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Projectos Concluídos

O Pensamento de Amílcar Cabral e a Educação

Apresentação

Para Amílcar Cabral (1924-1973), a educação constitui a “primeira arma” para a liberdade e o desenvolvimento do potencial e das capacidades das crianças, jovens e adultos, por forma a concretizarem projetos de vida dignos, justos e emancipadores. A educação constitui um fator incontornável para o processo de desenvolvimento e de transformação social das condições materiais de vida das sociedades africanas, em resultado dos seus impactos nas dimensões económica, política, histórica, cultural, étnico-linguística e identitária.

Nas comunidades académicas e científicas dos países africanos de língua portuguesa, assiste-se a um crescente interesse sobre o pensamento de Amílcar Cabral e da sua influência nos vários domínios das ciências sociais e humanas que se debruçam sobre o estudo das diversas dimensões que influenciam a organização, a estruturação e o funcionamento das sociedades contemporâneas africanas. De igual forma, no contexto global, Amílcar Cabral é um pensador e intelectual reconhecido em instituições académicas de diferentes países e continentes.

Neste momento de aprofundamento do conhecimento sobre o pensamento de Amílcar Cabral, com o projeto O pensamento de Amílcar Cabral e a Educação: (re)descobrir ideias, conceitos e práticas no campo das políticas educativas pretende-se contribuir para a (re)descoberta do pensamento de Amílcar Cabral no campo de investigação sobre a educação, através de uma abordagem interdisciplinar que contempla as abordagens da História da Educação,da Sociologia da Educação e das Ciências da Educação.

Objetivo

Contribuir para o maior conhecimento sobre a presença do pensamento de Amílcar Cabral, e da sua influência, na investigação que tem sido feita no campo da educação e das teorias de desenvolvimento com base do capital humano, através da (re)descoberta e (re)contextualização de ideias, conceitos e práticas, que podem se refletir nas políticas educativas lusófonas e globais.

Período

25/05/2023 a 31/12/ 2024

Equipa

Financiamento

Projeto piloto.

Brevemente mais informação.

RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal

Apresentação

O projeto E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal (RePeME) visa contribuir para a construção de conhecimento atual e rigoroso sobre as mudanças pós-pandemia introduzidas nas escolas portuguesas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Objetivos

  1. Compreender formas de apreensão de – e estratégias para mitigação das – desigualdades escolares em contexto pós-pandémico, através das suas projeções na reflexão sobre as práticas institucionais e pedagógicas;
  2. Identificar, nas condições atuais de trabalho técnico e pedagógico dos/as professores/as, oportunidades de desenvolvimento profissional/formação contínua e condições necessárias para garantir o seu bem-estar e saúde mental;
  3. Identificar e analisar medidas e ações implementadas de recuperação e/ou consolidação das aprendizagens, acompanhamento dos alunos/as, incluindo medidas e ações de prevenção de risco de desistência e de abandono escolar, e de avaliação dos seus resultados.

Financiamento

ILIND/F+/EI/03/2022 – 28 837.66 EUR

Período

01/09/2022 a 31/07/2024 / Publicação com os resultados finais do projeto em preparação.

Equipa

Para conhecer mais sobre o projeto clique aqui.

Todos os produtos do projeto são disponibilizados no Repositório digital multidisciplinar de Acesso Aberto Zenodo e no Repositório Harvard Dataverse.

Para aceder à Comunidade RePeME clique aqui.

Projeto de investigação RePeME premiado na 3.ª edição do Concurso Excelência na Investigação

E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal (RePeME) alcançou o 3.º lugar, e financiamento para o desenvolvimento das suas atividades, no Concurso Excelência na Investigação – Programa FAZER + de Apoio à Ciência e Inovação, tendo o Júri destacado a sua pertinência, carácter interdisciplinar e qualidade científica.

O projeto RePeME visa contribuir para a construção de conhecimento atual e rigoroso sobre as mudanças pós-pandemia introduzidas nas escolas portuguesas do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico e desenvolver-se-á em torno de três grandes eixos:
  1. compreensão das estratégias de mitigação das desigualdades escolares em contexto pós-pandémico, através das suas projeções na reflexão sobre as práticas institucionais e pedagógicas;
  2. identificação e análise de oportunidades de desenvolvimento profissional dos/as professores/as e das condições necessárias para garantir o seu bem-estar e saúde mental;
  3. identificação e análise das medidas e ações implementadas de recuperação e/ou consolidação das aprendizagens, de acompanhamento dos alunos/as – incluindo medidas e ações de prevenção de risco de desistência e de abandono escolar -, e de avaliação dos seus resultados.

Como fatores de inovação relevantes do projeto, destacam-se a construção de um Barómetro para recolha de dados que permita a monitorização, regular e à escala nacional, das transformações pós-pandemia nas escolas portuguesas do ensino básico, e a sua orientação para a consolidação do trabalho cooperativo e interdisciplinar, respaldada nas competências da equipa de investigação em políticas públicas, análise e intervenção em educação, sociologia da educação, comunicação e tecnologia, e saúde e psicologia.

Um coletivo que será reforçado com a participação de estudantes dos Doutoramentos em Educação e em Ciências da Comunicação e que integra as investigadoras Ana António (ESEL-IPLUSO, CeiED-OP.Edu), Conceição Costa (Universidade Lusófona, CICANT), Inês Vieira (Universidade Lusófona, CeiED-OP.Edu), Maria Neves Gonçalves (ESEL-IPLUSO, CeiED) e Teresa Teixeira Lopo (Investigadora Responsável; CeiED-Op.Edu), bem como os investigadores José Viegas Brás (Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO, CeiED) e Paulo Sargento (ERISA-IPLUSO, CEAD, NICiTeS) e, ainda, os consultores Daniel Bart (Universidade de Lille, CIREL) e Filippo Pirone (Universidade de Paris-Est Créteil, LIPHA).