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Entrevista à Práxis Educativa | Reflexões de Almerindo Janela Afonso, investigador, professor universitário e membro do Conselho Consultivo do Op.Edu

O investigador, professor universitário e membro do Conselho Consultivo do Op.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação Almerindo Janela Afonso, deu recentemente uma entrevista à revista Práxis Educativa, conduzida pelas investigadoras Cristina Zukowsky Tavares e Mary Ângela Teixeira Brandalise, na qual partilha algumas das suas reflexões em torno da avaliação em educação.

“Muito embora devamos ter em conta as especificidades das realidades nacionais, sabemos que, pelo menos desde os anos 1980, as agendas neoliberais e neoconservadoras têm revelado algumas invariantes, que se mantêm e acentuam até hoje. No que diz respeito, sobretudo, à escola pública, trata-se de políticas de educação e de avaliação cujas orientações contêm, pelo menos implicitamente, uma grande desconfiança no trabalho docente, contribuindo para cercear ainda mais a sua já escassa autonomia relativa e a sua capacidade de decisão, impondo e diversificando avaliações externas estandardizadas, e, também, a vigilância panóptica sobre a gestão, o currículo oficial e as práticas pedagógicas. Tudo isso maximizado pela crescente plataformização do quotidiano escolar, com implicações várias nas interações profissionais e educacionais (…). Em relação à avaliação, mas não só, são políticas que têm maximizado os efeitos negativos da competição e comparação no mercado educacional, e a discriminação meritocrática e neodarwinista baseada na mera igualdade formal de oportunidades, tendendo a preservar interesses classistas, pouco ou nada compatíveis com os objetivos de uma escola democrática como bem comum.”

O excerto que partilhamos foi retirado dessa entrevista, que pode ser lida na íntegra aqui.

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