Este website, disponibilizado ao público em junho de 2022, sucedeu ao anterior website do OP. Edu, em funcionamento desde 2011 e até essa data, cujos conteúdos podem ser consultados na íntegra aqui, com acesso aberto a publicações (relatórios, livros, artigos e recensões), projetos e eventos realizados
Créditos da imagem: Nick Fewings para Unsplash
Realiza-se no próximo dia 26 de março de 2025 (quarta-feira), das 15h30 às 18h30, com transmissão online, o primeiro Colóquio do Ciclo temático Diversidade, Equidade, Inclusão, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a ESEL-IPLUSO – Escola Superior de Educação do IPLUSO, dedicado ao tema Inovação Pedagógica: Abordagens, Práticas e Desafios.
A inovação pedagógica é um processo situado, multidimensional e intencional de elaboração, desenvolvimento e avaliação de mudanças nas práticas educativas. Neste Seminário serão apresentadas diferentes experiências e abordagens pedagógicas. Serão, ainda, analisados criticamente os diferentes desafios para que remete a relação da inovação pedagógica com uma visão transformadora da educação e da Escola, capaz de contribuir, simultaneamente, para a criação de aprendizagens relevantes, a inclusão e a reflexão e desenvolvimento profissional dos/as professores/as.
Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado como Ação de Curta Duração (ACD) ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial.
Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se obrigatoriamente neste link: https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/
PROGRAMA
15h30 – Abertura | Ana Maria Seixas (OP.Edu-CES, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra) e Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED, Universidade Lusófona).
15h45 – Inovação pedagógica nas escolas: um referencial | Flávia Vieira, Instituto de Educação da Universidade do Minho, Presidente da 2.ª Comissão Especializada Permanente “Inovação Pedagógica nas Escolas” do Conselho Nacional de Educação.
16h15 – Alguns questionamentos sobre a inovação na Escola | Daniel Bart, Universidade de Toulouse 2 Jean Jaurès, onde desenvolve investigação dedicada à análise crítica de práticas e modelos de avaliação escolar.
16h45 – Um Instituto “à margem” para um ensino inclusivo das ciências | Gérald Peyroche, Diretor do Instituto Villebon – Georges Charpak, que desenvolve uma missão de interesse geral dedicada aos desafios da inclusão e da transformação pedagógica ao nível do ensino/aprendizagem das ciências e das tecnologias.
17h15 – Projeto ATHENE: contributos da ciência cidadã para a inovação pedagógica | Rita Campos e Cláudia Pato de Carvalho, Investigadoras do CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Coordenam o projeto ATHENE – Ciência Cidadã como metodologia para o desenvolvimento das competências em crianças e jovens, em que alunos/as, professores/as e investigadores/as trabalham os conteúdos curriculares de forma colaborativa, tendo por base os princípios da ciência social cidadã.
17h45 – A inovação pedagógica e a ideia da Unesco de “um novo contrato social da educação” | Luís Manuel Bernardo, Coordenador da Secção Autónoma de Educação e Formação Geral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
18h15 – Comentários finais e encerramento dos trabalhos | Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED, Universidade Lusófona) e Ana Maria Seixas (OP.Edu-CES, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra).
O evento será realizado e transmitido online. A participação é livre. Meeting ID 990 7083 1954 Link de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99070831954
Para esclarecimentos e dúvidas contacte: geral@opedu.ptOrganização:
Em colaboração com:
Parceiro:
Este documento, que apresenta resultados parcelares do projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal relativos à Recuperação das aprendizagens, acompanhamento e avaliação dos/as alunos/as do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, é um dos produtos que pode ser consultado na Comunidade RePeME do repositório digital multidisciplinar de acesso aberto Zenodo e no repositório de acesso aberto da Universidade de Harvard Harvard Dataverse
A publicação inclui respostas de dirigentes e professores/as de Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas (AE/ENA), da rede pública nacional, a inquéritos por questionário aplicados entre 10 de outubro de 2023 e 6 de dezembro de 2023 (primeira vaga de inquirição), e resultados do grupo de discussão focalizada realizado no dia 10 de janeiro de 2024 e que reuniu 14 participantes, entre professores/as e dirigentes, 12 de AE/ENA da Área Metropolitana do Porto e dois da Área Metropolitana de Lisboa.