Realizou-se no dia 23 de setembro de 2022, a I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate aberta a uma audiência presencial e online e que reuniu mais de 200 participantes.
A Conferência permitiu a discussão qualificada e a reflexão em torno de vários temas, contrastando realidades e perspetivas, incluindo o acesso à profissão, os planos de estudo, e a iniciação à prática profissional de educadores/as de infância e professores/as.
A Conferência contou, na sua Sessão de Abertura, com intervenções do Reitor da Universidade Lusófona, Mário Caneva Moutinho, e de Teresa Teixeira Lopo e Ana Maria Seixas (CES), codiretoras do OP.Edu.
Seguiram-se as intervenções, desdobradas em vários Painéis, de António Teodoro, Diretor do CeiED e do Instituto de Educação da Universidade Lusófona, Assunção Flores, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Carlos Ceia, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Dalila Lino, da Escola Superior de Educação do IPL – Politécnico de Lisboa, Ernesto Candeias Martins, da Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Castelo Branco, Joaquim Escola, da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Maria João Cardona, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Maria João Mogarro, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Vítor Duarte Teodoro, do Instituto da Educação da Universidade Lusófona.
No evento participaram, ainda, Sílvia Berény, da OSMOPE – Organização Social do Movimento das Pontes Educativas, Elizabete Eufémia, da Associação Tempos Brilhantes e Conceição Ramos, da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, bem como, as ex-alunas Ana Lima e Leonor Teixeira da Rocha do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e de Viviana Rodrigues do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade Lusófona, que relataram as suas experiências recentes de transição e entrada na profissão docente.
As apresentações contaram com a moderação experiente dos investigadores do CeiED e do OP.Edu Ana Paula Gomes, Arlinda Cabral, Clara Craveiro, Constança Vasconcelos, Inês Vieira, Isabel Sanches, João Filipe Matos, João Gouveia, Maria Neves Gonçalves e Nuno Mantas.
Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, esta conferência foi certificada como Ação de Formação de Curta Duração (ACD), ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente de educadores/as de infância, docentes do ensino básico e secundário, e de educação especial.
A proposta apresentada por António Teodoro no encerramento dos trabalhos – Um novo contrato social para a formação inicial de professores – será disponibilizada brevemente para consulta pública de todos/as os interessados/as.
A I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate, organizada pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, a ESEL – Escola Superior de Educação da Lusofonia do IPLUSO e o IE – Instituto de Educação da Universidade Lusófona, realiza-se no dia 23 de setembro de 2022, no Auditório José Araújo da Universidade Lusófona, em Lisboa.
A participação é livre, mas sujeita à disponibilidade de lugares e com inscrição obrigatória para: https://forms.gle/5LuakAKP7v2ud5yh6 A lotação do Auditório está, neste momento, esgotada. As inscrições recebidas e que ainda não foram confirmadas pela Comissão Organizadora encontram-se em lista de espera e a ser geridas em função das desistências que eventualmente ocorram. Todos os participantes em lista de espera receberão uma informação final sobre o estado da sua inscrição até ao próximo dia 21 de setembro.
Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio) para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. Alertamos que a certificação exige a presença na totalidade das horas previstas da formação (síncronas e/ou assíncronas), bem como a participação/realização na/da totalidade das atividades previstas.
Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/Programa
09:00 | Receção dos/as participantes09:30 | Sessão de abertura
Mário Caneva Moutinho – Reitor da Universidade Lusófona
Teresa Teixeira Lopo – CeiED/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação
Ana Maria Seixas – CES/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação
10:30 | Painel 1: Acesso à profissão de educador/a de infância e de professor/a
Carlos Ceia – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de LisboaMaria João Cardona – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
Vítor Duarte Teodoro – Instituto da Educação da Universidade LusófonaModeração: Inês Vieira (OP.Edu, CeiED) e João Filipe Matos (IE–Universidade Lusófona, CeiED)
11:30 | Pausa-café
12:00 | Painel 2: Planos de estudo da formação inicial de educadores/as de infância e professores/as: Limites e mudanças necessárias
Joaquim Escola – Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Assunção Flores – Instituto de Educação da Universidade do Minho
Moderação: Clara Craveiro (OP.Edu, CeiED, ESEPF) e Constança Vasconcelos (IE–Universidade Lusófona)
13:00 | Pausa-almoço
14:30 | Painel 3: Iniciação à prática profissional / Prática de ensino supervisionada: O papel das instituições, dos/as educadores/as de infância e dos/as professores/as cooperantes de estágio
Sílvia Berény – OSMOPE – Organização Social do Movimento das Pontes Educativas
Elizabete Eufémia – Associação Tempos Brilhantes
Conceição Ramos – Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
Moderação: Ana Paula Gomes ( OP.Edu, CeiED, ESEPF) e Nuno Mantas (Agrupamento de Escolas da Boa Água)
15:30 | Pausa-café
16:00 | Painel 4: O choque com a realidade profissional: Experiências de educadores/as de infância e professores/as recém-formados/as
Ana Lima – ex-aluna de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico
Leonor Teixeira da Rocha – ex-aluna de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico
Viviana Rodrigues – ex-aluna de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Moderação: Isabel Sanches (Escola Superior de Educação do IPLUSO, CeiED) e João Gouveia (OP.Edu, CeiED, ESEPF)
17:00 | Painel 5: Formação inicial de educadores/as de infância e de professores/as: Questões críticas e oportunidades
Dalila Lino – Escola Superior de Educação do IPL – Politécnico de Lisboa
Ernesto Candeias Martins – Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Castelo Branco
Maria João Mogarro – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Moderação: Maria Neves Gonçalves (Escola Superior de Educação do IPLUSO, CeiED) e Arlinda Cabral (IE–Universidade Lusófona, CeiED)
18:00 | Síntese dos trabalhos
Inês Vieira – CeiED/Observatório das Políticas de Educação e Formação
18:15 | Encerramento: Um novo contrato social para a formação inicial de professores/as e de educadores/as de infância
António Teodoro – Instituto de Educação da Universidade Lusófona
Para esclarecimentos e dúvidas contacte: geral@opedu.pt
Coordenação da Comissão Organizadora: Clara Craveiro (OP. Edu, CeiED, ESEPF), Inês Vieira (OP. Edu – Equipa Permanente, CeiED), José Viegas Brás (IE-Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO, CeiED), Maria Neves Gonçalves (ESEL-IPLUSO, CeiED) e Teresa Teixeira Lopo (OP. Edu – Direção, CeiED).
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Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, a I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate, encontra-se certificada, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio) para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial.
Alertamos que a certificação exige a presença na totalidade das horas previstas da formação (síncronas e/ou assíncronas), bem como a participação/realização na/da totalidade das atividades previstas.
O OP.Edu- Observatório das Políticas de Educação e Formação, realizou no passado dia 26 de maio, um seminário de trabalho internacional, em formato híbrido, subordinado ao tema Escolas e Covid-19: cruzar perspetivas de investigação, pensar o futuro, que contou com a presença de investigadores/as dos centros de investigação LIPHA – Laboratoire Interdisciplinaire d’Etude du Politique – Hannah Arendt (Universidade de Paris-Est Créteil) e LACES – Laboratoire Cultures – Éducation – Sociétés (Universidade de Bordéus).
No seminário foram apresentados resultados do projeto L’école au temps du Covid, financiado em França pela Região Nouvelle Aquitaine, por Filippo Pirone, cocoordenador do projeto com Régis Malet (LACES – Universidade de Bordeús) e pela investigadora Keyla Santana (LACES – Universidade de Bordéus).
Este projeto contou com a cooperação de investigadores/as do CeiED e da equipa de investigação do OP.Edu na recolha de dados junto de dirigentes, professores/as e pais/mães, de escolas portuguesas.
Foram ainda apresentados, pela investigadora Ana Benavente, resultados do estudo Impacto da pandemia Covid-19 no sistema de ensino português, realizado em 2020 pelo OP.Edu e coordenado por uma equipa mista do CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, e que integrou, para além da investigadora Ana Benavente, os investigadores Paulo Peixoto e Rui Gomes.
Participaram no Seminário, o diretor do CeiED, António Teodoro, as codiretoras do OP.Edu, Teresa Teixeira Lopo (CeiED) e Ana Maria Seixas (CES), e investigadores/as do OP.Edu e do CeiED ligados/as à formação de educadores/as e professores/as do ensino básico.
O Seminário possibilitou a definição de eixos de investigação que reforcem a cooperação e a dimensão de análise comparada dos projetos nacionais a desenvolver sobre os desafios colocados à Escola na pós-pandemia, e a consolidação da matriz da proposta de investigação que investigadores/as do CeiED e do OP.Edu preparam, atualmente, para submeter a financiamento