Participações com revisão por pares em eventos internacionais
2024
Lopo, T. T., & Bart, D. (2024, 24 de julho). The impact of Covid-19 on the work of emerging researchers in education sciences in Portugal and France. A comparative lexical analysis . XVIII World Congress of Comparative Education Societies. Fostering Inclusive Ecologies of Knowledge: Education for Equitable and Sustainable Futures, Cornell University, Ithaca, New York, Estados Unidos da América.
Lopo, T. T. (2024, 20 de junho). Cortes Gerais Extraordinárias da Nação Portuguesa. The role of a petition in political participation during Vintismo (1820-1823). International Workshop People, Places and Concepts (Trans) Historical Aspects of Deliberative Authority between Antiquity and the 1848 Spring of Nations, Department of Sociology and Social Research, University of Trento, Trento, Itália.
2023
Cabral, A., & Lopo, T. T. (2023, 27 de setembro). O pensamento de Amílcar Cabral e a educação: Dos pressupostos teóricos da construção de democracia(s) à (re)descoberta no(s) campo(s) epistémico(s) contemporâneo(s) [Comunicação em Grupo de Trabalho]. XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e IV Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa (CONAILPcsh), Praia, Cabo-Verde.
Bart, D., & Lopo, T. T. (2023, 21 de setembro). Le Covid-19 à l’école : comparaison dans des thèses et mémoires en sciences de l’éducation au Portugal et en France [Comunicação em Conferência]. Midterm Conference RN27 – Comparative Education in Southern Europe, Lisboa, Portugal.
Lopo, T. T., Vieira, I., Sargento, P., António, A., Brás, J., & Gonçalves, M. N. (2023, 24 de agosto). Post-pandemic continuities and changes in basic education (ISCED 1) in Portugal [Comunicação em Conferência]. ECER 2023 The Value of Diversity in Education and Educational Research, Glasgow, Reino Unido.
Lopo, T. T. (2023, 20 de abril). L’analyse de documents utilisée comme une méthode autonome dans la recherche en éducation : possibilités et contraintes [Palestra em Jornada de Estudo]. Journée d’étude Enquêtes par documents en sociologie et en sciences sociales du Laboratoire multidisciplinaire Cermes3 (CNRS, Inserm, EHESS & Université Paris Cité), Paris, França.
2022Tavares, O, & Sin, C. (2022, 4-6 julho). Institutional accreditation across Europe: Do assessment criteria mirror higher education’s missions? Proceedings of the 1. doi: 10.21125/edulearn.2022.2100
Participações com revisão por pares em eventos nacionais
2023
Santos, M. F., & Lopo, T. T. (2023, 26 de outubro). RePeME – E depois da pandemia? [Comunicação em Conferência]. III Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania, Lisboa, Portugal.
2022
Lopo, T. T., Vieira, I., & Teodoro, A. (2022, 16 de setembro). A educação para a cidadania global nas revistas científicas portuguesas (2012-2021) [Apresentação em Conferência]. XVI Congresso da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Educação e Cidades: Tempos, Espaços, Atores e Culturas, Lisboa, Portugal.
Participações por convite
2024
Lopo, T. T. (2024, 19 de dezembro). Recherche quantitative ou recherche qualitative ? Une fausse dichotomie ? Semaine de la Chaire recherche-action 202, Institut Pascal, Orsay, França.
Lopo, T. T. (2024, 24 de julho). Rupture, popular power and emancipation? The involvement of university students in the literacy movements (1974-1976) [Apresentação por convite em Painel Presidencial ] The Portuguese Carnation Revolution of 25 April 1974 – The power of transgression, com N’Dri T. Assié-Lumumba (Chair, Cornell University), António Teodoro (Universidade Lusófona), Pedro Lauret (Associação 25 de Abril), Carla Galego (Universidade Lusófona) e José Cossa (Pennsylvania State University), Cornell University, Ithaca, New York, Estados Unidos.
Lopo, T. T. (2024, 16 de janeiro). E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal. Encontro Criar Ciência e Fazer Inovação made in Lusófona, Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, Portugal.
Lopo, T. T. (2024, 11 de janeiro). Os números do PISA 2022 e as mudanças pós-pandemia no ensino básico: primeiros resultados de um inquérito nacional a professores e dirigentes escolares. Seminário PISA 2022. Discursos, verdade dos números e mudanças pós-pandemia na educação (online), Portugal.
2023
Lopo, T.T. (2023, 26 de outubro). Desigualdades sociais e desigualdades educativas antes e depois da pandemia de Covid-19 [Apresentação por convite em Mesa Redonda]. Mesa Redonda Cidadania e Desenvolvimento, III Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania, Lisboa, Portugal.
Santos, M. F., & Lopo, T. T. (2023, 14 de julho). Projeto RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal: O caminho metodológico da elaboração do estado da arte [Apresentação por convite em Encontro]. 13.º Encontro de Investigadores do CeiED – A universidade na interface de ciências e políticas, Lisboa, Portugal.
Lopo, T. T. (2023, 19 de abril). E depois da pandemia? Recuperação, Permanências e mudanças no ensino básico em Portugal [Apresentação por convite em Ciclo de Debates]. Ciclo de Debates em Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Lusofonia da Lusofonia, Lisboa, Portugal.
Lopo, T. T. (2023, 4 de fevereiro). Disseminação e avaliação das ideias políticas na área da educação: O papel dos novos atores coletivos dedicados ao trabalho científico sobre a educação [Apresentação por convite em Mesa Redonda]. VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Mesa Redonda Investigação em Educação e Políticas Públicas com Licínio Lima (Universidade do Minho), Tiago Neves (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto), Pedro Duarte e Luís Rothes (Instituto Politécnico do Porto), Porto, Portugal.
Lopo, T. T. (2023, 13 de janeiro). E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal [Apresentação por convite em Curso de Mestrado]. Ciclo de Conferências do Mestrado em Estudos de Educação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa (online), Portugal.
2022
Lopo, T. T. (2022, 17 de novembro). A mudança dos sistemas de educação e os discursos PISA [Apresentação por convite em Seminário de Especialização de Mestrado]. Mestrado de Intervenção Social Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco (online), Portugal.