2023
Fraga, N., Lopo, T. T., Galego, C., & Teodoro, A. (2023, no prelo). Trajectories and challenges of the section of comparative education of the Portuguese society of education sciences. In K. Bedi, M. Dembélé, J. Jacob, & M. Manzon (Eds.), WCCES Brill Sense Book Series – Global Comparative Education.
2022
Carita, A., Lopo, T. T., & Teodoro, V. D. (2022). PISA in the media discourse: Prominence, tone, voices and meanings. In A. Teodoro (Ed.), Critical perspectives on PISA as a means of global governance: Risks, limitations, and humanistic alternatives (pp. 142-168). Routledge.
Uma apreciação crítica do livro (em francês) pode ser consultada aqui2023
Lopo, T. T., Teodoro, A., & Borges, L. (2023, em revisão). Why did Portugal enter PISA? Divergent political views, the national agenda and the OECD push.Bernardo, L., Bart, D., & Lopo, T. T. (Eds.). (2023). Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e (re)produção de sentidos na investigação em educação. Revista Lusófona de Educação, 59(59), 91-211.
Bernardo, L., Bart, D., & Lopo, T. T. (2023). Nota introdutória. Revista Lusófona de Educação, 59(59), 91-99.
Fluckiger, C., Bernardo, L., Bart, D., & Lopo, T. T. (2023). Recherche en éducation et discours institutionnels sur l’École : débats et approches critiques. Revista Lusófona de Educação, 59(59), 215-231.
2022
Lopo, T. T., & Borges, L. (2022). A tomada de decisão política sobre a participação no PISA: Portugal à procura de uma pertença global. Revista Lusófona de Educação, 56(56), 97-109.
Cardoso, S., Rosa, M. J., & Amaral, A. (2022). Researching higher education in Portugal. European Journal of Higher Education. Publicado online em 21 de setembro. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21568235.2022.2125887
Cardoso, S., Carvalho, T., Rosa, M. J., & Soares, D. (2022). Gender (im)balance in the pool of graduate talent: the Portuguese case. TEAM – Tertiary Education and Management. Publicado online em 13 de julho. https://doi.org/10.1007/s11233-022-09093-9
Freires, T., Santos, S., & Cardoso, S. (2022) Educação doutoral em Portugal: Mapeamento do cenário [Doctoral education in Portugal: Scenario mapping]. Revista Portuguesa de Educação, 35(1), 264-286. http://doi.org/10.21814/rpe.22610
Sin, C., Tavares, O., Aguiar, J., & Amaral, A. (2022). More students and more diverse: New trends in international mobility to Portugal. Tertiary Education and Management. https://doi.org/10.1007/s11233-022-09090-y
2023
Participações com revisão por pares
Bart, D., & Lopo, T. T. (2023, aceite). Le Covid-19 à l’école : comparaison dans des thèses et mémoires en sciences de l’éducation au Portugal et en France [Comunicação em Conferência]. Midterm Conference ESA RN27 – Comparative Education in Southern Europe, Lisboa, Portugal.
Lopo, T. T., Vieira, I., Sargento, P., António, A., Brás, J., & Gonçalves, M. N. (2023, 24 de agosto). Post-pandemic continuities and changes in basic education (ISCED 1) in Portugal [Comunicação em Conferência]. ECER 2023 The Value of Diversity in Education and Educational Research, Glasgow, Reino Unido.
Lopo, T. T. (2023, 20 de abril). L’analyse de documents utilisée comme une méthode autonome dans la recherche en éducation : possibilités et contraintes [Palestra em Jornada de Estudo]. Journée d’étude Enquêtes par documents en sociologie et en sciences sociales du Laboratoire multidisciplinaire Cermes3 (CNRS, Inserm, EHESS & Université Paris Cité), Paris, França.
2022
Lopo, T. T., Vieira, I., & Teodoro, A. (2022, 16 de setembro). A educação para a cidadania global nas revistas científicas portuguesas (2012-2021) [Apresentação em Conferência]. XVI Congresso da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Educação e Cidades: Tempos, Espaços, Atores e Culturas, Lisboa, Portugal.
Tavares, O, & Sin, C. (2022, 4-6 julho), Institutional accreditation across Europe: Do assessment criteria mirror higher education’s missions? Proceedings of the 1. doi: 10.21125/edulearn.2022.2100 https://library.iated.org/view/TAVARES2022INS
Participações por convite2023
Santos, M. F., & Lopo, T. T. (2023, 14 de julho). Projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal: O caminho metodológico da elaboração do estado da arte [Apresentação por convite em Encontro]. 13.º Encontro de Investigadores do CeiED – A universidade na interface de ciências e políticas, Lisboa, Portugal.
Lopo, T. T. (2023, 19 de abril). E depois da pandemia? Recuperação, Permanências e mudanças no ensino básico em Portugal [Apresentação por convite em Ciclo de Debates]. Ciclo de Debates em Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Lusofonia da Lusofonia, Lisboa, Portugal.
Lopo, T. T. (2023, 4 de fevereiro). Disseminação e avaliação das ideias políticas na área da educação: O papel dos novos atores coletivos dedicados ao trabalho científico sobre a educação [Apresentação por convite em Mesa Redonda]. VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Mesa Redonda Investigação em Educação e Políticas Públicas com Licínio Lima (Universidade do Minho), Tiago Neves (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto), Pedro Duarte e Luís Rothes (Instituto Politécnico do Porto), Porto, Portugal.
Lopo, T. T. (2023, 13 de janeiro). E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal [Apresentação por convite em Curso de Mestrado]. Ciclo de Conferências do Mestrado em Estudos de Educação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa (online), Portugal.
2022
Lopo, T. T. (2022, 17 de novembro). A mudança dos sistemas de educação e os discursos PISA [Apresentação por convite em Seminário de Especialização de Mestrado]. Mestrado de Intervenção Social Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco (online), Portugal.
Outputs do projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal
Santos, M. F. (2023). Mapeamento de fontes estatísticas e de informação: Relatório de indicadores. https://doi.org/10.5281/zenodo.8079180
Santos, M. F. (2023). Scientific papers database: General research strategy. https://zenodo.org/record/8120679
Santos, M. F. (2023). Medidas legislativas e administrativas adotadas em Portugal durante a pandemia da doença COVID-19: Listagem. https://zenodo.org/record/8116818