As alunas do segundo ano do curso de Educação Básica, da ESEL, apresentaram trabalhos de investigação, na temática da Ecologia. Os grupos de trabalho contextualizaram teoricamente diferentes problemas de investigação: o desperdício alimentar, as compras em segunda mão, o uso de transportes públicos, a diminuição da utilização de papel na sala de aula, a reciclagem em meio doméstico e a sensibilização para a separação de lixo no IPLUSO.
Usaram a metodologia quantitativa para a recolha, tratamento e análise de dados. Para tal, mobilizaram conhecimentos adquiridos na U.C. Organização e Tratamento de Dados.
Esta atividade constituiu um incentivo ao trabalho colaborativo, à interdisciplinaridade e à iniciação à investigação científica. Contribuiu ainda para o enriquecimento da formação das alunas, futuras educadoras ou professoras.
Não esquecendo que nas Aprendizagens Essenciais para a Matemática, do 1º Ciclo do Ensino Básico ao Secundário, emerge a importância da Organização e Tratamento de Dados.
Ana Sofia António . Professora da ESEL, IPLUSO . Investigadora Integrada do CeiED.