O seminário tem como tema a Educação pública Superior no Brasil, abordando em especial dois aspetos: a expansão e a evasão. Acerca do primeiro aspeto, pretende-se fazer uma análise regionalizada da expansão e interiorização das instituições Federais de Ensino Superior no território tendo por referência o volume de matrículas e o perfil dos graduados. Ao publicar um exame detalhado do perfil regional dos estudantes de graduação presencial, espera-se demonstrar a significativa contribuição que esta política pública de ensino superior exerceu para o processo de inclusão social, pesquisa e formação profissional no Brasil. Abordar-se-á também a evasão, problematizando o uso vigente das definições e mensuradores para avaliar as instituições. Tais usos têm sido frequentemente alinhados a uma perspetiva quantitativista, fiscalista e de marcada colonialidade. Pretende-se trazer ao centro balizas da ordem do direito à educação e das finalidades da educação superior.
Este seminário integra-se nas atividades do Op.Edu | Observatório de Políticas de Educação e Formação, em parceria com o CC.EDU | Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação.