Para Amílcar Cabral (1924-1973), a educação constitui a “primeira arma” para a liberdade e o desenvolvimento do potencial e das capacidades das crianças, jovens e adultos, por forma a concretizarem projetos de vida dignos, justos e emancipadores. A educação constitui um fator incontornável para o processo de desenvolvimento e de transformação social das condições materiais de vida das sociedades africanas, em resultado dos seus impactos nas dimensões económica, política, histórica, cultural, étnico-linguística e identitária.
Nas comunidades académicas e científicas dos países africanos de língua portuguesa, assiste-se a um crescente interesse sobre o pensamento de Amílcar Cabral e da sua influência nos vários domínios das ciências sociais e humanas que se debruçam sobre o estudo das diversas dimensões que influenciam a organização, a estruturação e o funcionamento das sociedades contemporâneas africanas. De igual forma, no contexto global, Amílcar Cabral é um pensador e intelectual reconhecido em instituições académicas de diferentes países e continentes.
Neste momento de aprofundamento do conhecimento sobre o pensamento de Amílcar Cabral, com o projeto O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação: (re)descobrir ideias, conceitos e práticas no campo das políticas educativas pretende-se contribuir para a (re)descoberta do pensamento de Amílcar Cabral no campo de investigação sobre a educação, através de uma abordagem interdisciplinar que contempla as abordagens da História da Educação,da Sociologia da Educação e das Ciências da Educação.
Projeto piloto.
Brevemente mais informação.
O projeto E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal (RePeME) visa contribuir para a construção de conhecimento atual e rigoroso sobre as mudanças pós-pandemia introduzidas nas escolas portuguesas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.
ILIND/F+/EI/03/2022 – 28 837.66 EUR
01/09/2022 a 31/07/2024 / Publicação com os resultados finais do projeto em preparação.
Para conhecer mais sobre o projeto clique aqui.
Todos os produtos do projeto são disponibilizados no Repositório digital multidisciplinar de Acesso Aberto Zenodo e no Repositório Harvard Dataverse.
Para aceder à Comunidade RePeME clique aqui.
E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal (RePeME) alcançou o 3.º lugar, e financiamento para o desenvolvimento das suas atividades, no Concurso Excelência na Investigação – Programa FAZER + de Apoio à Ciência e Inovação, tendo o Júri destacado a sua pertinência, carácter interdisciplinar e qualidade científica.
O projeto RePeME visa contribuir para a construção de conhecimento atual e rigoroso sobre as mudanças pós-pandemia introduzidas nas escolas portuguesas do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico e desenvolver-se-á em torno de três grandes eixos:Como fatores de inovação relevantes do projeto, destacam-se a construção de um Barómetro para recolha de dados que permita a monitorização, regular e à escala nacional, das transformações pós-pandemia nas escolas portuguesas do ensino básico, e a sua orientação para a consolidação do trabalho cooperativo e interdisciplinar, respaldada nas competências da equipa de investigação em políticas públicas, análise e intervenção em educação, sociologia da educação, comunicação e tecnologia, e saúde e psicologia.
Um coletivo que será reforçado com a participação de estudantes dos Doutoramentos em Educação e em Ciências da Comunicação e que integra as investigadoras Ana António (ESEL-IPLUSO, CeiED-OP.Edu), Conceição Costa (Universidade Lusófona, CICANT), Inês Vieira (Universidade Lusófona, CeiED-OP.Edu), Maria Neves Gonçalves (ESEL-IPLUSO, CeiED) e Teresa Teixeira Lopo (Investigadora Responsável; CeiED-Op.Edu), bem como os investigadores José Viegas Brás (Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO, CeiED) e Paulo Sargento (ERISA-IPLUSO, CEAD, NICiTeS) e, ainda, os consultores Daniel Bart (Universidade de Lille, CIREL) e Filippo Pirone (Universidade de Paris-Est Créteil, LIPHA).