parceiro

 

Qual é o princípio subjacente ao novo modelo de avaliação externa? | Opinião de André Freitas | 20 de julho de 2024

   

O Ministério da Educação anunciou alterações significativas ao modelo de avaliação externa, com a realização já a partir do próximo ano letivo de novas provas pelos/as alunos/as do 4.º e do 6.º ano de escolaridade em Português, Matemática e numa outra disciplina rotativa a cada três anos. Estas novas provas, a aplicar em formato digital, substituirão as antigas provas de aferição, anteriormente realizadas no 2.º, 5.º e 8.º ano de escolaridade.

André Freitas, investigador  do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, reflete sobre o assunto no texto – Avaliar melhor em educação é pressupor a avaliação como processo formativo, de ação comunicativa – publicado no Blogue do OP.Edu, disponível na íntegra aqui e aberto à discussão com os/as leitores/as.

Ciclo de Colóquios 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro | 19 de junho de 2024 – ONLINE – 15H00

Realiza-se no próximo dia 19 de junho (quarta-feira), às 15H00, com transmissão online, o quinto Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro.

Neste Colóquio,  o investigador  Luís Grosso Correia (Faculdade de Letras, Universidade do Porto) e o investigador José Viegas Brás (Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO) refletirão e discutirão os temas da consciência histórica dos jovens sobre a Revolução de Abril, e os desafios desse momento histórico para o lugar que o corpo passa a ocupar no espaço público, simultaneamente, numa perspetiva da identidade e da autoidentidade e como condição de uma nova cidadania que é preciso alcançar.

O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e da investigadora Sandra Duarte (ESEL-IPLUSO), que terá a cargo a Moderação do debate.

O evento, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a ESEL-IPLUSO – Escola Superior de Educação do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia, será realizado e transmitido online.  A participação é livre. Link de acesso aqui  Meeting ID:  913 7595 2199  Password: 878385

As Utopias da Revolução de Abril. Educação e mudança social em tempos de transição revolucionária (1974-1976) | 29 e 30 de abril 2024 | Universidade Lusófona – Auditório José Araújo

PROGRAMA

DIA 29 DE ABRIL, SEGUNDA-FEIRA

 

10.00: Receção dos participantes

11.00: Sessão de Abertura

António Teodoro, Diretor do CeiED, Universidade Lusófona

Carla Vilhena, Presidente do HISTEDUP, Universidade do Algarve

José Bragança Miranda, Reitor da Universidade Lusófona

11.30: Conferência de Abertura | Francisco Bairrão Ruivo, Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa

13.00: Pausa-almoço

14.30: Mesa Redonda 1  | ‘As escolas saem às ruas e a rua vai às escolas’. Roteiro de inovações pedagógicas

Raquel Pereira HenriquesFaculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Luís Mota, Escola Superior de Educação, Politécnico de Coimbra

António Gomes Ferreira, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra

Carla Vilhena, Universidade do Algarve

Joaquim Pintassilgo, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Moderador: Justino Magalhães, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

16.00: Pausa-café

16.30: Mesa Redonda 2O poder aos professores e às escolas: sindicalismo, gestão democrática e identidades docentes

António Teodoro, Universidade Lusófona

Licínio C. Lima, Universidade do Minho

Amélia Lopes, Universidade do Porto

Moderadora: Ana Patrícia Almeida, Universidade Aberta

DIA 30 DE ABRIL, TERÇA-FEIRA

09.30: Comunicações

11.00: Pausa-café 

11.30: Mesa Redonda 3 | Democratização e Cultura Desportiva

José Baeta Sequeira da Silva, Professor de Educação Física           

Manuel Brito, Presidente da Autoridade Anti-Dopagem de Portugal 

Jorge Proença, Universidade Lusófona

Moderador: José V. Brás, Universidade Lusófona

13.00: Pausa-almoço 

14.30: Mesa Redonda 4 | Poder popular e emancipação. A participação dos estudantes nos movimentos de alfabetização

Maria João Mogarro, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Pierre Marie, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra

Luísa Tiago Oliveira, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 

Moderadora: Teresa Teixeira Lopo, Universidade Lusófona 

16.00: Pausa-café 

16.30: 50 anos depois, valeu a pena? Uma conversa com o Coronel Vasco Lourenço, Membro da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA) e do Conselho da Revolução. Presidente da Direção da Associação 25 de Abril

 

Local de realização: Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, Auditório José Araújo. As inscrições podem ser realizadas aqui  Informações adicionais sobre o programa podem ser consultadas aqui