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Formação Acreditada

Colóquio Inovação Pedagógica: Abordagens, Práticas e Desafios | 26 de março de 2025 – ONLINE – 15H30

Realiza-se no próximo dia 26 de março de 2025 (quarta-feira), das 15h30 às 18h30, com transmissão online, o primeiro Colóquio do Ciclo temático Diversidade, Equidade, Inclusão, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a ESEL-IPLUSO – Escola Superior de Educação do IPLUSO, dedicado ao tema Inovação Pedagógica: Abordagens, Práticas e Desafios.

A inovação pedagógica é um processo situado, multidimensional e intencional de elaboração, desenvolvimento e avaliação de mudanças nas práticas educativas. Neste Seminário serão apresentadas diferentes experiências e abordagens pedagógicas. Serão, ainda, analisados criticamente os diferentes desafios para que remete a relação da inovação pedagógica com uma visão transformadora da educação e da Escola, capaz de contribuir, simultaneamente, para a criação de aprendizagens relevantes, a inclusão e a reflexão e desenvolvimento profissional dos/as professores/as.

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado como Ação de Curta Duração (ACD) ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial.

Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se obrigatoriamente neste link: https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/

PROGRAMA

15h30Abertura | Ana Maria Seixas (OP.Edu-CES, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra) e Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED, Universidade Lusófona).

15h45Inovação pedagógica nas escolas: um referencial | Flávia Vieira, Instituto de Educação da Universidade do Minho, Presidente da 2.ª Comissão Especializada Permanente “Inovação Pedagógica nas Escolas” do Conselho Nacional de Educação.

16h15Alguns questionamentos sobre a inovação na Escola | Daniel Bart, Universidade de Toulouse 2 Jean Jaurès, onde desenvolve investigação dedicada à análise crítica de práticas e modelos de avaliação escolar.

16h45Um Instituto “à margem” para um ensino inclusivo das ciências | Gérald Peyroche, Diretor do Instituto Villebon – Georges Charpak, que desenvolve uma missão de interesse geral dedicada aos desafios da inclusão e da transformação pedagógica ao nível do ensino/aprendizagem das ciências e das tecnologias.

17h15Projeto ATHENE: contributos da ciência cidadã para a inovação pedagógica | Rita Campos e Cláudia Pato de Carvalho, Investigadoras do CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Coordenam o projeto ATHENE – Ciência Cidadã como metodologia para o desenvolvimento das competências em crianças e jovens, em que alunos/as, professores/as e investigadores/as trabalham os conteúdos curriculares de forma colaborativa, tendo por base os princípios da ciência social cidadã.

17h45A inovação pedagógica e a ideia da Unesco de “um novo contrato social da educação” | Luís Manuel Bernardo, Coordenador da Secção Autónoma de Educação e Formação Geral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

18h15Comentários finais e encerramento dos trabalhos | Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED, Universidade Lusófona) e Ana Maria Seixas (OP.Edu-CES, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra).

O evento será realizado e transmitido online. A participação é livre. Meeting ID 990 7083 1954 Link de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99070831954

Para esclarecimentos e dúvidas contacte: geral@opedu.pt

Organização

Organização

Em colaboração

ESEL-IPLUSO

Parceiro

Centro de Formação António Sérgio

II Conferência Nacional: Formação Inicial de Educadores/as e Professores/as | 17 de outubro de 2024 | Programa

A II Conferência Nacional Formação Inicial de Professores/as e Educadores/as: Realidade e Perspetivas em Debate, organizada pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, a ESEL – Escola Superior de Educação da Lusofonia do IPLUSO e o IE – Instituto de Educação da Universidade Lusófona, realiza-se no próximo dia 17 de outubro de 2024.

O evento será realizado no Auditório José Araújo, situado no Edifício da Biblioteca da Universidade Lusófona (Campo Grande, 376, em Lisboa), com transmissão online, via Zoom, através do seguinte link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94240604717

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial.

II Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate (Módulo 1)

II Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate (Módulo 2)

Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se obrigatoriamente neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/ e inscreverem-se nos módulos que pretendem realizar.

PROGRAMA

09:30 | Receção dos/as participantes

MÓDULO I

10:00 | SESSÃO DE ABERTURA
  • Ana Maria Seixas – CES/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação
  • Teresa Teixeira Lopo – CeiED/OP.Edu – Observatório de Políticas de Educação e Formação
10:30 | PAINEL 1: ACESSO À PROFISSÃO DE EDUCADOR/A DE INFÂNCIA E DE PROFESSOR/A
  • Luís Manuel Bernardo – Secção Autónoma de Educação e Formação Geral, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
  • Cristina Mesquita – CITED, Instituto Politécnico de Bragança
  • José Manuel Silva – Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP)
  • Moderação: Clara Craveiro (OP. Edu, CeiED, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti)
11:30 | Pausa-café 12:00 | PAINEL 2: PLANOS DE ESTUDO DA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES/AS DE INFÂNCIA E PROFESSORES/AS: LIMITES E MUDANÇAS NECESSÁRIAS
  • João Filipe Matos – Instituto de Educação, Universidade Lusófona
  • Luís Mestre – Associação Movimento da Escola Moderna (MEM)
  • Luís Ribeiro – Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI)
  • Moderação: José Viegas Brás (Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO, CeiED)
13:00 | Pausa-almoço

MÓDULO II

14:30 | PAINEL 3: O CHOQUE COM A REALIDADE PROFISSIONAL: EXPERIÊNCIAS DE EDUCADORES/AS DE INFÂNCIA E PROFESSORES/AS RECÉM-FORMADOS/AS
  • Rita Fidalgo – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
  • Sara Costa – Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Instituto de Educação, Universidade Lusófona
  • Moderação: Maria Neves Gonçalves (ESEL-IPLUSO, CeiED)
15:30 | Pausa-café 16:00 | PAINEL 4: FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES/AS DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES/AS: QUESTÕES CRÍTICAS E OPORTUNIDADES
  • Joaquim Melro – Centro de Formação de Escolas António Sérgio
  • Marta Araújo – Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
  • Moderação: Inês Vieira (CeiED/OP. Edu – Equipa Permanente)
17:00 | INTERVENÇÃO FINAL
  • António Teodoro – Instituto de Educação, Universidade Lusófona
17:30 | Encerramento

Para esclarecimentos e dúvidas contacte: geral@opedu.pt

Coordenação da Comissão Organizadora: Ana Maria Seixas (CES/OP.Edu – Direção), Clara Craveiro (OP. Edu, CeiED, ESEPF), Inês Vieira (CeiED/OP. Edu – Equipa Permanente), José Viegas Brás (IE-Universidade Lusófona, ESEL-IPLUSO, CeiED), Maria Neves Gonçalves (ESEL-IPLUSO, CeiED) e Teresa Teixeira Lopo (CeiED/OP. Edu – Direção).

Parceiro

Seminário avaliação e didática. Situação e perspetivas | 7 de março de 2024

Realiza-se, no próximo dia 7 de março de 2024 (quinta-feira), o Seminário Avaliação e didática. Situação e perspetivas. O evento é organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a Secção Autónoma de Educação e Formação Geral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, contando com a parceria do Centro de Formação de Escolas António Sérgio.

Tomando como ponto de partida a recente publicação pela Peter Lang do livro Évaluation et didactique : un dialogue critique, de Daniel Bart, este Seminário visa abrir um espaço de análise e debate sobre questões relacionadas com o estatuto epistemológico de uma disciplina de avaliação, e sobre o seu caráter mais científico, mais prático ou mais político, e as suas relações com a didática.

Serão apresentadas experiências – tanto em França como em Portugal – de cruzamento interdisciplinar e analisados os desafios didáticos da avaliação de competências. Por outro lado, considerando que a didática e a avaliação dos conhecimentos dos/as alunos/as nem sempre são consideradas de forma harmoniosa, com implicações diretas nas relações entre ambas, serão problematizadas algumas destas relações, nomeadamente, perspetivas que são socialmente partilhadas, a forma como os/as professores/as se apropriam da relação entre ambas e diferentes visões que a avaliação pode assumir face à didática.

PROGRAMA

PAINEL 1 – 15h00 – 17h15

Avaliação e didática: um diálogo crítico

  • Luís Manuel A. V. Bernardo | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Secção Autónoma de Educação e Formação Geral
  • Daniel Bart | Universidade de Lille, CIREL – Centre interuniversitaire de recherche en éducation de Lille
  • Teresa Teixeira Lopo | Universidade Lusófona, OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação

Portugal e França: diálogos, cruzamentos e experiências interdisciplinares de ensino e de aprendizagem

  • Christina Dechamps | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
  • Catherine Mendonça Dias | Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, Departamento de Didática do Francês como Língua Estrangeira
  • Luca Agostino | Ministério francês da Educação Nacional e da Juventude, Inspetor Pedagógico para a área da Matemática
  • Pascal Sanchez | Embaixada de França em Portugal, Adido para a Cooperação Linguística e Educativa

PAINEL 2 – 17h30 – 19h00

Desafios didáticos da avaliação de conhecimentos e competências

  • António Domingos | Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
  • Helena Rocha | Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
  • Alexandra Rodrigues | Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Moderação: Maria Neves Gonçalves | Escola Superior de Educação do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia, CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Revista Lusófona de Educação

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio (CFEAS), este evento encontra-se certificado como ACD ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. O evento é gratuito para os docentes, mas de inscrição obrigatória neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/. Caso nunca tenha realizado formação com o CFEAS, comece por fazer um novo registo.

Link para acesso online ao Seminário: aqui Meeting ID: 954 3647 9698 Password: 640040

Para esclarecimentos e dúvidas sobre o Seminário e acesso à plataforma Zoom contacte: geral@opedu.pt

Organização

Parceiro

PISA 2022. Discursos, verdade dos números e mudanças pós-pandemia na educação | 11 de janeiro de 2024 | Online

Realiza-se, no próximo dia 11 de janeiro de 2024 (quinta-feira), em modalidade online, o Seminário PISA 2022. Discursos, verdade dos números e mudanças pós-pandemia na educação, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração com a Secção Autónoma de Educação e Formação Geral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

PROGRAMA

Um mês depois da divulgação pela OCDE- Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico dos resultados da última edição do PISA – Programme for International Student Assessment, o Seminário visa abrir um espaço de partilha e debate informado sobre a regulação das políticas educativas por meio dos designados International Large-Scale Assessments (ILSAs), de que o PISA é o mais icónico representante.

Principais temas de discussão: os números do PISA 2022 e as mudanças pós-pandemia na educação; a relação entre a participação de Portugal no PISA e a melhoria dos seus níveis de equidade; os discursos do PISA e as limitações conceptuais e metodológicas que o Programa tem colocado à investigação em educação.

PAINEL 1 – 15h00-16h45

Helena Hinke Dobrochinski Cândido – Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Helsínquia, Helsinki Inequality Initiative | As implicações políticas do PISA sob o ângulo da educação comparada

Gil Nata e Tiago Neves – CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto | Equidade e a sua relação com o PISA

Daniel Bart – Universidade de Lille, CIREL – Centre Interuniversitaire de Recherche en Education de Lille | Le discours du PISA : quelques limites pour la recherche en éducation/O discurso do PISA: alguns limites para a investigação em educação

PAINEL 2 – 17h00-19h00

Teresa Teixeira Lopo – Universidade Lusófona, OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação | Os números do PISA 2022 e as mudanças pós-pandemia no ensino básico: primeiros resultados de um inquérito nacional a professores e dirigentes escolares

António Teodoro – Universidade Lusófona, CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento | As fontes teóricas da abordagem da OCDE. Limitações e importância de uma alternativa humanista

Luís Manuel A. V. Bernardo – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Secção Autónoma de Educação e Formação Geral | Prescrever para quantificar: o PISA e as oito competências para o século XXI

Moderação: Raquel Pereira Henriques – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Secção Autónoma de Educação e Formação Geral

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se obrigatoriamente neste link https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/

Link para acesso online ao Seminário aqui Meeting ID: 919 1544 6157 Password: 770227

Para esclarecimentos e dúvidas contacte: geral@opedu.pt

Organização

Parceiro

INSCRIÇÕES ENCERRADAS | Ciclo de Colóquios 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro | A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade | 23 de janeiro – ONLINE – 18H00

Realiza-se no próximo dia 23 de janeiro, às 18H00 (hora de Portugal), o terceiro Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos: Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema A Escola como espaço multifacetado: reconhecer e incluir a diversidade.

A inclusão é um princípio abrangente e complexo e, como tal, deve ser objeto de reflexão e norteador das políticas e das práticas educativas. Assumindo este pressuposto, o OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação convida as investigadoras Alice Ribeiro (responsável pelo Núcleo de Apoio à Inclusão, Universidade do Porto, Portugal), Cássia Sofiato (Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil), e o investigador Joaquim Melro (Diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio e investigador da Universidade de Lisboa, Portugal), que refletirão e discutirão neste Colóquio online aberto ao público, a complexidade epistemológica, educativa e cultural que tem configurado os princípios e as práticas da educação inclusiva.

O Colóquio contará, ainda, com a participação da investigadora Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED) na Abertura e da investigadora Isabel Sanches (CeiED e ESEL-IPLUSO), que terá a cargo a Moderação do debate.

O evento, organizado pelo OP.Edu com a colaboração da Escola Superior de Educação do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia, será realizado e transmitido online. Link de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98469945254

Em parceria com o Centro de Formação de escolas António Sérgio, o Colóquio encontra-se certificado para os participantes de Portugal como Ação de Formação de Curta Duração (ACD, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio), para efeitos de progressão da carreira docente de educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e docentes de educação especial.

Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se obrigatoriamente neste link: https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/ Inscrições encerradas