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Publicações

Livros e Capítulos

2023

Fraga, N., Lopo, T. T., Galego, C., & Teodoro, A. (2024, no prelo). Trajectories and challenges of the section of comparative education of the Portuguese society of education sciences. In K. Bedi, M. Dembélé, J. Jacob, & M. Manzon (Eds.), WCCES Brill Sense Book Series – Global Comparative Education.

2022

Carita, A., Lopo, T. T., & Teodoro, V. D. (2022). PISA in the media discourse: Prominence, tone, voices and meanings. In A. Teodoro (Ed.), Critical perspectives on PISA as a means of global governance: Risks, limitations, and humanistic alternatives (pp. 142-168). Routledge.

Uma apreciação crítica do  livro (em francês) pode ser consultada aqui

Artigos Científicos

2024

Lopo, T. T., Teodoro, A., & Borges, L. (2024). Why did Portugal enter PISA? Divergent political views, the national agenda and the OECD push. European Education. https://doi.org/10.1080/10564934.2023.2299940

2023

Bernardo, L.,  Bart, D., & Lopo, T. T. (Eds.). (2023). Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e (re)produção de sentidos na investigação em educação. Revista Lusófona de Educação, 59(59), 91-211.

Bernardo, L.,  Bart, D., & Lopo, T. T. (2023). Nota introdutória. Revista Lusófona de Educação, 59(59), 91-99.

Fluckiger, C., Bernardo, L., Bart, D., & Lopo, T. T. (2023). Recherche en éducation et discours institutionnels sur l’École : débats et approches critiques. Revista Lusófona de Educação, 59(59), 215-231.

2022

Lopo, T. T., & Borges, L. (2022). A tomada de decisão política sobre a participação no PISA: Portugal à procura de uma pertença globalRevista Lusófona de Educação, 56(56), 97-109.

Cardoso, S., Rosa, M. J., & Amaral, A. (2022). Researching higher education in Portugal. European Journal of Higher Education. Publicado online em 21 de setembro. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21568235.2022.2125887

Cardoso, S., Carvalho, T., Rosa, M. J., & Soares, D. (2022). Gender (im)balance in the pool of graduate talent: the Portuguese case. TEAM – Tertiary Education and Management. Publicado online em 13 de julho. https://doi.org/10.1007/s11233-022-09093-9

Freires, T., Santos, S., & Cardoso, S. (2022) Educação doutoral em Portugal: Mapeamento do cenário [Doctoral education in Portugal: Scenario mapping]. Revista Portuguesa de Educação, 35(1), 264-286. http://doi.org/10.21814/rpe.22610

Sin, C., Tavares, O., Aguiar, J., & Amaral, A. (2022). More students and more diverse: New trends in international mobility to Portugal. Tertiary Education and Management. https://doi.org/10.1007/s11233-022-09090-y

Resumos e Atas

 Participações com revisão por pares em eventos internacionais

2023

Cabral, A., & Lopo, T. T. (2023, 27 de setembro). O pensamento de Amílcar Cabral e a educação: Dos pressupostos teóricos da construção de democracia(s) à (re)descoberta no(s) campo(s) epistémico(s) contemporâneo(s) [Comunicação em Grupo de Trabalho]. XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e IV Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa (CONAILPcsh), Praia, Cabo-Verde.

Bart, D., & Lopo, T. T. (2023, 21 de setembro). Le Covid-19 à l’école : comparaison dans des thèses et mémoires en sciences de l’éducation au Portugal et en France [Comunicação em Conferência]. Midterm Conference  RN27  – Comparative Education in Southern Europe, Lisboa, Portugal.

Lopo, T. T., Vieira, I.,  Sargento, P.,  António, A., Brás, J., & Gonçalves, M. N. (2023, 24 de agosto). Post-pandemic continuities and changes in basic education (ISCED 1) in Portugal [Comunicação em Conferência]. ECER 2023 The Value of Diversity in Education and Educational Research, Glasgow, Reino Unido.

Lopo, T. T. (2023, 20 de abril). L’analyse de documents utilisée comme une méthode autonome dans la recherche en éducation : possibilités et contraintes [Palestra em Jornada de Estudo]. Journée d’étude Enquêtes par documents en sociologie et en sciences sociales du Laboratoire multidisciplinaire Cermes3 (CNRS, Inserm, EHESS & Université Paris Cité), Paris, França.

2022

Tavares, O, & Sin, C. (2022, 4-6 julho). Institutional accreditation across Europe: Do assessment criteria mirror higher education’s missions? Proceedings of the 1. doi: 10.21125/edulearn.2022.2100

 

Participações com revisão por pares em eventos nacionais

2023

Santos, M. F., & Lopo, T. T. (2023, 26 de outubro). RePeME – E depois da pandemia? [Comunicação em Conferência]. III Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania, Lisboa, Portugal.

2022

Lopo, T. T., Vieira, I., & Teodoro, A. (2022, 16 de setembro). A educação para a cidadania global nas revistas científicas portuguesas (2012-2021) [Apresentação em Conferência]. XVI Congresso da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Educação e Cidades: Tempos, Espaços, Atores e Culturas, Lisboa, Portugal.

 

Participações por convite

2024

Lopo, T.T. (2024, 11 de janeiro). Os números do PISA 2022 e as mudanças pós-pandemia no ensino básico: primeiros resultados de um inquérito nacional a professores e dirigentes escolares. Seminário PISA 2022. Discursos, verdade dos números e mudanças pós-pandemia na educação (online), Portugal.

2023

Lopo, T.T. (2023, 26 de outubro). Desigualdades sociais e desigualdades educativas antes e depois da pandemia de Covid-19 [Apresentação por convite em Mesa Redonda]. Mesa Redonda Cidadania e Desenvolvimento, III Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania, Lisboa, Portugal.

Santos, M. F., & Lopo, T. T. (2023, 14 de julho). Projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal: O caminho metodológico da elaboração do estado da arte [Apresentação por convite em Encontro]. 13.º Encontro de Investigadores do CeiED – A universidade na interface de ciências e políticas, Lisboa, Portugal.

Lopo, T. T. (2023, 19 de abril). E depois da pandemia? Recuperação, Permanências e mudanças no ensino básico em Portugal [Apresentação por convite em Ciclo de Debates]. Ciclo de Debates em Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Lusofonia da Lusofonia, Lisboa, Portugal.

Lopo, T. T. (2023, 4 de fevereiro). Disseminação e avaliação das ideias políticas na área da educação: O papel dos novos atores coletivos dedicados ao trabalho científico sobre a educação [Apresentação por convite em Mesa Redonda]. VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Mesa Redonda Investigação em Educação e Políticas Públicas com Licínio Lima (Universidade do Minho), Tiago Neves (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto), Pedro Duarte e Luís Rothes (Instituto Politécnico do Porto), Porto, Portugal.

Lopo, T. T. (2023, 13 de janeiro). E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal [Apresentação por convite em Curso de Mestrado]. Ciclo de Conferências do Mestrado em Estudos de Educação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa (online), Portugal.

2022

Lopo, T. T. (2022, 17 de novembro). A mudança dos sistemas de educação e os discursos PISA [Apresentação por convite em Seminário de Especialização de Mestrado]. Mestrado de Intervenção Social Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco (online), Portugal.

Relatórios

2023

Outputs do projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal

 

   

Santos, M. F. (2023). Mapeamento de fontes estatísticas e de informação: Relatório de indicadores. https://doi.org/10.5281/zenodo.8079180

   

Santos, M. F. (2023). Scientific papers database: General research strategy. https://zenodo.org/record/8120679

Santos, M. F. (2023). Medidas legislativas e administrativas adotadas em Portugal durante a pandemia da doença COVID-19: Listagem. https://zenodo.org/record/8116818

 

Policy Briefs

Brevemente, mais informação.