Apresentação
Para Amílcar Cabral (1924-1973), a educação constitui a “primeira arma” para a liberdade e o desenvolvimento do potencial e das capacidades das crianças, jovens e adultos, por forma a concretizarem projetos de vida dignos, justos e emancipadores. A educação constitui um fator incontornável para o processo de desenvolvimento e de transformação social das condições materiais de vida das sociedades africanas, em resultado dos seus impactos nas dimensões económica, política, histórica, cultural, étnico-linguística e identitária.
Nas comunidades académicas e científicas dos países africanos de língua portuguesa, assiste-se a um crescente interesse sobre o pensamento de Amílcar Cabral e da sua influência nos vários domínios das ciências sociais e humanas que se debruçam sobre o estudo das diversas dimensões que influenciam a organização, a estruturação e o funcionamento das sociedades contemporâneas africanas. De igual forma, no contexto global, Amílcar Cabral é um pensador e intelectual reconhecido em instituições académicas de diferentes países e continentes.
Neste momento de aprofundamento do conhecimento sobre o pensamento de Amílcar Cabral, com o projeto O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação: (re)descobrir ideias, conceitos e práticas no campo das políticas educativas pretende-se contribuir para a (re)descoberta do pensamento de Amílcar Cabral no campo de investigação sobre a educação, através de uma abordagem interdisciplinar que contempla as abordagens da História da Educação,da Sociologia da Educação e das Ciências da Educação.
Objetivo
Período
25/05/2023 a 15/11/ 2024
Equipa
Ângela Benoliel Coutinho (Consultora)
Julião Soares Sousa (Consultor)
Financiamento
Projeto piloto. Brevemente mais informação.