• Português
  • English

Ciclo Diversidade, Equidade, Inclusão

Colóquio Inovação Pedagógica: Abordagens, Práticas e Desafios | 26 de março de 2025 – ONLINE – 15H30

Realiza-se no próximo dia 26 de março de 2025 (quarta-feira), das 15h30 às 18h30,  com transmissão online, o primeiro Colóquio do Ciclo temático Diversidade, Equidade, Inclusão, organizado pelo OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação em colaboração  com a ESEL-IPLUSO – Escola Superior de Educação do IPLUSO,  dedicado ao tema  Inovação Pedagógica: Abordagens, Práticas e Desafios.

A inovação pedagógica é um processo situado, multidimensional e intencional de elaboração, desenvolvimento e avaliação de mudanças nas práticas educativas. Neste Seminário serão apresentadas diferentes experiências e abordagens pedagógicas. Serão, ainda, analisados criticamente os diferentes desafios para que remete a relação da inovação pedagógica com uma visão transformadora da educação e da Escola, capaz de contribuir, simultaneamente, para a criação de aprendizagens relevantes, a inclusão e a reflexão e desenvolvimento profissional dos/as professores/as.

Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado como Ação de Curta Duração (ACD) ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial.

Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se obrigatoriamente neste link: https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/

PROGRAMA

15h30Abertura | Ana Maria Seixas (OP.Edu-CES, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra) e Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED, Universidade Lusófona).

15h45Inovação pedagógica nas escolas: um referencial | Flávia Vieira, Instituto de Educação da Universidade do Minho, Presidente da 2.ª Comissão Especializada Permanente “Inovação Pedagógica nas Escolas” do Conselho Nacional de Educação.

16h15Alguns questionamentos sobre a inovação na Escola | Daniel Bart,  Universidade de Toulouse 2 Jean Jaurès, onde desenvolve investigação dedicada à análise crítica de práticas e modelos de avaliação escolar.

16h45 Um Instituto “à margem” para um ensino inclusivo das ciências | Gérald Peyroche, Diretor do Instituto Villebon – Georges Charpak, que desenvolve uma missão de interesse geral dedicada aos desafios da inclusão e da transformação pedagógica ao nível do ensino/aprendizagem das ciências e das tecnologias.

17h15 Projeto ATHENE: contributos da ciência cidadã para a inovação pedagógica | Rita Campos e Cláudia Pato de Carvalho,  Investigadoras do CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Coordenam o projeto ATHENE – Ciência Cidadã como metodologia para o desenvolvimento das competências em crianças e jovens, em que alunos/as, professores/as e investigadores/as trabalham os conteúdos curriculares de forma colaborativa, tendo por base os princípios da ciência social cidadã.

17h45A inovação pedagógica e a ideia da Unesco de “um novo contrato social da educação” | Luís Manuel Bernardo, Coordenador da Secção Autónoma de Educação e Formação Geral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

18h15Comentários finais e encerramento dos trabalhos | Teresa Teixeira Lopo (OP.Edu-CeiED, Universidade Lusófona)  e Ana Maria Seixas (OP.Edu-CES, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra).

 

O evento será realizado e transmitido online. A participação é livre. Meeting ID 990 7083 1954 Link de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99070831954

Para esclarecimentos e dúvidas contacte: geral@opedu.pt      

Organização:

Em colaboração com:

 Parceiro:

     
  • Início
  • Ciclo Diversidade, Equidade, Inclusão